Reavivados por Sua Palavra


OSEIAS 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
21 de novembro de 2017, 0:20
Filed under: Sem categoria

2-22 Oseias 2:2-13 descreve o comportamento vergonhoso do povo israelita (vv. 5, 10) e sua ignorância acerca do seu Deus (v. 8). A nação israelita não confiava no Deus com quem estava casada, e decidiu depender de nações que considerava mais fortes (Jeremias 2:25).

As maneiras de Deus para trazer sua esposa Israel de volta para Si mesmo eram: 1º) impedi-la de alcançar relacionamentos significativos com outras nações (vv. 6, 7), para que ela dissesse: “Irei e tornarei para o meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora”(v. 7). 2º) privar o povo de seus prazeres, de modo que eles se lembrassem que o verdadeiro doador era o seu Deus, não seus amantes. Se não retornassem a Deus, eles perderiam o seu pão, água, lã, linho, bebidas (v. 5), grãos, vinho, azeite, prata, ouro (v. 8), uvas e figos (v. 12). Eles não teriam mais suas celebrações e festas (vv. 11, 13).

Oseias 2:14-23 retrata o modo de Deus levar Israel ao arrependimento e a uma condição de esperança. No começo Deus levaria Israel a um estado carente e problemático, de modo que escutasse a Deus. Uma atitude de ouvir a Deus é uma “porta de esperança” (v. 15 ARA e NVI). O forte desejo de Deus para restaurar a condição espiritual e o bom relacionamento com ele é demonstrado pelo uso de palavras tais como, vou atrai-la”, “falarei ao coração (ARA) / falarei com carinho (NVI)”, que também tem sentido de “sedução” (2:14). Deus queria trazer Israel de volta à mesma condição e estado de espírito que tinham quando saíram do Egito, cantando de alegria (v. 15).

Se Israel mantivesse um relacionamento correto com Deus, os céus e a terra responderiam e a terra forneceria comida para eles (vv. 21, 22). Que Deus misericordioso nós temos! Yoshitaka Kobayashi em https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/08/28/.

2-23 Deus acusa Israel ao revelar o motivo para seu castigo. A prostituição e o adultério trariam seca e fome. O esquecimento do Senhor e a idolatria exigiam condenação. Contudo, quando se espera que a execução do juízo fique mais específica, o texto muda para uma linguagem romântica (v. 14). Contrariando todas as expectativas, Deus usa um vocabulário de amor para atrair o povo de volta a ele. Bíblia de Estudo Andrews.

Baal. A adoração a Baal era uma tentação constante para os israelitas desde que se estabeleceram em Canaã. … Baal era o deus cananeu da chuva e da fertilidade. Como a região dependia da chuva, diferentemente das culturas dependentes dos rios, como o Egito e a Mesopotâmia, o culto a Baal prevalecia. Acreditava-se que ele trazia a chuva. A fim de restaurar a verdade a respeito de quem é o verdadeiro provedor, o Senhor declarou que todos os recursos desfrutados por Israel provinham dele (ver v. 8, 22, 23; 6:3; 14:5-8). Bíblia de Estudo Andrews.

13 Castigá-la-ei. A adoração a Baal era adultério espiritual, infidelidade a Deus. Bíblia de Estudo Andrews.

14 Eu a atrairei. Neste versículo ocorre a mudança significativa da expectativa de punição para uma bela declaração de amor Os verbos dos versículos anteriores eram todos de separação … Em seguida, contrariando tudo o que se esperava, Deus promete atrair, falar ao coração e restaurar. Bíblia de Estudo Andrews.

15 o vale de Acor. Próximo a Jericó. Significa, literalmente, “vale de problemas”, mas se transformou em porta de esperança. Bíblia de Estudo Andrews.

16-18 Naquele dia. Equivalente a “no dia do Senhor”. Expressão encontrada em vários escritos proféticos, com nuances variadas. Neste contexto, tem conotação positiva. Será um dia de restauração da aliança da criação, uma aliança de paz e segurança. Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: