Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 9, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de agosto de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas Me agrado, diz o SENHOR” (v. 23-24).


No início do texto de hoje encontramos a razão do por que Jeremias ficou conhecido como o “profeta chorão”. Tomado de grande compaixão, sua vontade era de chorar “de dia e de noite” (v. 1) os mortos da casa de Judá. Pois todos eles já estavam mortos e nem se davam conta. A situação era tão terrível, que o profeta desejou um lugar de repouso longe daquele povo (v. 2). Avançavam “de malícia em malícia” e não conheciam a Deus (v. 3). E um dos piores pecados que assolava aquela nação estava na língua: “Flecha mortífera é a língua deles” (v. 8).

Jeremias não podia confiar em ninguém, a não ser em Deus. Além de não ter constituído família, também não tinha amigo ou irmão algum em quem pudesse se apoiar, “porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando” (v. 4). Ou seja, a nação que deveria ser uma luz às demais nações, havia se transformado em um antro de fofoqueiros. Entravam tranquilamente no templo do SENHOR com aparência de santidade enquanto viviam “no meio da falsidade”. Agora prestem muita atenção na continuação do verso, que diz: “pela falsidade RECUSAM CONHECER-ME, diz o SENHOR” (v. 6).

Zombar dos irmãos e caluniar a vida do próximo são atitudes que resultam em abominação aos olhos de Deus: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a Sua alma ABOMINA: … O QUE SEMEIA CONTENDA ENTRE IRMÃOS” (Provérbios 6:16 e 19). Umas das piores desgraças que tem destruído a humanidade se chama língua maliciosa e a própria Bíblia deixa isso bem claro: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, E CONTAMINA O CORPO INTEIRO, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” (Tiago 3:6).

Não há como ignorarmos um assunto tão sério! Falar da vida alheia é pecado. Como Jeremias poderia ter agido diferente se habitava no meio de caluniadores? Como não sentiria vontade de fugir dali? Em sua sinceridade e profundo desejo de salvar o seu povo, o profeta não conseguia encontrar uma pessoa sequer para compartilhar a sua angústia; nenhum pecador arrependido com quem pudesse se alegrar. “Toda a casa de Israel” (v. 26) não compreendia as palavras do SENHOR porque estava ocupada demais com sua língua mentirosa.

Um coração endurecido não consegue ouvir a voz de Deus, nem tampouco pensar no bem do próximo. Tudo o que faz pode até aparentar alguma bondade, mas não passa de uma farsa: “com a boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior lhe arma ciladas” (v. 8). Deus é Santo! A Sua Casa é santa! E o Céu que Ele tem preparado são para os Seus santos! Portanto, entrar na presença do Santo, no Seu lugar santo e falar mal dos Seus santos, é, no mínimo, suicídio. Entende agora a expressão “mortos” do verso um?

A nossa língua “é mal incontido” (Tiago 3:8), amados! Precisamos desesperadamente da ação do Espírito Santo para contê-la e nos conceder sabedoria! Porém, “se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do Alto; antes, é terrena, animal e demoníaca” (Tiago 3:14-15). Se a vida eterna é conhecer a Deus (João 17:3) e se este mal nos impede de conhecê-Lo (v. 3), isto não explica o fato de Satanás investir tanto em causar intrigas entre irmãos? Como diz uma amiga minha: “Para tudo!” Deus quer que você O conheça! Não troque este privilégio pelo prazer demoníaco de soltar veneno pela boca! Agarre-se à maravilhosa promessa de que há um Deus que não desiste de você! Hoje é dia de fechar a boca e de abrir o coração!

Bom dia, circuncisos de coração!

Desafio do dia: Se não for para proferir bênção, não fale nada!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Jeremias9
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: