Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 3 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
23 de maio de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“O SENHOR se dispõe para pleitear e Se apresenta para julgar os povos” (v. 13).


Dois julgamentos acontecem neste capítulo. Um se refere a Jerusalém e Judá e o outro às mulheres de Jerusalém. O primeiro é uma consequência do “que as suas próprias mãos fizeram” (v. 11). O povo havia esquecido do SENHOR e se corrompido a tal ponto que por Ele foram comparados a Sodoma (Is.1:10; v. 9). Aqueles que se chamavam pelo nome do SENHOR oprimiam uns aos outros (v. 5) e de público revelavam seus pecados (v. 9). Não havia mais pudor ou limites. Até o aspecto do rosto lhes era um testemunho desfavorável. Já o segundo julgamento completava o quadro da destruição. Àquelas as quais foi confiada a mais sublime missão estavam de todo corrompidas e suas vidas eram regidas para a exaltação própria e exibição extravagante. Homens e mulheres haviam perdido a noção do puro e do sagrado, levando Jerusalém e Judá à completa ruína. Lares destruídos, nação destruída!

Entretanto, mesmo em meio a um cenário de tão terríveis proporções, como em cada geração deste mundo, Deus conserva aqueles os quais, por Sua graça, intitula de justos: “Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas ações” (v. 10). Ou seja, nem tudo estava e nem tudo ESTÁ perdido. Em toda a história da humanidade o SENHOR tem erguido Seus troféus, “os resgatados do SENHOR” (Is. 35:10), “os restantes de Jacó” (Is. 10:21). Sempre houve e continua havendo um chamado de urgência que envolve decisão e entrega. Homens e mulheres têm sido convocados para proclamar três especiais mensagens: “O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:15). Isto é: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo… caiu, caiu a grande Babilônia… Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap. 14:7, 8 e 12).

Quando a comunhão diária e o desejo de conhecer o SENHOR são substituídos pela busca dos próprios interesses, a natureza humana é manifestada na língua e nas obras (v. 8). Um dos piores pecados de Sodoma foi a publicidade que davam a eles (Gênesis 19:5). Muitos têm alegado sinceridade ao expor suas fraquezas. Não se trata, porém, de um protesto contra a hipocrisia ou falsidade, mas da promoção daquilo que destrói “o caminho por onde deves seguir” (v. 12). Qual é a sua intenção ao publicar indiretas nas redes sociais? Qual é a sua intenção ao divulgar fotos com “o aspecto do seu rosto” (v. 9) em conotação sensual? Qual é a sua intenção ao vestir-se de forma provocante e extravagante? Oh, meus irmãos, não temos mais tempo a perder com estas coisas tão medíocres!

Amados, fomos chamados das trevas deste mundo para a maravilhosa luz de Cristo e Ele nos deixou exemplo para seguirmos os Seus passos (I Pedro 2:21). O que estamos fazendo com tamanho privilégio? Não haverá desculpas para o erro no Dia do SENHOR. “Ai do perverso!“, porque colherá o que ele mesmo semeou (v. 11). O Espírito do SENHOR geme para que atendamos ao Seu apelo: “Oh! Povo Meu!“, cuidado para não estar seguindo pela estrada do engano (v. 12) cujo desfecho transformará tudo o que julgavam belo em lixo e podridão (v. 24)! Lembrem-se: estas advertências não são de homens, mas assim “diz o SENHOR, o SENHOR dos Exércitos” (v. 15).

Fomos criados para revelar a glória de Deus (Is. 43:7)! Que a nossa vida testifique que fomos comprados por alto preço e, “pelo conhecimento completo dAquele que nos chamou para a Sua própria glória e virtude“, tornemo-nos “coparticipantes da natureza divina, livrando-nos da corrupção das paixões que há no mundo” (II Pedro 1:3 e 4).

Bom dia, diligentes servos de Cristo!

Desafio do dia: Ore pedindo ao Espírito Santo que lhe mostre tudo aquilo que pode estar maculando a sua vida e tome a firme decisão de se desfazer de tudo isso.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Isaías3
#RPSP

Impulsionar publicação
Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: