Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 15 – Comentários selecionados by jquimelli
9 de agosto de 2017, 0:24
Filed under: Sem categoria

Ainda que Moisés e Samuel. O cap. 15 aparentemente dá sequência à mensagem do anterior. Assim, possivelmente, os dois capítulos se referem à mesma ocasião. Continuando o debate, por assim dizer, entre Deus e Jeremias (ver v. 1-9), Ele novamente declara Sua rejeição a toda intercessão em favor dos israelitas apóstatas. Moisés e Samuel são mencionados porque foram bem-sucedidos na súplica a Deus (ver Êx 32:9-14; Nm 14:11-20; 1Sm 7:8, 9; cf. Ez 14:14). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 448.

O que é para. Esta classificação tinha a intenção de impressionar o povo com a impossibilidade de fuga. CBASD, vol. 4, p. 448.

Por causa de Manassés. O reinado mau e então recente deste rei ímpio (ver 2Rs 21:1-18) ainda estava vívido na mentalidade popular. A persistência do povo em seguir o exemplo do ímpio rei era a causa de sua aflição. CBASD, vol. 4, p. 448.

Meio-dia. Talvez a hora em que “o saqueador” seria menos esperado, o momento em que a maioria dos exércitos descansava (ver com. de Jr 6:4). CBASD, vol. 4, p. 448.

Sete filhos. O nascimento de muitos filhos indicava ampla provisão para o futuro. CBASD, vol. 4, p. 448.

16 Pelo Teu nome sou chamado. Jeremas reconhecia que tinha sido adotado pela família celestial e que tinha o nome da família (ver Ef 3:15). CBASD, vol. 4, p. 449.

17 Dos que se alegram. De preferência, “bobos” ou “festeiros”. CBASD, vol. 4, p. 449.

Solitário. Desde seu chamado, Jeremias teve pouca apreciação social. Como um homem separado por Deus, ele não encontrava prazer no companheirismo com os festeiros. CBASD, vol. 4, p. 449.

18 Como um ilusório ribeiro. As correntes de águas que falham ou secam, assim, enganando os que se aproximam, esperando água. Muitos riachos e vales da Palestina são intermitentes – cheios no inverno e secos no verão (ver com. de 1Sm 17:3). CBASD, vol. 4, p. 450.

19 E eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles. O profeta não deveria permiti que qualquer oposição ímpia ou pensamento de fracasso o tentasse a se “converter” para as pessoas e comprometer a sua missão, a fim de assegurar o favor delas. CBASD, vol. 4, p. 450.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: