Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 1 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
21 de maio de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é Quem fala…” (v. 2).


Considerado uma bíblia dentro da Bíblia, o livro de Isaías possui 66 capítulos, onde os primeiros 39 se referem ao juízo sobre o povo de Deus e os últimos 27, à esperança da redenção e de um futuro glorioso. De uma forma didática e usando de ilustrações pertinentes e comuns à época, o profeta revela a vontade do SENHOR, deixando bem claro, já no início de sua fala, que era apenas um mensageiro das palavras de Deus (v. 2). Israel havia se corrompido a tal ponto que animais de carga foram considerados mais sãos (v. 3). Tornaram-se ignorantes. “Abandonaram o SENHOR… voltaram para trás” (v. 4). Este retrocesso lhes causou enfermidade espiritual. Primeiro, na mente e no coração (v. 5). E, por consequência, em todo o corpo (v. 6). O povo escolhido para revelar a glória do Criador, transformou-se em uma ferida ambulante. E tudo isso porque lhe faltava o conhecimento.

Ora, mas os versos 10 a 15 relatam a tristeza de Deus contra um povo que conhecia bem a forma de culto e tudo o que regia a Casa do SENHOR. Então, a que tipo de conhecimento Isaías se referiu? Ao único conhecimento que salva! Os filhos de Israel conheciam bem os ritos e continuavam seguindo com uma vida “religiosa” debaixo de suas leis e tradições, mas suas vidas não comungavam com o Assim diz o SENHOR. A aparência de piedade os levou a esquecer do Deus que, antes de instituir os ritos do santuário, deixou bem claro o motivo pelo qual mandou que o fizessem: “E Me farão um santuário, para que Eu possa habitar no meio deles” (Êxodo 25:8). O desejo de Deus é de estar no centro de nossa vida. Se Ele for o primeiro em nosso coração, com certeza tudo o que fizermos revelará que há um Deus nos governando, e que O conhecemos de fato.

É tão fácil hoje em dia declarar-se cristão. Basta confessar a Cristo como Senhor e frequentar uma igreja… e pronto, eis um crente. Há mais de dezessete anos que fui batizada, mas somente há pouco mais de três conheci o meu SENHOR. Com muita paciência e misericórdia, Deus me esperou e iniciou em minha vida um processo de mudanças que só alcançará o “dia perfeito” (Pv. 4:18) quando Ele vier me buscar. Foi o começo de um grande desafio para mim. Quanto mais me aproximava de Cristo e quanto mais procurava conhecê-Lo, mais me deparava com minha natureza pecaminosa e com a minha incapacidade de vencê-la. Percebi que eu andava na Casa dEle, trabalhava para Ele, orava a Ele, mas não O conhecia. Em seu livro, “Conhecer Jesus é tudo”, na página 41, o pastor Bullón diz o seguinte: “A humanidade está ficando louca porque fala de ‘autodisciplina’, de ‘energia interna’, de ‘força mental’. Ela se esqueceu de olhar para Cristo e está olhando para dentro de si em busca de solução e só acha fracasso e frustração. Nada disso! Olhemos para Cristo e falemos: ‘Ah, Senhor, já tentei de tudo e não consegui! Carrego dentro de mim uma natureza estranha que me leva para o pecado. Por favor, ajuda-me, porque eu não posso”.

Foi só quando eu decidi fazer uma entrega como essa que descobri a verdadeira fonte do conhecimento: Jesus. Entenda, amado(a), não é o que você faz que vai salvá-lo(a), é o que Ele já fez! “Vinde, pois e arrazoemos” (v. 18) é o convite dAquele que é o único capaz de lhe purificar de seus pecados. A religião prática (v. 17) deve ser a consequência desta purificação, e não o contrário. Precisamos buscar o conhecimento que salva, todos os dias. A experiência que tive com Cristo há mais de três anos não tem o poder de me sustentar hoje. Hoje preciso renovar a minha vida com Ele e dEle conhecer, através do estudo de Sua Palavra e da oração. A comunhão diária nos sustenta e nos conduz à vida eterna: “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem enviaste” (João 17:3). Busque conhecer ao SENHOR! Não se apoie em obras! Mas que as tuas obras sejam o resultado do agir de Deus em sua vida! Lembre-se: você não pode apresentar aquele que você não conhece!

Bom dia, lavados e purificados por Cristo!

Desafio do dia: Apesar da degradação de Israel, o SENHOR possuía “alguns sobreviventes” (v. 9). Nestes últimos dias, o SENHOR também possui um remanescente. Clame a Ele para fazer parte deste pequeno povo que O conhece e Lhe segue a voz!

Rosana Garcia Barros

#RPSP
#Isaías1
#PrimeiroDeus


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: