Reavivados por Sua Palavra


I REIS 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
1 de agosto de 2019, 0:10
Filed under: Sem categoria

1680 palavras

Este capítulo narra como o reino foi assegurado nas mãos de Salomão. Bíblia de Estudo Andrews.

2 Caminho de todos os mortais. Referência à morte universal dos seres humanos. Bíblia de Estudo Andrews.

A morte não é parcial. Os grandes heróis da história vão para o mesmo lugar que o mais humilde dos homens: a sepultura. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 802.

Coragem. Davi não pensou em si mesmo, mas em seu filho; não pensou no passado, mas no futuro. CBASD, vol. 2, p. 802.

3 na Lei de Moisés. A palavra hebraica para “lei” (torah) também quer dizer “ensino”ou “instrução”. O título se aplica aos cinco primeiros livros da Bíblia, em que podem ser encontradas as instruções ao futuro rei (Dt 17:40-20). Bíblia de Estudo Andrews.

4 Se teus filhos. A promessa divina de uma dinastia para Davi. Bíblia de Estudo Andrews.

A promessa era de que a casa de Davi e seu reino seriam estabelecidos para sempre. CBASD, vol. 2, p. 803.

Quando a nação e o seu rei se desviavam das exigências da aliança do Sinai, experimentavam as maldições da aliança ao invés de bênçãos; mas em tudo isso Deus permaneceu Fiel às suas promessas feitas, segundo a aliança, a Davi. Bíblia de Estudo NVI Vida.

5 dois comandantes. Os assassinatos dos dois rivais de Joabe foram motivados por interesse pessoal e não ocorreram em tempo de guerra, mas de paz. Joabe também matou Absalão. Bíblia de Estudo Andrews.

Joabe foi um covarde assassino dos seus concorrentes à posição de comandante do exército. Bíblia Shedd.

6 desçam à sepultura em paz. Referência à morte natural de uma pessoa. Bíblia de Estudo Andrews.

7 Barzilai. Este homem ajudou Davi de forma altruísta durante a revolta de Absalão. Bíblia de Estudo Andrews.

Comer à mesa do rei significava receber apoio financeiro do tesouro real (2Sm 9:7;  1Rs 18:19; Ne 5:17). CBASD, vol. 2, p. 803.

8 Simei. Este homem, que tinha agido de forma tão desleal para com Davi, poderia significar um perigo à vida de Salomão naqueles tempos turbulento (ver v. 36-46). CBASD, vol. 2, p. 803.

Sepultado. Evidentemente, no monte Sião, em solo real, próximo ao palácio de Davi (2Sm 5:9). Os “sepulcros de Davi”, as tumbas de seus sucessores, são mencionadas por Neemias (Ne 3:16), e é provável que estivessem localizados ao sul do templo (Ez 43:7-9). Sem dúvida, foram escavados na rocha que fica subjacente a Jerusalém. Josefo relata que os tesouros da tumba foram saqueados por Hircano e, mais tarde, por Herodes (Antiguidades, vii.15.3; xvi.7.1), mas sua localização exata é desconhecida. A famosa Tumba dos Reis, que uma vez se creu ser o mausoléu dos reis de Judá, na verdade data do 1º século d.C. CBASD, vol. 2, p. 803.

9 desçam à sepultura com sangue. Referência a uma morte violenta. Bíblia de Estudo Andrews.

10 Davi descansou. Salomão governou por um período como corregente do pai. Bíblia de Estudo Andrews.

11 quarenta anos. Posteriormente, Salomão reinou o mesmo número de anos que o pai (At 2:29). Bíblia de Estudo Andrews.

13 É de paz a tua vinda? A presença de Adonias suscitou uma pergunta com respeito a suas intenções. Havia ele se conformado com seu destino e estava preparado para apoiar Salomão, ou ainda esperava conseguir o trono de alguma forma? CBASD, vol. 2, p. 803, 804.

15 Bem sabes.Uma tentativa de mostrar que Bate-Seba lhe devia um favor. Bíblia Shedd.

O reino era meu. A referência de Adonias à sua tentativa frustrada de conseguir o trono dá evidência de que a questão ainda estava viva em seu coração. Os temores de Bate-Seba eram bem fundados. CBASD, vol. 2, p. 804.

todo o Israel. A fim de argumentar, Adonias recorreu a um exagero grosseiro. Bíblia de Estudo Andrews.

do SENHOR. Uma aparente aceitação piedosa da vontade divina, mas na verdade um propósito dissimulado que pretendia alcançar pela astúcia o reino que não pôde alcançar pela força. CBASD, vol. 2, p. 804.

17 me dê por mulher a Abisague. Este pedido equivalia a tomar o trono de Salomão (2Sm 16:21, 22). Bíblia de Estudo Andrews.

No antigo Oriente, as esposas de um rei se tornavam esposas de seu sucessor. Por isso Davi, quando sucedeu Saul, tomou para si suas esposas (2Sm 12:8). … Abisague sem dúvida foi considerada a última esposa, ou ao menos a última concubina, de Davi. CBASD, vol. 2, p. 804.

19 à sua mão direita. Posição de grande poder e autoridade. O papel da rainha -mãe era importante no antigo Israel. Bíblia de Estudo Andrews.

22 Por que pedes Abisague. Salomão compreendeu que este pedido nada tem a ver com os encantos da sunamita, mas sim é parte do plano de Adonias e seus amigos. para dar ao público a impressão de ser ele, Adonias, o verdadeiro rei, herdeiro, filho de quem [Davi] se poderia esperar esposa do rei falecido. Bíblia Shedd.

23 Contra a sua vida. O pedido de Adonias equivalia a uma traição e como tal era punível com a morte. CBASD, vol. 2, p. 804.

24 o SENHOR, que me estabeleceu. O plano de Adonias não ia só contra os homens, mas também contra Deus. Foi o Senhor quem estabeleceu Salomão no trono como sucessor de seu pai Davi. CBASD, vol. 2, p. 804.

26 Abiatar. Este sacerdote só foi banido, não morto. Salomão não quis incorrer nas maldições que sobrevieram a Saul, que matou os sacerdotes de Deus em Nobe (1Sm 22). Além disso, Abiatar havia servido fielmente a Davi por muitos anos. Bíblia de Estudo Andrews.

Abiatar foi tratado com misericórdia devido à sua longa amizade com Davi quando este enfrentou problemas. CBASD, vol. 2, p. 805.

Anatote. Cidade dos levitas [Js 21.18] localizada ao norte de Jerusalém. Bíblia de Estudo Andrews.

Entre os profetas que de lá surgiram, figura Jeremias (Jr 1.1). O rei é sábio demais para derramar sangue sacerdotal. Bíblia Shedd.

a casa de Eli. Abiatar era o último descendente da famílias do sacerdote Eli, que escapou das mãos do rei Saul quando matou os sacerdotes (1Sm 22.20). A profecia era que todo descendente de Eli ou seria afastado do sacerdócio, ou morreria na flor da idade (1 Sm 2.33). Bíblia Shedd.

29 Vá matá-lo! O direito de asilo era oferecido somente aos que acidentalmente provocaram a morte de alguém (v. Êx 21.14). Salomão estava plenamente justificado a negar a Joabe esse direito. … Nesse incidente, Salomão acha uma ocasião apropriada para cumprir as ordens recebidas de seu pai (cf. v. 5, 6). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Se a sentença contra o assassinato deliberado não fosse executada, a terra levaria a culpa de sangue (Nm 35:33). O altar dava asilo apenas para os que tinham matado sem intenção, mas esse não era o caso de Joabe. Como conhecia bem a lei, ele sabia o que o esperava. CBASD, vol. 2, p. 805.

30 Sai daí. Benaia respeitava a santidade do tabernáculo, a lei do asilo de Êx 21.13. Voltou para o rei, que lhe autorizou a aplicar a lei de Êx 21.14, que diz respeito aos assassinos. Bíblia Shedd.

30, 31 Não, morrerei aqui … como ele te disse. Ironicamente, o pedido de Joabe cancelava a proteção do altar e foi concedido de imediato. Bíblia de Estudo Andrews.

33 Joabe era o homem que venceu em todas as batalhas, a não ser a batalha contra sua própria pessoa. Bíblia Shedd.

34 Foi sepultado em sua casa, no deserto. A norma israelita para o enterro era um túmulo dentro da propriedade da família, não obstante existir um terreno em Jerusalém para se enterrar aos pobres. Bíblia Shedd.

35 O ato de nomear o sacerdote criara o precedente perigoso de submeter a autoridade religiosa à autoridade do rei [como se observará, por exemplo, no futuro reino do norte de Israel]. Bíblia Shedd.

36 em Jerusalém. O confinamento à capital reduziria grandemente a possibilidade de Simei (cf. v. 8) conspirar com algum resto dos seguidores de Saul contra o reinado de Salomão. Bíblia de Estudo NVI Vida.

37 o ribeiro do Cedrom. Localizado a leste do muro de Jerusalém. Bíblia de Estudo Andrews.

Cedrom. A referência quanto a cruzar o ribeiro de Cedrom mostra que era com o propósito de impedi-lo de voltar A Baurim, de onde era nativo (2Sm 16:5), e onde teria muita influência e oportunidade de fomentar problemas. Bauriom estava nos arredores do monte das Oliveiras, no caminho de Jerusalém ao Jordão. CBASD, vol. 2, p. 805, 806.

40 Simei se dispôs. A narrativa não diz se a viagem de Simei a Gate, para trazer de volta seus servos, tinha sido feita de boa fé ou não. O fato é que ele tinha desobedecido à ordem do rei e quebrado seu voto solene. É isso que deve ser ressaltado. Se tivesse desejado se manter fiel a seu voto, ele deveria ter informado ao rei acerca das circunstâncias, ter pedido permissão para ir e trazer de volta seus servos e aguardar a ordem do rei. Ao agir por conta própria e aventurar-se em um país estrangeiro que com frequência tinha estado em guerra contra o pai de Salomão, Simei se colocou em situação suspeita. CBASD, vol. 2, p. 806.

42 Chamar a Simei. Salomão não deu a sentença contra Simei sem antes considerar o caso e sem apresentar claramente todos os feitos diante do acusado. Com perguntas esquadrinhadoras, Salomão demonstrou que Simei não tinha desculpas. Simei havia jurado solenemente que respeitaria o decreto do rei. Por que quebrou esse voto solene? O silêncio se tornou sua sentença de morte. CBASD, vol. 2, p. 806.

44 A maldade. Um exame cuidadoso das passagens bíblicas que descrevem as atividades de Simei, leva-nos a crer que seu arrependimento não foi sincero, e que ainda faria uso da primeira oportunidade para trair a Salomão, cujo reino ainda não poderia ser considerado firme, em vista da presença de tais elementos. Bíblia Shedd.

Toda a maldade que o teu coração reconhece. Ninguém conhece tão bem a maldade escondida no coração quanto o próprio transgressor. Com sua vida em risco, Simei sabia que seu coração era a maior testemunha contra si mesmo. CBASD, vol. 2, p. 806.

O SENHOR te fez recair sobre a cabeça. Deus não executa de forma arbitrária a sentença contra a transgressão. No julgamento, os pecadores colhem o que eles próprios plantaram. Foi a iniquidade de Simei, não apenas o julgamento de um rei terreno, que o condenou à morte. CBASD, vol. 2, p. 806.

46 atacou Simei e o matou. A terceira execução levada a efeito por Benaia (cf. v. 25, 34). Assim foram completadas as tarefas que Davi, imediatamente antes de morrer, atribuiu a Salomão. Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: