Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 32, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
26 de agosto de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que Me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos” (v. 39).


Deus tem várias maneiras de falar com Seus filhos. Sem dúvida alguma, a Sua criatividade nas ilustrações através dos Seus profetas mostram que o Criador bem sabe que o homem melhor compreende algo não somente com palavras, mas também com recursos visuais e com objetos ou costumes que lhe são familiares. Não foi sem razão que a maior parte dos ensinamentos de Cristo foi feita com o uso de parábolas.

Jeremias estava preso por ordem de Zedequias. E mesmo encarcerado e sabendo que mais cedo ou mais tarde Jerusalém seria tomada pelos caldeus, o SENHOR lhe pede que compre certa propriedade. Ainda que não soubesse o motivo para um pedido tão estranho, o profeta conhecia a voz do seu Deus, e entendeu “que isto era a palavra do SENHOR” (v. 8). Então, comprou o campo, assinou a escritura, fechou-a com selo e entregou os documentos a Baruque, para que este os guardasse num vaso de barro como forma de conservá-los.

O interessante é que apesar de Deus já haver revelado o porquê daquele negócio humanamente néscio (v. 15), Jeremias faz uma oração com o fim de compreender melhor o que acabara de fazer. Com palavras de exortação, ele manifesta a sua fé na providência divina através do relato da criação, da história de livramento no êxodo de Israel, além do cumprimento da profecia do cativeiro babilônico. “Contudo” (v. 25), com humildade, reconheceu que não entendeu a finalidade do último pedido de Deus.

A resposta do SENHOR teria sido semelhante a outras que já tinha ouvido se o capítulo tivesse encerrado no versículo 36. Ele poderia simplesmente ter dito: “Apenas confie em Mim, Jeremias. Eu sei o que estou fazendo”. Mas a resposta de Deus a um filho Seu SEMPRE ultrapassa as expectativas. Se Ele tivesse pulado do verso 36 para o 43, já teria respondido o questionamento de Jeremias. Portanto, nos versos 37 a 42 encontramos o “plus” da resposta divina.

Assim como Deus prometeu que o Seu povo iria reaver a terra de Canaã, Jesus prometeu aos cristãos um novo céu e uma nova terra (Ap. 21:1). Condenado a padecer e morrer por pecados que jamais cometeu, Ele deu o Seu sangue para nos comprar não apenas para que desfrutemos de “um campo” da Nova Jerusalém, mas dela toda. Ele poderia simplesmente ter parado na promessa da vida eterna, o que já é demais considerando que não merecemos coisa alguma. Mas Ele foi além, e prometeu nos preparar um lugar (João 14:1-3) que sobrepuja qualquer tentativa humana de imaginar o que lá contém (I Coríntios 2:9).

A primeira mensagem angélica como uma mensagem inaugural do tempo do fim deixa bem claro que o temor do SENHOR é um princípio que deve acompanhar TODAS as gerações: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo” (Ap. 14:7). E temer a Deus inclui amor abnegado, estrita obediência e plena confiança. O SENHOR nos tem chamado para cumprir a última missão na terra: “Trarão todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por oferta ao SENHOR” (Isaías 66:20). Ele espera que o Seu povo, como nos dias da igreja primitiva, conservem “um só coração e um só caminho” para que o Seu temor, todos os dias, lhes conduza para o bem (v. 39). Podemos agora não ter respostas para todas as coisas, mas, certamente, cheios do temor do SENHOR, seguiremos cumprindo a missão com amor, obedecendo aos propósitos divinos, na confiança de que a “aliança eterna” (v. 40) feita por Cristo nos levará para a Casa do Pai, onde teremos todas as respostas.

Bom dia, povo do SENHOR!

Desafio do dia: Participe de forma ativa no projeto “Quebrando o silêncio” em sua comunidade. Para mais informações, acesse o site: http://quebrandoosilencio.org

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Jeremias32
#RPSP

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: