Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 45, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
4 de novembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Tereis balanças justas, efa justo e bato justo” (v.10).


Divisando a terra prometida, o Senhor ordenou a “Moisés e a Eleazar, filho de Arão, o sacerdote”, que levantassem “o censo de toda a congregação dos filhos de Israel” (Nm 26:1-2). Feito o censo, Deus orientou Moisés a repartir a terra em herança conforme a proporção em número de cada tribo (Nm 26:54). Ou seja, a porção territorial de cada tribo deveria ser distribuída com justiça conforme o número de sua população.

À tribo de Levi, no entanto, não seria dada herança na terra: “Pelo que não terão herança no meio de seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhes tem dito” (Dt 18:2). Mas, “uma porção santa da terra” (v.1) seria separada para os sacerdotes para lhes servir “de lugar para casas” (v.4). Por algum tempo o povo havia sido oprimido, e dele exigido além do que era justo. As medidas citadas no texto de hoje se referem aos secos/comida (efa) e aos líquidos/bebida (bato). Em tudo, deveria prevalecer o juízo e a justiça. Deus não deixaria o Seu povo desassistido.

A sequência do capítulo, então, faz menção à entrada de ano dos israelitas, com uma espécie de cerimônia de purificação: “purificarás o santuário” (v.18). Um texto bem pertinente para nós, já que estamos iniciando o clima de final de ano e preparação para o ano porvir. Infelizmente, a realidade do mundo não tem nada a ver com purificação, e sim com contaminação. Há todo um preparo, organização e planejamento para o fútil, fazendo com que o que realmente importa seja desconsiderado e ignorado. Quando deveríamos estar fazendo um profundo exame de consciência, estamos preocupados com o que comer, beber e vestir.

Ora, Cristo foi direto ao ponto nessa questão, ao direcionar os olhos dos discípulos às aves do céu e aos lírios do campo. Assim como a Sua justiça foi ativa no passado, ela continuará em ação, sempre. Os Seus planos para os Seus filhos são justos em todos os seus efeitos e aquele que confia no Senhor não precisa temer quanto ao futuro. Mas há uma regra áurea que precisa ser seguida, e esta, Jesus repete a nós hoje: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33).

‘Primeiro Deus’ não foi um slogan inventado pela Igreja Adventista, mas um princípio declarado pela boca do Cordeiro pascal. Erguer a bandeira do Reino de Deus e da Sua justiça e viver o evangelho com a intensidade de uma busca constante e perseverante, eis do que o mundo precisa. Foi quando estas verdades começaram a ser vividas pelos reformadores que as trevas do engano começaram a ser dissipadas pela luz da Palavra.

Praticar “juízo e justiça” (v.9) vai além de questões materiais ou religiosas, mas corresponde a colocar as coisas em seus devidos lugares:

  1. Primeiro Deus. Deus como a Fonte primária de todas as coisas.
  2. As nossas necessidades básicas atendidas (resultado).

“Todo o povo da terra” (v.16) tem sido chamado para fazer parte do reino eterno de justiça, mas nem todos estão dispostos a aceitar a justiça de Cristo como “oferta pelo pecado” (v.22). Muitos até afirmam aceitar e aparentam crer, mas ainda se apegam à própria justiça barata e imunda (Is 64:6).

Meu irmão e minha irmã, não há mais tempo para continuarmos seguindo os padrões mundanos e nos amoldando ao cenário pagão. É tempo de sermos as próprias “balanças justas” (v.10) que o Senhor erguerá como troféus perante o inimigo, assim como fez com Jó, “homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1:1). Então, a justiça que nos aguarda será infinitamente mais completa e perfeita do que a que foi usada na repartição territorial de Canaã e na retribuição à fidelidade de Jó. Não receberemos recompensas terrenas, mas recompensas eternas. Não viveremos “sete dias” (v.21) de Páscoa para nos lembrar do Cordeiro, mas haverá sete dias de “silêncio no Céu” (Ap 8:1), porque toda a corte angélica virá  de lá, com Cristo, o Cordeiro, para trazer “juízo e justiça” definitivos.

Prepara-te, pois o Justo vem vindo!

Feliz sábado, justos do Senhor!

Jornada espiritualChuva Serôdia. Chegou a hora!“, 20° dia: Chegou a hora de purificar a sua casa! Em oração, peça ao Espírito Santo para lhe mostrar tudo aquilo que O desagrada e que lhe afasta dEle, como CDs, DVDs, jogos e outros, e se desfaça de tudo isso. Em seguida, ore novamente e destrua os objetos (Manassés Queiroz, Chuva Serôdia. Chegou a hora!, p. 116).

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Ezequiel45
#RPSP

Deixe um comentário:


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: