Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 44, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de novembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Os sacerdotes terão uma herança; Eu sou a sua herança. Não lhes dareis possessão em Israel; Eu sou a sua possessão” (v.28).


O sacerdócio na Bíblia representa um ministério santo, sobre o qual repousa a responsabilidade da orientação espiritual. Tanto o sacerdócio do santuário, quanto o sacerdócio familiar, foram instituídos por Deus como um plano de estrutura perfeita, proporcionando ao homem a chave de uma vida vitoriosa: “eles se chegarão a Mim, para Me servirem, e estarão diante de Mim… diz o SENHOR Deus” (v.15).

Dentre as suas atribuições, a principal delas, com certeza, era a intercessão. Ao imolar os animais e ao oferecer a gordura e o sangue ao Senhor, os sacerdotes o faziam em favor de si mesmos e de todo o povo, consagrando-os a Deus. Ao mesmo tempo, precisavam ter uma vida ilibada, e o Senhor fez questão de destacar alguns aspectos:

  1. Vestuário e asseio pessoal (v.17-20);
  2. Alimentação (v.21);
  3. Casamento (v.22).

Diferente dos demais levitas, os descendentes de Zadoque (2Sm 8:17) permaneceram fiéis ao Senhor. “Os levitas, porém,… se apartaram para longe” (v.10) de Deus, servindo “à casa de Israel de tropeço de maldade” (v.12). Estamos diante de uma notória distinção entre o bom exemplo e o mau exemplo; entre o verdadeiro sacerdócio e o sacerdócio apostatado.

Com o dever de ensinar o povo “a distinguir entre o santo e o profano e… entre o imundo e o limpo” (v.23), o método de ensino dado por Deus foi o exemplo. As vidas dos sacerdotes deveriam ser verdadeiras “aulas práticas”. Cumpria-lhes instruir “aos rebeldes” (v.6) com a autoridade de quem vivia o que falava.

A porta “que estava fechada” (v.1) assim continuaria devido à dureza de coração dos filhos de Israel em misturar o santo com o profano. Contudo, a porta foi aberta pelo único que é digno e capaz de abri-la: “o santo, o verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fecha, e que fecha, e ninguém abre” (Ap 3:7). Ele mesmo disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por Mim, será salvo” (Jo 10:9). O sacerdócio de Cristo foi o fiel e perfeito exemplo. Ele abriu a porta que nos condenava à eterna separação da glória do Pai. E nos chama como Seu “sacerdócio real” (1Pe 2:9) para vivermos as Suas “prescrições” (v.16) com inteireza de coração.

“Nota bem, e vê com os próprios olhos, e ouve com os próprios ouvidos tudo quanto” (v.5) o Senhor tem nos ensinado através de Sua Palavra: permaneça diante de Mim (v.15), obedeça aos Meus mandamentos (v.16), vista-se com decência e bom senso e cuide de sua higiene e saúde (v.17-21), não se case sem a Minha bênção (v.22), faça diferença entre o santo e o profano (v.23), seja justo com o seu semelhante e santifique “os Meus sábados” (v.24), não ponha em risco a sua salvação envolvendo-se com “mortos” espirituais (v.25), seja fiel na devolução dos dízimos e das ofertas, “para que faça repousar a bênção sobre a vossa casa” (v.30).

Faça parte do “testamento” divino que está prestes a cumprir sua eficácia: “O vencedor herdará estas coisas, e Eu lhe serei Deus, e ele Me será filho” (Ap 21:7).

Pela graça de Deus, seja um praticante da Palavra (Tg 1:22) e, por Cristo, herdeiro das bênçãos celestiais!

Bom dia, sacerdócio real!

Jornada espiritualChuva Serôdia. Chegou a hora!“, 19° dia: “Leia, em oração, o livro de Joel e medite profundamente em seu contexto e sua mensagem. Tenho certeza de que o Senhor o atenderá em sua sinceridade e o impactará com as Suas maravilhosas verdades sobre o preparo espiritual necessário para a breve volta de Cristo Jesus” (Manassés Queiroz, Chuva Serôdia. Chegou a hora!, pág. 110).

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Ezequiel44
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: