Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 11, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de agosto de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“O SENHOR te chamou de oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos; mas agora, à voz de grande tumulto, acendeu fogo ao redor dela e consumiu os seus ramos” (v. 16).


Há algumas semanas presenciei de minha janela uma triste cena: um frondoso jambeiro sendo podado. Cortaram tantos galhos que pensei que a árvore toda seria cortada. Mas, felizmente, aquela árvore que me dá tanta alegria todas as manhãs, só passou por um processo que a deixará ainda melhor e mais forte. O excesso de galhos lhe dava uma aparência deslumbrante, mas o sobrepeso poderia comprometer toda a sua estrutura.

A mensagem profética era para um povo que qual árvore frondosa precisava ser podado. Porém, cada um andava “segundo a dureza do seu coração maligno” (v. 08) e se recusavam em cumprir as palavras da aliança do SENHOR. Recusaram a poda e o resultado de suas próprias obras os levaria ao destino de total destruição: “E não haverá deles resto nenhum” (v. 23).

Além de idólatras, as pessoas tornaram-se totalmente corrompidas pelo governo do próprio coração. Não deixavam de ir ao templo do SENHOR para cumprir com seus rituais (v. 15), mas continuavam fazendo o mal “para si mesmas” (v. 17). Enquanto “cultuavam a Deus”, tramavam conspirações contra o profeta de Deus. Jeremias tornou-se inimigo do estado porque tudo o que dizia da parte do SENHOR contrariava o estilo de vida maligno daquele povo.

O profeta se viu encurralado porque nem com seu pai e com seus irmãos podia contar. Armavam ciladas contra ele, dizendo: Vamos matá-lo e ficaremos livres de suas palavras estúpidas (v. 19). Contudo, o “justo Juiz, que [prova] o mais íntimo do coração” (v. 20), defenderia a causa do Seu fiel servo e puniria os seus algozes.

Se há uma coisa que tenho visto vez após outra na Palavra do SENHOR é que Ele não permite que fique impune todo aquele que se levanta contra um de Seus filhinhos. No tempo certo a Sua justiça se manifesta (v. 12). Jeremias foi extremamente perseguido por sua fé no ASSIM DIZ O SENHOR. Apesar de demonstrar profunda compaixão por todos, suas palavras lhes soavam qual som repugnante e suas lágrimas não conseguiam penetrar naqueles corações petrificados.

O que faz uma árvore frondosa e com frutos deliciosos chegar àquela situação? O completo afastamento da Fonte de toda vida. Assim como uma planta precisa de água, terra (alimento) e luz solar, Jesus é a Água da vida, o Pão da vida e o Sol da justiça. “Não atenderam, nem inclinaram” (v. 08) o ouvido para as Suas palavras, mas “tornaram às maldades de seus primeiros pais” (v. 10). Trocaram o solo fértil da justiça de Deus para tornarem-se como seus deuses, apenas pedaços de madeira que para mais nada servem a não ser para serem consumidos pelo fogo (v. 16).

“Como manso Cordeiro, que é levado ao matadouro” (v. 19), Cristo assumiu a nossa culpa e Se entregou no maior ato de compaixão de todos os tempos. Mas o triste é que quem O matou não foi o império romano apenas, mas este, aliado e instigado pela nação que se chamava pelo nome de Deus.

Como cristãos, não estamos livres da apostasia e precisamos seguir o conselho do apóstolo Paulo: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (II Coríntios 13:5). Não são palavras brandas. Como as palavras de Jeremias, estas também são palavras duras de se ouvir, mas são palavras de um homem de Deus, inspirado por Deus, e para o nosso próprio bem.

Que a Palavra do SENHOR não lhe seja uma afronta, mas a doce voz de Jesus a lhe dizer: “dai ouvidos à Minha voz” (v. 7).

Feliz sábado, ramos da Videira verdadeira (João 15:5)!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Jeremias11
#RPSP

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: