Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
O famoso rabino Akiba afirmou: “Porque, em todo o mundo, não há nada que se iguale ao dia em que o Cântico dos Cânticos foi dado a Israel, porque todos os escritos [das Escrituras] são santos, mas o Cântico dos Cânticos é o Santo dos Santos!”
A mais sublime das 1.005 composições de Salomão (Ct 1:1; 1 Reis 4:32), o Cântico dos Cânticos (também chamado de “Cantares de Salomão”) foi provavelmente escrito durante a primeira metade do reinado de Salomão, enquanto o rei ainda era fiel a Deus.
A canção retrata a relação íntima de amor entre Salomão e “a Sulamita” (“Sra. Salomão”, provavelmente a filha de Faraó, que se tornou uma crente no Senhor; Ct 6:13; 1 Reis 3:1, 7:8). Os diálogos seguem a linha básica de acontecimentos: (1) namoro (Ct 1:2 a 3:5), (2) cortejo da noiva e do casamento (3:6 a 5:1) e (3) a vida de amor depois do casamento (5:2 a 8:14).
Muitos intérpretes ao longo da história, envergonhados pela linguagem íntima e direta em Cantares, rejeitaram o seu significado literal e consideraram o livro apenas como uma descrição simbólica da relação de amor espiritual entre Deus e o Seu povo. Enquanto há certamente lições espirituais a serem aprendidas, não há nenhum indício no Cântico de Salomão que o sentido literal do livro deva ser espiritualizado.
Em vez disso, parece claro que Deus inspirou um livro inteiro da Bíblia que celebra a beleza e a alegria de um relacionamento amoroso saudável entre um homem e uma mulher exatamente como aconteceu na Criação! A Sublime Canção constitui um retorno ao Éden, um comentário inspirado sobre Gênesis 1-3, um verdadeiro guia de namoro e casamento.
No capítulo 1 a mulher exalta as virtudes de seu amado na presença de suas acompanhantes (“as filhas de Jerusalém”), e Salomão responde aclamando a beleza da Sulamita. Que possamos expressar com mais freqüência para os nossos entes queridos o quanto nós os amamos!
Richard M. Davidson
Professor de interpretação do Antigo Testamento
Seminário de Teologia da Universidade de Andrews, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/son/1, https://www.revivalandreformation.org/?id=918 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/son/1/
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/02/17
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Cantares 1 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
1 Cântico dos cânticos. A expressão indica que esta canção é de excelência peculiar. Os judeus consideravam os Cânticos de Salomão como os melhores dentre todos os cânticos bíblicos. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p.1259.
2 Beija-me. Quem fala, evidentemente, é a donzela sulamita. CBASD, vol. 3, p.1259.
Vinho. Do heb. yayin, o suco da uva (ver Gn 9:21; 1Sm 1:14; IOs 5:11; etc.). CBASD, vol. 3, p.1259.
3. Como unguento derramado é o teu nome. Para a noiva de Salomão, o nome de seu amado significava mais do que qualquer perfume. CBASD, vol. 3, p.1259.
As donzelas te amam. Ela diz apenas que Salomão é o tipo de homem que uma moça como ela amaria. CBASD, vol. 3, p.1259.
5 Quedar. Tribos nômades de Ismael (Gn 25:13) que habitavam nos desertos da Arábia (ver Is 21:16; 42:11). É comum aos beduínos viver em tendas feitas com pelo negro de cabra. CBASD, vol. 3, p.1259.
6 Os filhos de minha mãe. Parece que os irmãos mais velhos da noiva haviam encarregado a irmã menor de cuidar das vinhas, o que a deixo com a pele bronzeada pelo sol. CBASD, vol. 3, p.1259.
A vinha, porém, que me pertence. Isto é, sua beleza pessoal (ver Ct 8:12). Os irmãos dela não lhe concederam tempo livre ou oportunidade para cuidar da aparência. CBASD, vol. 3, p.1259.
7 Repousar pelo meio-dia. Nas regiões quentes, durante o calor escaldante do sol do meio-dia, os pastores procuravam um lugar à sombra para que eles e também o rebanho ficassem abrigados. CBASD, vol. 3, p.1260.
9 As éguas. Salomão compara sua noiva e seus atavios com uma égua real adornada na corte do faraó. A comparação parece rude à mente ocidental, mas é completamente adequada para o pensamento oriental. CBASD, vol. 3, p.1260.
12 Nardo. Um perfume envolvente importado da Índia. …o perfume aromático cresce nas pastagens mais altas do Himalaia, numa altura de 3.353 a 5.182 metros. CBASD, vol. 3, p.1260.
13 Saquitel de mirra. A mirra era extraída de uma resina aromática… Há informações de que as mulheres hebreias, em algumas ocasiões, levavam sob o vestido, saquinhos de mirra presos ao pescoço. CBASD, vol. 3, p.1260.
14 Racimo [ARA; NVI: “ramalhete”] de flores de hena. Esta planta crescia ao sul da Palestina e produzia flores perfumadas, brancas e amarelas. Algumas vezes, as folhas e os galhos eram moídos, e as mulheres preparavam um corante laranja-avermelhado para tingir suas mãos e pés. CBASD, vol. 3, p.1260.
En-Gedi. Literalmente, “fonte do cabrito”. Ficava a leste do Mar Morto, a meio caminho da foz do Jordão [ao norte] e da extremidade sul do lado.
Filed under: Sem categoria
CÂNTICO DOS CÂNTICOS 1 – “Muitos se surpreendem ao descobrir que o ponto de vista bíblico sobre sexo é extremamente positivo. Deus inventou o sexo, foi Ele que nos deu uma maneira maravilhosa de demonstrar amor a outra pessoa. Existe um livro inteiro do Antigo Testamento dedicado a exaltar a beleza do sexo e a mostrar o quanto Deus se agradou ao ver que o que Ele tinha feito era bom e agradável” – observa Amy Orr-Erwing.
No pensamento bíblico quando se quer dar um destaque sobre algo, se repete as palavras. Por exemplo (Salmo 136:2; Hebreus 9:3; Apocalipse 19:16),
• Santo dos santos = Santíssimo.
• Rei dos reis = acima de todos os reis e reinos.
• Senhor dos senhores = Senhor de todos os senhores.
• Deus dos deuses = O maior e mais importante dos deuses.
Assim, “Cântico dos cânticos” que compõe o Livro dos livros (a Bíblia) é o mais nobre, o mais importante, o melhor e o mais sublime de todos os cânticos. É com esse superlativo que reza a frase de abertura: “Cântico dos cânticos de Salomão”.
Segundo Tremper Longman o livro possui 23 poemas, só no primeiro capítulo encontramos os seis primeiros:
• Poema um: A busca da esposa (vs. 1-2);
• Poema dois: Morena, porém bonita (vs. 5-6);
• Poema três: Convite para um encontro amoroso (vs. 7-8);
• Poema quatro: Uma égua bonita (vs. 9-11);
• Poema cinco: Fragrâncias íntimas (vs. 12-14);
• Poema seis: Amor ao ar livre (vs. 15-17).
Deus é amor, Ele compartilha Seu amor com os seres humanos. O amor é um atributo divino comunicável. Consequentemente, o amor é lindo, e merece uma canção – a mais nobre das canções!
Neste maravilhoso livro bíblico, “Salomão narra 1) seus dias de namoro; 2) os primeiros dias de seu primeiro casamento, seguido pelo 3) amadurecimento de seu casamento real ao longo dos dias bons e maus da vida”. Além disso, John MacArthur destaca que, “o livro foi dado por Deus com a finalidade de demonstrar Sua intenção para o romance e o amor do casamento, a mais preciosa das relações humanas e ‘graça de vida’ (I Pe 3.7)”.
• O amor verdadeiro existe. Ele não acaba no casamento, ele se intensifica no casamento.
• O amor verdadeiro é real, busque-o na fonte certa, da forma correta!
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho” (v. 2).
