Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
2 de agosto de 2017, 21:14
Filed under: Sem categoria

1 Naquele tempo. Época em que ocorreriam os eventos registrados em Jeremias 7:32 a 34. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 421.

Lançarão para fora … os ossos. O motivo seria pilhagem, procura por tesouros, ornamento e insígnias, que normalmente eram enterrados com os reis … [ou] o desejo de mostrar desprezo e afronta aos mortos. Tal prática está em harmonia com os horrendos costumes dos assírios ao lidar com os túmulos dos reis das regiões conquistadas. As classes que tiveram seus ossos tratados dessa forma eram as que lideraram a apostasia em Judá. CBASD, vol. 4, p. 421.

2 Espalhá-los-ão ao sol, e à lua, e a todo o exército do céu, a quem tinham amado. Há uma ironia nesta ilustração. Os corpos celestes testemunham, silentes, a profanação dos ossos de seus adoradores.  CBASD, vol. 4, p. 421.

8 Como, pois dizeis: somos sábios, e a lei de Deus está conosco? Evidentemente, isto se refere em especial aos sacerdotes e aos falsos profetas (ver v. 10; Jr 2:8; 5:31). Foram eles que se gabaram de conhecimento e posse da lei, apesar de sua negligência com as exigências divinas. CBASD, vol. 4, p. 421.

Converteu em mentira. Os falsos profetas não desejavam as instruções de Jeremias, pois se consideravam sábios e criam ser divinamente nomeados como professores do povo. Os sacerdotes também fizeram o povo errar, falsificando os ensinamentos das Sagradas Escrituras. CBASD, vol. 4, p. 421.

14 Venenosa. Do heb ro’sh, uma planta amarga e venenosa … , possivelmente a cicuta, o coloquíntida, a papoula ou a beladona. CBASD, vol. 4, p. 422.

16 . Uma cidade na fronteira norte da Palestina (ver com. de Jr 4:15). CBASD, vol. 4, p. 422.

17 Encantamento. A fúria do inimigo não poderia ser aplacada ou dissipada por qualquer arte ou método. CBASD, vol. 4, p. 422.

29 Passou a sega. Alguns consideram este versículo como uma queixa dos cativos; outros, como uma continuação do amargo lamento do profeta por seu povo condenado. em qualquer caso, este é o lamento do fracasso. Na Palestina, a safra de grãos começa por volta de abril. A colheita dos frutos ocorre por volta de agosto ou setembro. Quando as culturas de grãos se perdiam, ainda havia uma colheita de uvas, figos, azeitonas, etc. Para Judá, no entanto, a estação de coleta de frutas – a última oportunidade – tinha passado, e não haveria libertação. Seu destino era inevitável. Logo virá o último verão do mundo e com ele a última colheita. então, dos lábios de milhares, que agora vivem complacentemente, novamente subirá esse clamor de desespero (ver T7, 16).  CBASD, vol. 4, p. 423.

22 Bálsamo. Uma resina ou goma aromática muito valorizada por suas propriedades terapêuticas (ver Jr 46:11; 51:8), derivada de uma pequena árvore perene que crescia na região montanhosa a leste do Jordão. O produto era exportado na época do AT (ver Gn 37:25; Ez 27:17).Não havia bálsamo para as feridas espirituais de Israel, nem médico para aplicá-lo? A resposta implícita é: “Sim, há.” A mensagem trazida pelos profetas, caso atendida, teria fornecido a cura.  CBASD, vol. 4, p. 423.

Por que, pois, não se realizou a cura … ? A falta de cura para o povo não era devido à ausência de meios para efetivá-la, mas à recusa da nação em ir ao Grande Médico. Talvez o povo tenha se tornado insensível às suas necessidades. Talvez tenha ficado muito orgulhoso para aceitar o remédio e pensasse que poderia curar a si mesmo. Talvez tenha passado a gostar da doença. De qualquer maneira, não quis olhar para o Médico e viver. CBASD, vol. 4, p. 423.

Filha do Meu povo. Expressão hebraica comum que indica que a nação de Israel, ao longo da história, foi a “mãe” e aquela geração era a “filha”. CBASD, vol. 4, p. 423.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: