Filed under: Sem categoria
“Pois, no Meu zelo, no brasume do Meu furor, disse que, naquele dia, será fortemente sacudida a terra de Israel” (v.19).
Apesar da incerteza quanto à identidade de Gogue e Magogue, a aplicação profética destes nomes certamente não foi apenas para o período pós-exílio, mas também o é para o período que antecede o retorno de Jesus à Terra e o que sucede o período do milênio. Como termos genéricos, Gogue e a “terra de Magogue” (v.2), representam todas as autoridades e nações que rejeitaram e que rejeitarão o Deus de Israel, como está escrito: “e sairá [Satanás] a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar” (Ap 20:8).
Dentro desta perspectiva, existem dois momentos na história desta “nação” apóstata: como um povo que avança parecendo que vai vencer (v.15), e como aquele que perecerá sob o brasume da ira de Deus (v.22). Segurando o estandarte do engano, Satanás tem avançado em seus propósitos de “roubar, matar e destruir” (Jo 10:10). E assim como tentou, a todo custo, eliminar o povo do qual descenderia o Messias, hoje, a sua ira é contra a igreja de Cristo e “os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap 12:17).
O pecado têm mostrado todos os seus resultados e o desfecho da história deste mundo revelará a santidade de Deus quando a Sua glória consumi-lo. “Nos últimos dias” (v.16), a terra “será fortemente sacudida” (v.19). A natureza já tem manifestado a fragilidade do planeta após milênios de pecado. Mas, enquanto a cólera de Deus se volta contra o pecado, a ira de Satanás tem como objetivo destruir o pecador. Enquanto Deus vindica Sua santidade, a estratégia final de Satanás é fazer o mundo acreditar que não existe pecado e, consequentemente, que não existe verdade absoluta.
Amados, assim como o Senhor é santo, Ele também chamou algumas coisas de santas:
- O sábado é santo (Gn 2:3; Êx 20:8; Is 58:13-14; Ez 20:12, 20);
- A Lei de Deus é santa (Rm 7:12);
- Nós somos chamados para ser santos (Lv 19:2; 1Pe 1:16).
Gogue e Magogue não se refere apenas às nações que perseguirão o remanescente dos últimos dias, mas àqueles que têm buscado “cobrir a terra” (v.16) com mentiras e sutilezas deitando por terra tudo o que acima Deus chamou de santo. Apesar de possuir o apoio de “muitos povos” (v.15), “todos os homens que estão sobre a face da terra tremerão” (v.20) diante dos juízos do Poderoso de Israel.
Temos sido testemunhas oculares das últimas cenas deste mundo que está prestes a ser abatido pela “chuva inundante” (v.22) das pragas finais. E qual tem sido a tua e a minha reação diante de tão urgente mensagem? “Fogo e enxofre” (v.22) não foi preparado para nós, e sim “para o diabo e seus anjos” (Mt 25:41). Portanto, não trate como profano o que Deus chamou de santo. Volte-se para as Escrituras. Estude a Bíblia com diligência e oração. Então, como Cristo, vencerás o tentador pelo poder do Espírito Santo mediante o “está escrito” (Mt 4:4).
Feliz sábado, santos dos últimos dias!
Jornada espiritual “Chuva Serôdia. Chegou a hora!“, 13° dia: “Há uma missão extraordinária para a qual você foi chamado(a). Inicie uma jornada de jejum e oração pedindo ao Senhor que lhe capacite para o Seu ministério” (Manassés Queiróz, Chuva Serôdia. Chegou a hora, pág. 79).
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus
#Ezequiel38
#RPSP
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário