Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 35, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
25 de outubro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Por isso, tão certo como Eu vivo, diz o SENHOR Deus, procederei segundo a tua ira, e segundo a tua inveja, com que, no teu ódio, os trataste; e serei conhecido deles, quando te julgar” (v.11).


Irmãos de sangue, mas inimigos declarados, diz a Bíblia que já no ventre materno Esaú e Jacó brigavam pela liderança (Gn 25:22). Apesar de ter nascido primeiro, Esaú veio ao mundo com a mão de Jacó segurando o seu calcanhar (Gn 25:26). Os irmãos deram origem a dois povos. Esaú, aos edomitas. E Jacó, aos israelitas.

A rivalidade entre irmãos prevaleceu entre os dois povos. E, tomados de ódio e de inveja, a desolação do povo de Deus era para Edom motivo de contentamento e de alegria. O “monte Seir” (v.3), também chamado pelo profeta Obadias de “monte de Esaú” (Ob 1:8), bem como “todo o Edom” (v.15), receberia o mesmo fim de destruição que desejara em seu coração e com o qual se alegrara quando aconteceu.

Desejar a infelicidade do outro, comemorar o fracasso alheio e se aproveitar do infortúnio de alguém revela um caráter corrompido, carnal e totalmente avesso ao caráter que o Espírito Santo deseja imprimir em cada cristão. A sutileza da inveja é tão maligna e cruel em seus efeitos que, geralmente, age na surdina e na mente do invejoso desenvolve um ódio que se manifesta em pensamentos de maldição, bem exposta por Deus na expressão “Bem feito!” (Ez 25:3).

Tal ação encoberta, no entanto, não foge aos olhos e aos ouvidos dAquele que diz: “Eu o ouvi” (v.13). E a queda alheia de que tanto se alegrou, um dia, se torna a mesma pela qual cairá. Como está escrito: “Se o justo é punido na terra, quanto mais o perverso e o pecador!” (Pv 11:31). Possuidores de um coração enganoso, precisamos estar em constante vigilância. Muitos há que se orgulham de guardar toda a lei de Deus, mas permitem que a inveja e a cobiça lhes cative a mente a ponto de não mais reconhecer a voz do Espírito Santo a lhes advertir.

Os conselhos dados pelo apóstolo Paulo nos dá um discernimento avançado quanto ao amor prático e abnegado serviço pelo próximo. Leia com calma e peça ao Espírito Santo que promova em você um profundo exame de coração as palavras que estão em todo o capítulo doze do livro de Romanos. Ali, encontramos o passo a passo de uma nova vida em Cristo, do uso devido acerca dos dons espirituais e uma linda e minuciosa recomendação sobre as virtudes cristãs. É um verdadeiro antídoto contra a inveja e contra a ira.

Desta forma, buscando o poder do alto e reavivados pela transformação promovida pela Palavra de Deus, estaremos comprometidos em ser amigos de Jesus: “Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando… Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (Jo 15:14 e 17). Permita que o Espírito Santo realize esta obra em sua vida, todos os dias.

Bom dia, amigos de Jesus!

Jornada espiritualChuva Serôdia. Chegou a hora!“, 10° dia: “Experimente orar ao Espírito Santo para dizer-Lhe que você O aceita como seu amigo, e que necessita que Ele realize toda obra necessária em sua vida” (Chuva Serôdia. Chegou a hora, pág. 67).

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Ezequiel35
#RPSP

Deixe seu comentário:


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: