Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
A mensagem deste capítulo é que utilizemos plenamente os dons e bênçãos que o Senhor nos deu – desenvolvê-los o mais que possamos, empregá-los no serviço, compartilhando e distribuindo.
É um erro comum entre os homens pensar que tudo sairá conforme planejamos e desejamos. Deus nos chama a atenção, dizendo: “Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas” (v. 5 NVI). Deus nos convida a nos humilharmos diante da majestade da Sua obra. Não devemos concentrar a nossa atenção sobre a adversidade e os obstáculos aparentes, enquanto temos a oportunidade de levar a cabo a Sua missão. Precisamos ver esses problemas como oportunidades para desenvolver a nossa fé (v. 1, 2, 4, 10).
Devemos saber que as mãos de Deus governam tudo. Assim, devemos andar pela fé, sem questionar a sabedoria ou a bondade de Deus. Em Suas mãos encontramos segurança.
Pr. Luis Martínez
Secretário Executivo da União Paraguaia da IASD
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/Ecc/11, https://www.revivalandreformation.org/?id=916 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/Ecc/11/
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/02/15
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Eclesiastes 11 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
ECLESIASTES 11 – A vaidade é glória pessoal chamada vanglória. Dependendo do estilo de vida e da decisão que permeia a essência da existência, viver será uma sequência de desapontamentos e frustrações.
• Por mais que se faça ou se adquire, sem Deus fazendo parte de tudo o que fazemos tudo será em vão – nada dará real e absoluto sentido à vida.
O humanismo é uma corrente filosófica que envolveu muita gente, o qual gerou o racionalismo impregnando os lugares mais longínquos de nossa sociedade; o secularismo resultou da junção do humanismo e o racionalismo; e, por fim, materialismo e hedonismo afloraram de todas as outras correntes filosóficas.
• Nesse emaranhado de filosofias mutantes, fica provado que fora da filosofia divina não há vida, nem prazer, alegria e felicidade permanentes. TUDO É VAIDADE!
Estamos quase no fim do livro que é uma reflexão filosófica inspirada por Deus, escrito pelo sábio rei Salomão; o qual nos envolve numa meditação bem elaborada sobre a vida e a sua vaidade.
Em Eclesiastes 11, a filosofia divina…
• …revela-se prática, exige ação: Seja generoso, não mesquinho; seja bênção, não maldição da vida alheia. Você colhe em abundância o que planta na vida do próximo (vs. 1-2);
• …torna-nos aprendizes da natureza: Ventos vêm e vão, chuvas vem e passam, tempestades derrubam árvores e se despedem. Assim, devemos “tocar” nossa vida adiante enfrentando os desafios pela frente (vs. 3-4);
• …motiva-nos apesar das situações inexplicáveis: Os mistérios da vida não devem estagnar-nos, relaxar-nos, mas desafiar-nos a viver avançando (vs. 5-6);
• …incentiva-nos a viver o máximo focando em Deus: Desconsiderar Deus em nossas atividades é a decisão mais idiota a tomar (vs. 7-10).
Quanto mais cedo na vida entender que sem Deus tudo é ilusão, melhor será! Desde jovem, viva com responsabilidade diante dEle! Não tem coisa melhor na vida!
Essa é a filosofia de Eclesiastes! “Para acentuar sua ideia, o pregador mostra que a vida sem Deus, por mais desejável que pareça, acaba sendo insatisfatória e frustrante. Ele revela que a sabedoria, bens materiais, prazer sensual, festas extravagantes, poder e prestígio não satisfazem. O melhor conceito no qual a filosofia secular consegue chegar é: a vida é curta, cheia de incertezas, sem significado e despida de qualquer paz de espírito real” (Walter A. Elwell).
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Doce é a luz, e agradável aos olhos, ver o sol” (v. 7).