Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 19, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
9 de outubro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“E tu levanta uma lamentação sobre os príncipes de Israel” (v. 1).


Do hebraico “qinah”, lamentação significa “cântico fúnebre”. Era realmente lamentável a situação de uma nação que tinha tudo para ser a capital do mundo sendo destruída por seu próprio orgulho. O SENHOR usou de duas parábolas para se referir aos mesmos eventos, assim como Jesus usou várias parábolas para se referir ao Reino dos Céus. A leoa e a videira, ambas, representam Jerusalém ou todo o Israel. “Um dos seus filhotinhos” (v.3) representa o rei Jeoacaz, e “outro dos seus filhotes”, Joaquim (v.5).

Sob a opressão de Faraó-Neco, Joacaz foi levado cativo para o Egito e lá morreu (2Rs 23:34). Joaquim foi preso por Nabucodonosor que, por sua vez, constituiu a Zedequias como novo rei (2Rs 24:17). A sucessão de invasões e capturas redundaria em uma nação completamente diferente do plano original do SENHOR e fracionada em territórios gentílicos.

A árvore que deveria ter dado muito fruto para a eternidade, “foi arrancada” (v.12), furtivamente, do solo fértil e deitou raízes “numa terra seca e sedenta” (v.13) e “secou-lhe o fruto” (v.12). Estavam simplesmente colhendo os resultados da negativa às palavras do SENHOR. Israel havia perdido a sua identidade como povo do Deus verdadeiro.

No Salmo inaugural, o salmista descreve a diferença entre os justos e os ímpios. E novamente a figura da árvore é utilizada como referência: “Ele [justo] é como árvore plantada junto a corrente de águas” (Salmo 1:3). Mas os “ímpios não são assim; são, porém, como a palha” (Idem, v. 4). A Bíblia toda deixa bem claro que sempre houve dois grupos de pessoas: ímpios e justos, trigo e joio, néscios e prudentes. Não à toa que o sábio Salomão dedicou quase treze capítulos de Provérbios para fazer esta distinção.

O desejo de Deus não é o de que fiquemos “servindo de lamentação” (v.14), mas que tenhamos fé firme de que a nossa identidade não é daqui, mas possuímos identidade superior a qual nos habilita a igualmente afirmar que a nossa cidadania não pertence a este mundo. Fomos todos criados para propósitos grandiosos que ultrapassam a nossa finita compreensão. E somos chamados para ser testemunhas de Jesus (At 1:8) e não Seus representantes genéricos. Ao contrário do rei Jeoacaz, que a expressão “as nações ouviram falar dele” (v.4) não seja para vergonha nossa. Temos “um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Ap 14:6).

Qual é a sua identidade neste grande conflito no qual estamos todos inseridos? Não há meio termo, amado. Diante de nós está o caminho da vida e o caminho da morte, a bênção e a maldição. Todas as vezes que Israel caiu em apostasia foi por dar as costas ao SENHOR, às Suas leis e aos Seus profetas. Porém, a fidelidade para com Deus produz fruto tão excelente que promove no justo um deleite nas coisas celestiais. O “seu prazer está na lei do SENHOR” e nela se deleita em meditar “de dia e de noite” (Salmo 1:2).

Continue sendo reavivado pelas Escrituras e por elas sendo motivado a seguir os passos do teu Salvador (1Pe 2:21).

Bom dia, testemunhas de Jesus!

Desafio do dia: Jornada espiritual “O Último Chamado de Deus“, 6° dia: Além de restaurar o altar da família, restaure também o altar da comunhão pessoal. Dedique a primeira hora do seu dia para ter um encontro particular com Deus e você perceberá que este sempre será o melhor momento de cada dia.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Ezequiel19
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: