Reavivados por Sua Palavra


OSEIAS 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS [com B. E. Andrews] by jquimelli
20 de novembro de 2017, 0:20
Filed under: Sem categoria

O nome de Oseias significa “salvação” ou “Deus salva”. Pode ser uma forma abreviada de Hoshea ou Josué, que quer dizer “Yahweh salva” (como em Nm13:8). A forma grega correspondente desse nome é Iesous. Portanto, Josué, Hoshea, Oseias e Jesus são quatro variantes do mesmo nome. … O tema de Oseias é a “angústia do amor incondicional”. O livro fala sobre a vida amorosa de Oseias e sobre o amor incondicional de Deus. … quando o amor é incondicional, a rejeição e a infidelidade causam grande angústia. Uma vez que o amor continua presente mesmo depois que a pessoa amada não o retribui, o resultado é um sofrimento tremendo. A infidelidade de Israel causa angústia inexprimível ao coração divino, cheio de amor incondicional. A própria experiência de Oseias, de ter uma esposa infiel, ensinou o profeta sobre a dor no coração de Deus por causa de Israel. Bíblia de Estudo Andrews.

Oseias. O nome (“Deus salva”) expressa um aspecto surpreendente de um livro que anunciou a queda trágica de Israel, o reino do norte, em 722. a.C. Bíblia de Estudo Andrews.

Toma uma mulher.Alguns consideram que a experiência de Oseias não foi literal, mas o realismo da história sugere mais do que mera alegoria. A traição da esposa de Oseias, de fato, reflete a apostasia de Israel. A identificação da idolatria com a prostituição já está presente em Êx 34:15. Bíblia de Estudo Andrews.

A expressão “de prostituições” pode simplesmente descrever sua ancestralidade, não necessariamente seu caráter pessoal, ou pode, por projeção, descrever a futura condição da mulher. Parece claro que ela se tornou infiel mais tarde (Os 3:1-3); no entanto, não se sabe o momento exato de sua queda. Das três crianças nascidas, é dito que somente o primeiro, Jezreel, nasceu de Oseias. … A narrativa é essencialmente histórica e, na ausência de qualquer evidência que prove o contrário, é preferível tomá-la como tal. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 978.

Gômer. Nenhuma explicação satisfatória foi encontrada sobre o significado deste nome. Isso adiciona peso à crença e que Gômer era o nome histórico de uma personagem literal. O mesmo se pode dizer a respeito do nome Diblaim. CBASD, vol. 4, p. 978.

Jezreel. O significado do nome em hebraico é “Deus vai semear”, ou “Deus dispersará”. Alguns chamam atenção para a ambiguidade do nome hebraico em si porque, antigamente, a semente era espalhada no processo de semeadura, a palavra “espalhar” também significava “semear” ou “plantar”. O primeiro significado do nome de Jezreel, aplicado no tempo da infidelidade de Gômer, indica que Oséias “espalhou”, ou impediu-a, isto é, restringiu seus privilégios. Mais tarde, quando ela se arrependeu, Oséias “plantou-a”, ou seja, devolveu-lhe seu antigo status e seus privilégios. CBASD, vol. 4, p. 978.

Pelo sangue de Jezreel. Sob a ordem de Deus, Jeú tinha exterminado toda a casa de Acabe, na cidade de Jezreel (2Rs 9:6, 7; 10:17). Por que, então, a ação de Jeú devia ser castigada? Muito provavelmente porque sua motivação em destruir a dinastia de Acabe era pecaminosa. Destruir a casa de Acabe fundava-se no desejo egoísta de Jeú de obter o reino. O propósito de Deus em exterminar a casa de Acabe era apagar completamente a idolatria tão propagada de modo geral por Acabe e Jezabel. Embora Jeú pusesse fim à adoração de Baal, ele ainda manteve o culto ao bezerro de Jeroboão (ver 2Rs 10:21-31) [com fins políticos de impedir que os israelitas do reino do norte fossem a Jerusalém adorar]. O cumprimento de metade da ordem divina revelou um coração dividido, e isso trouxe sobre Jeú  uma condenação maior, uma vez que anulou o objetivo divino. Ele colocou seus propósitos pessoais  à frente dos de Deus e, assim, a sentença foi pronunciada contra ele – “castigarei”. Um homem pode ser usado por Deus e, mesmo assim, ser rejeitado se seu coração não for justo. CBASD, vol. 4, p. 978, 979.

E farei cessar. Isto ocorreu porque o episódio em que a casa de Jeú foi destruída (o assassinato de Zacarias) deu início a um período de confusão política que rapidamente desencadeou a queda do reino do norte (ver vol. 2, p. 69, 70). A pronunciada prosperidade secular da nação, sob Jeroboão II, não era uma prova do favor divino. O resultado final da desobediência era o mesmo que em nossos dias – a destruição. CBASD, vol. 4, p. 979.

5. Quebrarei o arco. Ou seja, destruir o poder militar de Israel. CBASD, vol. 4, p. 979.

No vale de Jezreel. O castigo sobre a nação foi descrito como tendo lugar na mesma região onde Jeú matou a família de Acabe (ver 2Rs 9:15-37). CBASD, vol. 4, p. 979.

6. Deu à luz uma filha. Alguns julgam significativo que o registro não declare “lhe deu um filho”, como foi dito sobre Jezreel (ver v. 3). Esse fato [n]os leva a concluir que Desfavorecida não era filha de Oséias, mas nasceu como resultado do adultério de Gômer. Esse ponto de vista é reforçado se o cap. 2 for considerado uma experiência real do profeta com sua esposa Gômer (ver com. de 2:4). CBASD, vol. 4, p. 979.

Desfavorecida. Do heb. Lo’ruchamah, “sem receber piedade”, ou “não ter recebido compaixão”. Paulo … aparentemente interpreta a frase no sentido de “não ser amada” (cf. Rm 9:25). A nação de Israel estava numa situação na qual um Deus de amor não podia mais ter compaixão dela (ver Gn 6:3). CBASD, vol. 4, p. 979.

Da casa de Judá Me compadecerei. Predição do livramento milagroso de Judá em 701 a.C., das mãos de Senaqueribe e do cerco do exército assírio (ver 2Rs 19:32-36; Is 37:29). Bíblia de Estudo Andrews.

A condição espiritual do reino do sul, “a casa de Judá”, era muito melhor do que a do reino do norte. Embora houvesse um declínio espiritual em Judá, a nação como um todo mantinha, em alguma medida, o culto a Deus, o respeito à lei, e os serviços do templo e os sacrifícios que apontavam para o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29). Isso moveu a compaixão divina sobre o reino do sul, em contraste com a censura e reprovação ao reino de Israel. CBASD, vol. 4, p. 979.

E os salvarei. Deus salvou Judá da sorte sofrida por Samaria em 723/722 a.C. Ele a salvou de Senaqueribe, mais tarde, matando 185 mil soldados no acampamento assírio (2Rs 19:35, 36; Is 37:36, 37). CBASD, vol. 4, p. 979.

Não os salvarei pelo arco. Judá, embora contaminado com a idolatria, manteve em grau considerável sua devoção e confiança em Deus e não na força militar, como fez Israel. … quando Deus liberta Seu povo, Ele não precisa de arco ou espada, cavalos ou cavaleiros, para alcançar a vitória, e que estes, quando usados, não pode salvar sem Ele. CBASD, vol. 4, p. 979, 980.

8. Deu à luz um filho. Outra vez não há indicação de que o profeta seja o pai dessa criança (ver com. do v. 6). CBASD, vol. 4, p. 980.

Não-Meu-Povo. Do heb. Lo’ ‘ammi, “não meu povo”. Alguns veem neste nome um reconhecimento final por Oseias do adultério de Gômer, ou seja, o profeta afirma que acriança não é de seu próprio sangue. Em qualquer caso, o nome dado à criança foi simbólico sobre o relacionamento de Deus com o reino do norte de Israel. CBASD, vol. 4, p. 980.

Vós não sois Meu povo. Deste modo veemente Deus indica Sua rejeição a Israel como nação, por causa de seus pecados, e o rompimento de Sua relação de aliança com eles. CBASD, vol. 4, p. 980.

10 O número dos filhos. Observa-se aqui a semelhança com a promessa dada a Abraão e a Jacó (Gn 22:17; 32:12). CBASD, vol. 4, p. 980.

Se lhes dirá: vós sois filhos do Deus vivo. Esta promessa encontra seu cumprimento na igreja cristã. CBASD, vol. 4, p. 980.

11 Os filhos de Judá. Judá e Israel são mencionados em conjunto para indicar que o plano de Deus para Seu povo escolhido era que eles deveriam se unir em uma só nação. … Indivíduos das tribos de Israel estavam entre os exilados que retornaram depois do cativeiro de Judá (ver com. de Ed 6:17). CBASD, vol. 4, p. 980.

E subirão da terra. Evidentemente é uma referência ao retorno dos cativeiros assírios e babilônico. CBASD, vol. 4, p. 980.

Jezreel. Enquanto, no v. 4, Oseias usa  nome “Jezreel” para representar a dispersão do povo, neste versículo (como em Os 2:22, 23), o profeta emprega “Jezreel”para expressar a sementeira do amor e da misericórdia de Deus para com Seu povo. Este capítulo enfatiza a verdade de que “de Deus não se zomba” (Gl 6:7). Se desobedecermos, não podemos esperar escapar da pena por nossas transgressões. Os três filhos de Oseias, que representam os filhos apóstatas de Israel, declaram, por seus nomes, as punições mais severas por sua apostasia. No entanto, a misericórdia divina é aqui retratada tão forte como é o juízo divino. O Senhor é Deus de justiça e de amor (ver Sl 85:10; 89:14). CBASD, vol. 4, p. 980.


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