Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 12 – Comentários Selecionados by jquimelli
6 de agosto de 2017, 0:25
Filed under: Sem categoria

1 Quando entro contigo num pleito. Jeremias parece profundamente perplexo com a contínua prosperidade dos ímpios. Embora convencido no coração de que Deus é “justo”, ele não conseguia harmonizar completamente seu conceito de Deus e os fatos da experiência humana. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 438.

2 Eles deitaram raízes. Metáfora da próspera situação dos ímpios. CBASD, vol. 4, p. 438.

Tu, ó SENHOR. Confiante que Deus está consciente de sua sinceridade, Jeremias espera que Deus o vindique. CBASD, vol. 4, p. 438.

Ovelhas para o matadouro. Ver Jr 11:9. Jeremias pede que seus inimigos recebam o castigo que tentaram infligir sobre ele. CBASD, vol. 4, p. 438.

Fatigas correndo. Deus pede que Jeremias compare suas pequenas tristezas com os enormes problemas das outras pessoas, ou com os imensos problemas que ainda sobreviriam a ele. CBASD, vol. 4, p. 438.

Com homens que vão a pé. Uma ilustração que representa as vicissitudes comuns da vida comparadas a “cavalos” ou “cavaleiros”, representando as mais difíceis experiências. … Se negligenciarmos as menores tarefas da vida, como enfrentaremos maiores responsabilidades que nos sobrevirão Se sucumbirmos às pequenas tentações diárias, como venceremos às maiores crises da vida? Se não suportarmos os menores problemas da vida, como resistiremos às terríveis tribulações que ainda virão sobre nós? Por fim, se deixarmos de atender as situações do presente com fé e confiança, como conseguiremos permanecer nas dificuldades quase insuportáveis e enganos quase invencíveis que virão sobre nós durante o “tempo de angústia”? (ver CG, 621, 622). CBASD, vol. 4, p. 439.

Floresta. O contraste é claro entre esse aspecto do Jordão [obscuro ou selvagem como uma floresta] e a “terra de paz”. CBASD, vol. 4, p. 439.

Teus irmãos. A família imediata de Jeremias ou os homens de Anatote, que eram “irmãos” de Jeremias no sagrado ofício do sacerdócio. CBASD, vol. 4, p. 439.

Minha casa. Esta expressão, evidentemente, refere-se aos israelitas e não ao templo, como indicado pela frase seguinte. … Sem dúvida, quem fala é o Senhor, não Jeremias. CBASD, vol. 4, p. 439.

10 Pastores. Os líderes dos exércitos invasores são comparados a pastores do campo, cujos rabanhos saqueiam colheitas (ver Jr 6:3). CBASD, vol. 4, p. 439.

11 Ninguém há que tome isso a peito. Uma expressão que denota indiferença, um pecado que agravou a iniquidade dos israelitas (ver Is 42:25; 57:1,11). CBASD, vol. 4, p. 439.

12 Espada do SENHOR. Assim chamada porque o poder militar de Babilônia sobre Nabucodonosor foi o instrumento utilizado por Deus para realizar o propósito divino para castigar o povo de Deus (ver com. de Dt 32:41; cf. Is 7:20; 10:5, 6). CBASD, vol. 4, p. 439.

14 Meus maus vizinhos. Edomitas, moabitas, amalequitas, filisteus e outras nações vizinhas que se regozijaram com a queda de Judá e a atacaram quando estava fraca (ver 2Rs 24:1, 2). CBASD, vol. 4, p. 439.

Eis que os arrancarei. No cativeiro, estas nações pagãs seriam castigadas como Judá (ver Jr 25:15-29). CBASD, vol. 4, p. 439.

16 Jurando pelo Meu nome. Se uma nação pagã se voltasse para Yahweh, o Deus de Israel, seria “edificada no meio” do Seu povo, isto é, seria contada como pertencente ao Senhor. Era propósito de Deus que essas nações se voltassem a Ele e fossem acrescentadas a Seu povo, Israel. CBASD, vol. 4, p. 439.

17 Arrancá-la-ei e a farei perecer. Aos indivíduos e às nações é dado um tempo de provação; quando esse tempo passar, a nação impenitente cairá sob a ira de Deus (ver PR, 364). CBASD, vol. 4, p. 439.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: