Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 34 – COMENTARIO SELECIONADOS by jquimelli
28 de agosto de 2017, 0:20
Filed under: Sem categoria

Quando Nabucodonosor. Este capitulo começa relatando eventos que ocorreram no inicio do cerco final a Jerusalem, enquanto o profeta ainda estava em liberdade, porque a profecia enviada a Zedequias (v. 2, 3) foi mencionada pelo rei como o motivo para o aprisionamento de jeremias (ver com. de Jr 32:2). CBASD, vol. 4, p. 518.

Nao morreras a espada. Esta garantia foi dada, provavelmente, a Zedequias para persuadi-lo a deixar de resistir aos babilonios e entrar em acordo com Nabucodonosor. Ainda que Zedequias fosse levado cativo a Babilonia, a submissao de sua parte lhe asseguraria uma vida pacifica e um enterro honroso. CBASD, vol. 4, p. 518.

Apregoar a liberdade. Enquanto a lei mosaica permitia que os israelitas fossem postos sob escravidao por tempo limitado (ver com. de Ex 21:2), muitos senhores excederam seus direitos … aplicaram a lei do endividamento a fim de escravizar grande quantidade de seus companheiros. Entao, sob o perigo premente do ataque babilonico, Zedequias prometeu leiberdade a todos os que eram escravos em Jerusalem a fim de assegurar o recebimento da ansiada cooperacao servical dos homens livres em vez do forcado auxilio dos escravos … . CBASD, vol. 4, p. 519.

10 Obedeceram. Em vista da ameaca dos perigos externos e de que uma classe de pessoas oprimidas poderia se levantar para auxiliar um invasor (ver Ex 1:10), a ordem de Zedequias para libertar os escravos se adequou as tendencias por parte dos principes e do povo. CBASD, vol. 4, p. 519.

11 Mas depois se arrependeram. Quando os caldeus temporariamente levantaram o cerco para enfrentar o exercito egipcio que estava se aproximando (ver v. 21; Jr 37:5), muitos dos habitantes de Jerusalem creram que o perigo das suas cidades havia passado, e eles novamente os sujeitaram por servos e servas”. CBASD, vol. 4, p. 519.

15 Feito perante Mim alianca. Este acordo para libertar os escravos foi solenemente celebrado pelo rei e por “todos os principes, e todo o povo (v. 10) no patio do templo, e assim foi feito, em certo sentido, com o proprio Deus (ver Ne 5:8-13). Portanto,ao quebrar esta aliança, o povo transgrediu nao apenas contra seus companheiros, mas também contra Deus. CBASD, vol. 4, p. 519.

17 Eu vos apregoo a liberdade. A liberdade ordenada por Deus (Lv 25:10) foi negada pelo povo a seus companheiros e tornada pelo juizo de Deus em “liberdade” que levaria os transgressores “a espada, a peste e a fome” e tambem ao cativeiro. CBASD, vol. 4, p. 519.

18 Bezerros que cortaram. Os que estavam entrando em alianca deviam passar entre as duas metades, simbolicamente se comprometendo a uma obediencia perpetua as provisoes solenemente combinadas. A vida dos animais era a garantia da vida dos que participavam da alianca.  CBASD, vol. 1, p. 311, sobre Gn 15:0.

21 De vos. Isto mostra, como indicado antes (ver com. do v. 11), que os babilonios tinham levantado o cerco a Jerusalem, dando aos principes de Juda a falsa ideia de que o perigo tinha passado, e a falsa esperanca de que o auxilio vinha do egito (Jr 37:5-10). CBASD, vol. 4, p. 519.


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