Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 36 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
30 de agosto de 2017, 0:20
Filed under: Sem categoria

No quarto ano de Jeoaquim. Isto é, aproximadamente 60 a.C (ver com de Jr 25:1). Depois que Jeremias entregou a direta mensagem registrada no cap. 19, o profeta foi capturado e aprisionado (ver Jr 20). Foi durante e após esse aprisionamento que ocorreram os eventos do cap. 36 (ver PP, 432-437). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 523.

Um rolo. Sem dúvida, ele era feito de couro, algumas vezes chamado popularmente de pergaminho, embora o verdadeiro pergaminho não entrasse em uso até o 2º século a.C. CBASD, vol. 4, p. 523.

Todas as palavras que te falei contra Israel, contra Judá e contra todas as nações. Este versículo apresenta, numa sentença, o conteúdo do cap. 25. CBASD, vol. 4, p. 523.

No dia de jejum. É possível que Jeoaquim, aconselhado por seus sacerdotes apóstatas e falsos profetas, convocou este jejum para despertar no povo o espírito de resistência contra os babilônios. CBASD, vol. 4, p. 524.

10 Gemarias. Seu pai, possivelmente, foi Safã, aquele que tomou parte ativa na reconstrução do templo no reinado de Josias (2Rs 22:3-6) e na proclamação do recém-encontrado “Livro da Lei” (2Rs 22:23). Fica evidente nestes fatos que Safã era um dos líderes no reavivamento da verdadeira adoração a Deus. Não admira que seus filhos defendessem Jeremias. Um deles, Aicão, protegeu o profeta (ver com. de Jr 26:24), e outro, Gemarias, permitiu que Baruque lesse “as palavras de Jeremias” em sua câmara. CBASD, vol. 4, p. 524.

19 Vai, esconde-te. Quando ou como Jeremias foi liberto (ver com. do v. 1), de modo a permitir-lhe se esconder, não é informado. CBASD, vol. 4, p. 524.

20 Terem depositado o rolo. Alguns pensam que isto foi feito para que Jeremias e Baruque pudessem ser julgados legalmente apenas sobre a indiscutível evidência do rolo em si [para que não ocorressem exageros ou falsas acusações]. Evidentemente, os príncipes acolhiam a esperança de que o rei não iria tão longe. No entanto, ficaram desapontados (ver v. 23, 26). CBASD, vol. 4, p. 524.

22 Casa de inverno. Possivelmente, um apartamento especial na parte sul do palácio (ver Am 3:15). CBASD, vol. 4, p. 524.

25 Tinham insistido. Três dos príncipes (ver v. 12), Elnatã, Delaías e Gemarias, tiveram a coragem de argumentar com o rei para que não queimasse o rolo, mas ele não os ouviu. CBASD, vol. 4, p. 524.

26 O SENHOR os havia escondido. Embora Jeremias e Baruque tenham se escondido (ver com. do v. 19), foi a providência divina que impediu o rei de encontrá-los. CBASD, vol. 4, p. 525.

29 Homens e animais. Evidentemente, Jeoaquim se opôs mais vigorosamente a esta etapa da mensagem de Jeremias que predizia que a desolação de Judá pelo rei da Babilônia seria tão completa que a terra se tornaria praticamente desabitada (ver com. de Jr 4:25; 32:43). CBASD, vol. 4, p. 525.

30 Ele não terá quem se assente. A predição divina de condenação a Judá e Jerusalém passou a incidir sobre o próprio Jeoaquim. embora ele tenha sido sucedido no trono por seu filho Joaquim (2Rs 24:6), este governou por apenas três meses (2Rs 24:8). O rei seguinte, Zedequias, era o terceiro filho de Josias (ver 1Cr 3:15; ver com. de 2Rs 24:17), e o último rei a reinar sobre o reino do sul, dos judeus. CBASD, vol. 4, p. 525.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: