Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 7 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
27 de maio de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (v. 14).


Alianças políticas eram muito comuns e o antigo testamento relata várias delas. A união entre a Síria e Israel (Efraim) causou pavor ao rei Acaz e ao povo de Judá, justamente porque o rei havia se negado a fazer parte desta mesma aliança contra a Assíria. Esta negativa representou uma afronta para aqueles dois reinos, e a possibilidade deles se levantarem contra Judá era iminente. Diante disto, o cenário era de medo e de desespero (v. 2).

No entanto, o SENHOR usou Isaías para transmitir a Acaz as Suas palavras: “Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois tocos de tições fumegantes…” (v. 4).  “Sear-Jasube”, que quer dizer “Um-Resto-Volverá” (v. 3), era o primogênito do profeta e uma espécie de recado vivo de que o remanescente subsistiria. Na iminência de uma provável batalha, Deus envia uma mensagem de esperança e de alento. Ele agiria em favor de Seu povo e seguro nesta verdade Acaz não precisava temer. O Rei dos reis decretou: “Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá” (v. 7). Porém, Acaz precisava crer (v. 9).

Deus foi tão paciente que Ele mesmo incentivou Acaz a Lhe pedir um sinal. “Pede ao SENHOR, teu Deus, um sinal” (v. 11), qualquer um, no céu ou nas profundezas! Infelizmente, muitas vezes a nossa fé é movida pelo sobrenatural. Como Tomé, precisamos ver para crer (João 20:24-25). O SENHOR conhecia o duro coração de Acaz e por isso propôs a realização de um sinal físico. Contudo, Acaz se negou a pedir: “Não o pedirei” (v. 12) e decidiu confiar na aliança política com a Assíria (II Reis 16:5-7). O que resultaria ao reino de Judá  (v. 17) a tão temida desolação (v. 18) e vergonha (v. 20).

Mesmo que a dureza do coração do homem insista em perdurar, há sinais divinos que não dependem da minha ou da sua vontade. Ainda que Acaz houvesse negado o privilégio de presenciar um sinal divino, outro sinal aconteceria, quer ele quisesse, quer não: A VINDA DO EMANUEL (v. 14)! Precioso Cordeiro de Deus que traria ao mundo a vitória, não de batalhas terrenas, mas, da grande batalha de todos os tempos! Príncipe da Paz que estabeleceria, não um reino mortal, mas, um Reino eterno!

Ele veio a primeira vez e prometeu voltar (João 14:1-3)! Pode ser que você esteja pedindo ou esperando que um grande sinal aconteça para finalmente tomar uma firme decisão ao lado do SENHOR. Entenda, não é errado pedir sinais, desde que você tenha o bom senso de buscar a Deus, primariamente, na fonte que Ele nos deixou como o sustentáculo de nossa fé: a Bíblia. O estudo da Palavra, aliado a uma vida de oração, deve ser o fundamento de nossa vida cristã. Quando Gideão pediu sinais ao SENHOR (Juízes 6:17, 36-40) não foi para fundamentar a sua fé nEle, mas porque considerava-se incapaz para a missão que lhe foi confiada (Juízes 6:15). Portanto, amados, a fé verdadeira é aquela que, fundamentada na Palavra de Deus, confia nos sinais que o SENHOR já nos revelou (Hebreus 11:1), que tem cumprido e que certamente cumprirá. “Então, aparecerá no céu o SINAL do Filho do Homem” (Mateus 24:30). Este é um sinal que, acredite você ou não, em breve vai se cumprir! Não endureça o teu coração como fez Acaz! Prepara-te, ó remanescente fiel! O Rei vem vindo!

Feliz sábado, “Um-Resto-Volverá”!

Desafio do dia: Hoje é dia de esperança! Um dos sinais entre o SENHOR e o Seu povo (Ezequiel 20:12 e 20). Participe do Impacto Esperança sendo um instrumento de Deus na pregação do evangelho!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Isaías7
#RPSP

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: