Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 35 – COMENTARIOS SELECIONADOS by jquimelli
29 de agosto de 2017, 0:20
Filed under: Sem categoria

Nos dias de Jeoaquim. A experiencia registrada no cap. 35 ocorreu no periodo inicial do ministerio de Jeremias, pouco antes de os babilonios atacarem Jerusalem (ver PR, 423). CBASD, vol.4, p. 521.

Recabitas. O progenitor desta familia foi Jonadabe, ou Jeonadabe (v. 6) [filho de Recabe], que viveu nos dias de Jeu, rei de Samaria (841-814 a.C.), aproximadamente 240 anos antes. … Jonadabe insistiu que seus seguidores adotassem um rigido modo de viver. CBASD, vol.4, p. 521.

À camaa. Estes quartos ou apartamentos anexados ao templo (1Rs 6:5), aparentemente, eram designados a importantes sacerdotes ou profetas… A expressao “homem de Deus” indica que Jigdalias era um profeta. CBASD, vol.4, p. 521.

Nao beberemos vinho. Por toda a vida os recabitas foram como os nazireus (ver com. de Nm 6:2-5), um povo separado, vivendo longe das cidades e se abstendo de possuir bens. CBASD, vol.4, p. 521.

11 Quando, porem, Nabucodonosor. Os recabitas explicaram que foram forcados a ir temporariamente à cidade de Jerusalem com os outros habitantes da terra de Judá, por causa da invasão babilônica (Jr 4:6; 8:14; cf. 2Rs 24:1, 2). CBASD, vol.4, p. 521.

13 Nunca aceitareis … ? Em marcante contraste com os recabitas, que tinham persistido fielmente por séculos em obedecer às normas de seu ancestral, Jonadabe, “os homens de Judá e os moradores de Jerusalem”, embora afirmassem ser os filhos de Deus, persistentemente recusavam “ouvir” o conselho divino (ver com. de Jr 7:13). CBASD, vol.4, p. 521.

18 Pois que obedecestes. O que Deus particularmente elogia neste versículo é a constancia e a fidelidade dos recabitas, apresentadas na consideração de uma lei humana. CBASD, vol.4, p. 521.

19 Nunca faltará homem. Tais promessas sao, naturalmente, condicionais à continua fidelidade dos descendentes (ver com. de 1Rs 2:4). A lealdade dos filhos de Recabe a vida abstemia ordenada a eles, foi uma dura reprovação ao apostata e imoral povo de Judá como um todo. CBASD, vol.4, p. 521.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: