Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 16, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
10 de agosto de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a Minha força e o Meu poder; e saberão que o Meu nome é SENHOR” (v. 21).


De todos os profetas, Jeremias recebeu de Deus ordens inusitadas e singulares. Uma delas foi o celibato. Semelhante ao início da maioria dos mandamentos de Deus, a ordem expressa uma negativa: “NÃO tomarás mulher, NÃO terás filhos nem filhas neste lugar” (v. 2). Por mais que soe como algo ruim, o NÃO de Deus representava um livramento para o sensível profeta. Por mais que a solidão lhe fosse um desafio emocional, certamente lhe seria uma prova acima de suas forças a perda de sua família. Além do mais, o SENHOR tinha um recado para dar ao Seu povo através de sua vida solitária.

Os profetas de Deus não apenas pregavam com palavras, mas com a vida. Suas ações, motivadas pelo ASSIM DIZ O SENHOR, eram recados vivos para o povo. Deus Se fazia conhecer através de Seus profetas e Seus desígnios eram de admoestar para salvar. Porém, não foi o que aconteceu com os contemporâneos de Jeremias. Pior do que seus pais, aquela geração escolheu andar “segundo a dureza do seu coração maligno” (v. 12) e não deram ouvidos à voz do SENHOR. Não encontrariam misericórdia (v. 13) simplesmente porque a rejeitaram!

O que os olhos do homem não podem enxergar, Deus vê: “… ninguém se esconde diante de Mim, nem se encobre a sua iniquidade aos Meus olhos” (v. 17). E, ao contrário do que somos ensinados a pensar, Deus não olha para dentro de nós como um investigador criminal pronto para nos condenar, mas como um Pai de amor pronto a nos perdoar. O Seu maior desejo é nos levar de volta para casa (v. 15): “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar VOLTAREI e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (João 14:1-3).

Deus tem enviado os Seus “pescadores” (v. 16) de homens a todos os cantos deste mundo para reunir o Seu povo de volta. Mas desta vez não chamará os Seus para que tomem posse de uma terra perecível, mas da Terra linda e eternal! O povo de Judá rejeitou conhecer a Deus e teria de conhecer a Sua força e poder por meio das consequências que eles mesmos provocaram.  Jeremias podia não ter família e amigos, mas ele tinha infinitamente mais: “Ó SENHOR, força minha, e fortaleza minha, e refúgio meu no dia da angústia” (v. 19). É este relacionamento que o SENHOR deseja ter comigo e com você. Que O busquemos hoje. Que O conheçamos hoje. Então, no Dia do SENHOR, não nos esconderemos “nas fendas das rochas”, mas de lá sairemos e diremos: “Eis que este é o nosso Deus, em Quem esperávamos, e Ele nos salvará” (Isaías 25:9).

Bom dia, benditos do Pai!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Jeremias16
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: