Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 24, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
14 de outubro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

 

“Assim vos servirá Ezequiel de sinal; segundo tudo o que ele fez, assim fareis. Quando isso acontecer, sabereis que Eu sou o SENHOR Deus” (v.24).

 

No capítulo onze deste mesmo livro, vimos que os próprios príncipes do povo usaram a ilustração da panela e da carne como uma forma de dizer que Jerusalém jamais seria destruída e ali eles iriam sempre permanecer. Mas, assim como a glória do SENHOR foi retirada do maior objeto de orgulho de Israel, o templo (Ez 10:4, 18; 11:23), Ezequiel, no capítulo de hoje, profetiza a ruína do templo e o resultado da rebelião do povo.

Toda as provas que estavam enfrentando e haviam de enfrentar eram consequência direta de seus pecados, mas também representavam outro meio pelo qual Deus usa por Seu amor: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo” (Ap 3:19).

Entretanto, Jerusalém tornara-se uma panela cheia de ferrugem que o fogo não conseguia consumir: “Trabalho inútil! Não sai dela a sua muita ferrugem, nem pelo fogo” (v.12). Por mais que as provações apresentadas fossem instrumento de purificação do SENHOR, nem assim seriam purificados, e, segundo as suas obras, a cidade orgulho seria julgada (v.14).

A segunda parte deste capítulo externa um dos maiores clamores do SENHOR ao Seu povo e, creio eu, foi o pedido mais difícil que Ele fez ao Seu profeta: “Geme em silêncio” (v.17). Não foi a viuvez de Ezequiel um sinal para o povo, mas a ausência do luto. O luto naquele tempo seguia uma espécie de ritual e um período de lamentação. O sofrimento notório expressava o amor que o enlutado sentia pelo ente querido. A Ezequiel, entretanto, foi expressamente ordenado que não chorasse a morte de sua amada mulher e nem seguisse os procedimentos que envolviam o luto. E ele fez tudo conforme o SENHOR lhe havia mandado (v.18).

Quando o povo de Jerusalém viu Ezequiel no dia seguinte à morte de sua esposa agindo como se nada tivesse acontecido, foi despertado de que algo muito sério estava por vir: “Não nos farás saber o que significam estas coisas que estás fazendo?” (v.19). Quantos sinais e apelos haviam sido dados ao povo antes disso! Se Ezequiel não foi o único instrumento de Deus a trabalhar naquele tempo crítico no resgate de Seu povo (ele foi contemporâneo de Jeremias e outros profetas) , sua vida não foi apenas um chamado – ela foi um grito desesperado de um Deus que não desiste de Seus filhos. A vida de Ezequiel foi um sinal de que o SENHOR é Deus e que o Seu amor está além da compreensão do homem.

E hoje? Assim como o cerco de Babilônia em redor de Jerusalém, estamos igualmente cercados por um inimigo que “anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5:8). A nossa geração vive em tempos decisivos e sob contagem regressiva para o maior evento de todos os tempos: a volta de Jesus. E o que temos visto? Contrição? Arrependimento? Preparo? Não, amados. Pelo contrário. Há dureza de coração, orgulho e mornidão. Temos sido testemunhas não apenas de sinais, mas de evidências mais do que suficientes para entendermos que não tarda o SENHOR em cumprir a Sua promessa (Hc 2:3).

Onde estão os modernos “sinais ambulantes de Deus” tal qual foi Ezequiel? Onde estão hoje aqueles cuja vida desperta o mundo de que algo muito sério está para acontecer? Em momentos decisivos e terrivelmente corruptos, Satanás avança em enredar a mente humana em uma espécie de transe. Hipnotizados e embriagados em entretenimentos e ocupações, o mundo precisa ser abalado por cristãos que, sob santa ousadia, preguem mesmo que não falem nada. Cristãos que mantenham uma relação tão íntima com Deus que saibam exatamente o momento certo de falar e a quem falar (v.27).

De nada adianta você ler esses comentários diários se primeiramente não buscar na comunhão a sua experiência pessoal com Deus. O SENHOR deseja falar com você e fazer da sua vida um lindo instrumento de salvação nestes últimos dias. Pouco tempo nos resta para esta obra e Deus deseja nos usar para salvar todo “aquele que escapar” (v.27). Coloque-se, hoje, nas mãos do SENHOR e você será para o mundo um cheiro de vida para a vida eterna!

Tenham todos um lindo e feliz sábado, instrumentos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Ezequiel24
#RPSP

Deixe seu comentário:


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Amém. Que mensagem linda, fiquei emocionada, que o Senhor Deus me ajude diariamente em minha caminhada cristã, que eu seja a luz do Senhor nestes momentos de trevas que estamos vivendo. Deus nos abençoe, Deus te abençoe Rosana Barros. Obrigada por suas reflexão do Reavivados.

Comentário por Marcela Lima




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: