Reavivados por Sua Palavra


CANTARES 8 by jquimelli
20 de maio de 2017, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

O Cântico dos Cânticos nos apresenta um retrato poderoso da maravilhosa relação matrimonial  que Deus deseja que todos os casais casados desfrutem: um verdadeiro retorno ao paraíso!

Tal relação de amor pode parecer impossível levando em conta toda a nossa bagagem pecaminosa. Então um casamento conforme descrito em Cantares é apenas um sonho? O auge de Cantares, 8:6, nos dá a resposta. Sob inspiração, a Sulamita diz que o amor descrito em Cantares é nada menos que “fogo ardente, … labaredas do SENHOR [Yahweh]” (NVI). A promessa implícita é que tal amor é uma chama que se origina com o próprio Deus. É uma faísca da Chama Sagrada! O amor entre homem e mulher é um amor santo aceso pelo próprio Senhor!

Podemos, eventualmente, optar por rejeitar tal amor, como Salomão fez em seus últimos anos. Mas, se estivermos dispostos, Deus continuamente encherá nossos corações e nossos lares com um amor que “nem muitas águas conseguem apagar” (v. 7 NVI)! Além disso, se o amor humano é a própria Chama do Senhor, então este amor humano refinado e puro, como descrito em Cantares – aponta para o próprio Senhor do amor.

O amor humano santificado tipifica o divino. A relação conjugal entre marido e mulher em Cantares é, portanto, um tipo da relação de amor entre Deus e o Seu povo. Podemos, então, ler o Cântico dos Cânticos e ver não só um retrato de Salomão e da Sulamita, mas de Jesus Cristo, o grande Salomão, e seu relacionamento com sua noiva, a Igreja.

Ao contemplar o íntimo, permanente e exclusivo relacionamento de amor descrito em Cantares, pode-se ter um vislumbre do santo amor divino que Jesus quer compartilhar conosco. E, ao experimentarmos nós mesmos tal casamento com Cristo, pregaremos para o mundo acerca do amor incrível de Deus!

O Cântico dos Cânticos é a suprema declaração bíblica sobre a teologia do amor e do casamento. Nós realmente alcançamos o Santo dos Santos, e nos tornamos inflamados com a Chama do Senhor!

Querido Senhor, convido que faças meu coração e minha casa brilharem cada vez mais forte com o Teu amor. Amém.

Richard M. Davidson
Professor de Interpretação do Antigo Testamento
Seminário Teológico da Universidade Andrews

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: