Reavivados por Sua Palavra


DANIEL 11, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
18 de novembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Aos violadores da aliança, ele, com lisonjas, perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo” (v.32).


Gosto muito do episódio narrado em Atos 8:26-31, onde Filipe é enviado a falar a um etíope eunuco, um importante oficial da rainha da Etiópia, com o fim de lhe explicar uma porção das Escrituras. Guiado pelo Espírito Santo, Filipe se aproxima daquele homem e lhe faz a seguinte pergunta: “Compreendes o que vens lendo?” (At 8:30). E a resposta do eunuco retorna com outra pergunta: “Como poderei entender se alguém não me explicar?” (At 8:31). Então, Filipe o ensina, o homem entende a verdade e, sem perder mais tempo, pede para ser batizado.

Com surpreendente precisão, cada detalhe narrado em Daniel 11 foi cumprido no curso da história. Mas, para que eu pudesse afirmar isso, homens de Deus, guiados pelo Espírito Santo, se debruçaram sobre a Bíblia e, examinando a história secular, descobriram que a Palavra Inspirada estava narrando eventos já ocorridos. O Senhor tem usado “Filipes” modernos para, à semelhança daquele diácono e de Daniel, declarar “a verdade” (v.2) ao mundo.

Com relação à parte histórica, podemos resumir da seguinte forma:

  1. Os quatro reis que sucederam o reinado de Ciro (v.2): “Cambises (530-522 a.C.), Falso Smerdis ou Gaumata (522 a.C.), que ficou poucos meses no trono e Dario I (522-486 a.C.). O quarto rei é Xerxes (486-465 a.C.)” (Guia de estudo Bíblia Fácil, Profecias de Daniel, p. 50);
  2. Rei poderoso (v.3): Alexandre, o Grande.
  3. “Quatro ventos” (v.4): Generais que sucederam Alexandre: Cassandro (Oeste), Lisímaco (Norte), Selêuco (Leste), Ptolomeu (Sul).
  4. “A filha do rei do Sul casará com o rei do Norte” (v.6): “Antíoco II deveria se casar com Berenice, filha de Ptolomeu II, mas teve que divorciar-se de sua esposa Laodice. Esta tentativa de cimentar as relações entre o Egito e a Síria não teve êxito. Depois que seu sogro (o rei Ptolomeu) morreu, ele se divorciou de Berenice e retomou Laodice como sua esposa” (Idem, p. 51);

Observem que, novamente, estamos diante de uma explicação mais detalhada dos reinos apresentados nas visões anteriores. Apesar de não referir-se a Babilônia, há uma abordagem quanto aos sucessivos impérios: Medo-Pérsia, Grécia e, por fim, Roma (v.21 em diante). O “homem vil” (v.21) ou “chifre pequeno” (Dn 7:8) “se refere tanto a Roma Pagã como a Papal… O profeta viu que o verdadeiro povo de Deus, que sempre esteve determinado a contar aos outros sobre a gloriosa verdade do evangelho, enfrentaria perseguições e dificuldades impostas por Roma. Esta igreja apóstata utilizaria a força, a tortura e a inquisição para eliminar qualquer um que ensinasse de maneira diferente o que ela ensinava. A Bíblia descreve que esse poder continuará sua guerra contra os santos até o fim e, então, seu domínio será retirado para sempre, e será consumido quando Jesus se manifestar em Sua Segunda Vinda (2Ts 2:8)” (Idem, p. 52).

Jesus afirmou que “a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17:3). Daniel diz que aqueles que violam a aliança do Senhor se perverterão, “mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo” (v.32). Será que, de fato, conhecemos a Deus? Tanto Filipe quanto Daniel, foram atalaias das verdades do Senhor. Eles não viviam segundo as suas vontades e desejos, mas conheciam a voz do seu Pastor e, guiados pelo Espírito Santo, seguiam Seus passos. E embora tenham padecido perseguições, caíram “para serem provados, purificados e embranquecidos” (v.35).

Aqueles acontecimentos proféticos agora são apenas registros da história antiga. Mas eles nos servem de alerta de que precisamos estar atentos quanto ao que estamos fazendo de nossa vida hoje, “porque aquilo que está determinado será feito” (v.36), quer você acredite, quer não. Estamos “no tempo do fim” (v.40) não é um jargão sensacionalista, e sim o grito de um Pai que deseja salvar os Seus filhos da destruição. Ele apresenta a Sua Palavra não apenas como um livro de eventos passados, mas como a bússola que nos indica um futuro glorioso e eterno. Que assim como Filipe e Daniel, a nossa vida seja uma revelação do Deus que conhecemos.

Feliz sábado, povo do Deus vivo!

Desafio do dia 02/21: Oremos por: sabedoria e discernimento espiritual.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Daniel11
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: