Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 11 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
11 de maio de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Doce é a luz, e agradável aos olhos, ver o sol” (v. 7).


De todas as coisas apreciadas e de tudo o que Salomão aplicou o coração a examinar, a prudência, aliada à sabedoria, sem dúvida, é indispensável para quem deseja ter uma vida mais tranquila e feliz. Aquele que é prudente pratica a sabedoria com diligência e evita o mal com urgência. Diante do fato de que não sabemos o dia de amanhã (v. 2) e que não temos conhecimento das misteriosas obras de Deus (v. 5), ser prudente é procurar viver com regozijo os dias bons, sem esquecer “de que há dias de trevas” (v. 8) também.
 
O conselho dado aos jovens parece mais uma contradição com o que temos aprendido acerca do cuidado com o que vemos. Nossos olhos são “a lâmpada do corpo” (Mateus 6:22), disse Jesus, e precisamos preservá-los puros. Contudo, o final do verso 9 nos revela o limite da visão: “sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas”. É na luz que percebemos as coisas com nitidez. Da mesma forma, Deus espera que tenhamos prazer na luz, no que pode ser revelado pelo sol. Que nossas ações, além de prudentes, sejam transparentes. Tudo aquilo que está envolto em trevas e que pode macular nosso coração e nossos olhos deve ser evitado e até detestado. Recebemos do Alto o privilégio de sermos luz (Mateus 5:14), e de cumprir uma missão que os anjos gostariam de realizar.
 
“Afasta, pois do teu coração” (v. 10), e dos teus olhos, tudo o que pode colocar em risco a tua salvação e do teu semelhante. “Lança o teu pão sobre as águas” (v. 1), sendo generoso para com o teu próximo e “reparte” (v. 2) o que a benevolência do SENHOR tem lhe concedido. Que a sabedoria que tens recebido não fique “debaixo do alqueire, mas no velador” (Mateus 5:15) e ilumine a todos ao seu redor, pois isto é prudente. Que a luz e tudo o que dela provém seja o que lhe agrade os olhos e que o desgosto, a dor (v. 10) e as trevas deste mundo não tomem o lugar da verdadeira alegria que só o SENHOR pode dar.
 
Bom dia, luz do mundo!
 
Desafio do dia: Tome um banho de sol, pratique uma atividade física leve, respire fundo, converse com Deus, beba água pura e veja como seu dia será mais agradável!
 
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus
#Eclesiastes11
#RPSP
Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Ensino maravilhoso. Deus vos abençoe e vos guarde de todo mal. Amo seus desafios do dia. :*

Comentário por Iracema Lima Jesus




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: