Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 21 – COMENTARIOS SELECIONADOS by jquimelli
15 de agosto de 2017, 0:20
Filed under: Sem categoria

Zedequias é como a maioria dos homens: usa a religião apenas quando está em situação cujos recursos humanos não são suficientes para obter-se uma solução favorável ao problema que enfrenta; quando não, permite que até os fiéis sejam perseguidos. … Ezequiel, nessa época, estava pregando a mesma coisa na Babilônia (Ez 7.22)”. Comentários da Bíblia Shedd, sobre Isaías 21.

Palavra. O cap. 21 não esta em sequencia cronológica com os demais capítulos a seguir, mas pertence a época do rei Zedequias. E muito provável que os eventos descritos aqui ocorreram no inicio do ultimo cerco de Nabucodonosor a Jerusalém, em 588 a.C. … Atemorizado por sombrias perspectivas ao ver os exércitos de Nabucodonosor se acercarem de Jerusalém, Zedequias enviou dois dignitários a Jeremias para que consultasse o Senhor. CBASD, vol. 4, p. 469.

Pasur. Não é a pessoa mencionada em Jeremias 20 (ver com. de Jr 20:1). CBASD, vol. 4, p. 469.

Pelejarei Eu mesmo. Muitas vezes em sua historia, Israel enfrentou, com segurança, exércitos superiores, crendo que o Senhor estava com eles. Desta vez, contudo, o “Deus de Israel” (v. 4) declarou que Ele estava do lado dos invasores caldeus. A causa de Israel era sem esperança. CBASD, vol. 4, p. 469, 470.

12 O casa de Davi. As funções judiciais parecem ter sido assumidas, em grande parte, pelos membros da casa real. CBASD, vol. 4, p. 470.

Pela manhã. Aparentemente, uma das melhores maneira de um governante oriental manter o favor de seus súditos era levantar nas primeiras horas do dia e ir a porta da cidade (ver com. de Gn 19:1) para ouvir as queixas e solicitações dos que foram prejudicados. A aparente negligencia de Davi quanto a esse procedimento sábio abriu caminho para a rebelião de Absalão (ver 2Sm 15:2-6). … Esperar ate mais tarde, quando o calor se tornasse opressor, resultaria na perda dessa oportunidade para dispensar a justica necessaria ao povo (ver 2Sm 4:4; Ec 10:16, 17). CBASD, vol. 4, p. 470. CBASD, vol. 4, p. 470.

13 Moradora do vale. Possivelmente, esta seja uma referencia a parte mais baixa da cidade de Jerusalem. CBASD, vol. 4, p. 470.

Rocha da campina. Do heb. tsur, “grande rocha”. Com um falso sentido de seguranca, os lideres de Jerusalem pensavam que suacidade era invencivel. CBASD, vol. 4, p. 470.

Quem descera … ? Como os jebuseus do passado, o povo de Juda confiava no que eles equivocadamente consideravam a posicao natural de Jerusalem como uma forca invencivel. CBASD, vol. 4, p. 470.

14 Na cidade, qual bosque … devorara todos os seus arredores. Um dos atos destrutivos dos exercitos invasores como o de Nabucodonosor era cortar “os altos cedores” e os “ciprestes escolhidos” (2Rs 19:23). O desmatamento recorrente foi uma razao parcial para a relativa escassez de arvores na atual Palestina. CBASD, vol. 4, p. 470.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: