Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 46 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
5 de novembro de 2017, 0:20
Filed under: Sem categoria

1-15 Ezequiel continua a descrever vários aspectos da adoração diária. Enquanto permitia diversidade na adoração, Deus prescreve aqui ordem e continuidade. Esta continuidade visava um ritmo saudável à vida espiritual de Seu povo. Life Application Study Bible Kingsway.

porta do pátio interno (NVI). Uma santidade especial era atribuída à porta leste interior (p. 789, H; ver os regulamentos concernentes à porta leste exterior, em Ez 44:1-3). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 808.

Enquanto a porta leste do pátio externo ficava fechada de modo permanente (44.2), a porta leste do pátio interno podia ser aberta nos dias de festa. Bíblia de Estudo NVI Vida.

lua nova. a lua nova inicia um mês novo, cujo primeiro dia é festa. Bíblia Shedd.

ficará junto ao batente. A partir daí, o príncipe podia observar os sacrifícios sendo oferecidos no grande altar no pátio interno, mas não lhe era permitido entrar no pátio interno propriamente dito. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Na entrada. As pessoas que estivessem presentes nos sábados e nas luas novas deviam prestar adoração no pátio exterior [letra C, no diagrama], próximo à porta interior. Não podiam entrar na estrutura da porta, como o príncipe, mas eram obrigadas a ficar só na entrada. CBASD, vol. 4, p. 808.

um him de azeite. É a sexta parte do bato, e dá 3,66 litros. Não há equivalente para as medidas secas, de maneira que a medida de 3,66 kg chama-se “a sexta parte de um efa”, v. 14. Bíblia Shedd.

o povo da terra. A expressão refere-se [aqui] a todos os que não eram sacerdotes, levitas, profetas ou anciãos. Só mais tarde [o termo] veio a indicar os judeus que tinham permanecido no território nacional, misturando-se com os pagãos, enquanto Ezequiel estava pastoreando os cativos na Babilônia (Ed 9.1-2). Bíblia Shedd.

todo aquele que entrar pela porta norte … sairá pela porta sul. Parece tratar-se de medidas para o controle das multidões. Nesse caso, nessa era futura haveria o povo em massa apinhado no santuário no dia festivo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Provavelmente para manter a ordem e também para evitar que as pessoas tivessem que se virar, pois elas foram instruídas a entrar pela porta norte ou sul, mas a sair pela porta do lado oposto ao que haviam entrado. CBASD, vol. 4, p. 808.

10 no meio deles. O significado parece ser que, nas festividades anuais, o príncipe devia se misturar com o povo, unindo-se a este no culto. CBASD, vol. 4, p. 808.

12 oferta voluntária. Uma dádiva não exigida pela lei. O ato de dar graciosamente é algo que Deus ensina pelo exemplo supremo de conceder-nos com Cristo todas as coisas (Rm 8.32). Bíblia Shedd.

16 Der um presente. Os v. 6 e 18 apresentam regulamentos quanto às terras que pertenciam ao príncipe. Duas seções seriam designadas, uma de cada lado da santa porção  (Ez 45:7, 8). CBASD, vol. 4, p. 808.

17 até o ano da liberdade. É o ano do jubileu descrito em Lv 25.8-34. A terra e suas riquezas pertencem irrevogavelmente a Deus, e quem fizer uso destas, fá-lo-á como peregrino e hóspede na terra. Os homens, mordomos das bênçãos divinas, poderão fazer contratos de empréstimo dos terrenos, por um período máximo de 50 anos, mas nunca haveria um latifundiário, pois que tudo volta à tribo e à família beneficiária, a quem o proprietário, Deus, o cedeu. Bíblia Shedd.

19 Nos cantos do átrio interior estão os cômodos para serem queimadas as ofertas prescritas pela lei, e os cantos do átrio exterior (ver diagrama, p. 789, U] são as “cozinhas” para as ofertas do povo (21-24), as quais o próprio povo consome numa solenidade também festiva (Dt 112.27). Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: