Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 12 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
12 de maio de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

O último capítulo de Eclesiastes aborda quatro dos temas bíblicos mais questionados no meio cristão: criação, morte, observância dos mandamentos e juízo. Vejamos hoje que, assim como “O Pregador” (v. 9) escreveu “com retidão palavras de verdade” (v. 10), “dadas pelo único Pastor” (v. 11), toda a Bíblia explica a verdade sobre estes quatro assuntos, sem deixar margem de dúvida. Comecemos:
1. “Lembra-te do teu Criador” (v 1): o relato da criação apresentado em Gênesis é tão real quanto o relato da redenção apresentado nos evangelhos. A expressão “Lembra-te”, também aparece no quarto mandamento da Lei de Deus (Êxodo 20:8-11), aliás, o único mandamento que nos remete a Deus como Criador. O livro de Salmos confirma o relato de Gênesis (Salmo 33:6 e 9; Salmo 104). Jesus confirmou a criação (Marcos 10:6). Paulo confirmou a criação (Romanos 1:20; I Coríntios 15:45; I Timóteo 2:13-14). O livro de Hebreus confirma o relato de Gênesis (Hebreus 11:3).
2. “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (v. 7). Além de ser mais uma confirmação do relato da criação do homem (Gênesis 2:7), também desmistifica a verdade sobre a morte. A Bíblia afirma que a matéria-prima, pó da terra, volta para o Seu lugar, e o espírito, ou seja, fôlego de vida, retorna para Deus, o Doador da vida. A palavra usada é “ruach“, que significa “vento”, “sopro”, e não uma entidade fora do corpo. Pois nós não temos uma alma, nós somos uma alma (Ezequiel 18:4). A Bíblia também afirma que a morte é um sono (João 5:28-29), e que os mortos não sabem coisa alguma (Eclesiastes 9:5-6). O próprio Jesus comparou a morte com o sono (João 11:11-14) e o apóstolo Paulo também (I Tessalonicenses 4:13-14).
3. “De tudo o que se tem ouvido, a suma é:
Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque isto é dever de todo homem” (v. 13): a conclusão apresentada por Salomão é a mesma que foi apresentada a Adão e Eva antes do pecado, aos homens antes do dilúvio, a Israel no êxodo e a nós hoje (Apocalipse 14:7, 14:12). Jesus disse: “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15). Tiago reforçou: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tiago 2:10 e só para não restar dúvidas, leia até o verso 12). João confirmou: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; ora, os Seus mandamentos não são penosos” (I João 5:3). O povo de Deus dos últimos dias serão conhecidos como “os que guardam os mandamentos de Deus” (Apocalipse 12:17). E, preste bastante atenção: a observância dos mandamentos não foi algo para os judeus, mas “É O DEVER DE TODO HOMEM” (v. 13).
4. “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (v. 14): Chegará o dia em que todo ser humano terá de prestar contas ao justo Juiz (Atos 17:31). “Manifesta se tornará a obra de cada um” (I Coríntios 3:13) e cada um será julgado com base na “lei da liberdade” (Tiago 2:12). Tiago chama os dez mandamentos de lei da liberdade, lei sob a qual seremos todos julgados, e ainda reforça: “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tiago 1:25). Paulo afirmou em Romanos 13:10 que “o cumprimento da lei é o amor”. Veja só o que João escreveu: “Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança” (I João 4:17). A Lei de Deus, além de ser uma expressão do Seu caráter, é uma manifestação do Seu amor.
Amados, o Espírito Santo tem nos guiado “a TODA a verdade” (João 16:13). A função da verdade é de nos libertar (João 8:32). E “para a liberdade foi que Cristo nos libertou” (Gálatas 5:1). A escravidão deste mundo destrói, a liberdade em Cristo nos salva e nos move a cumprirmos o nosso DEVER (v. 13) por amor. Não fomos salvos por obedecer, mas obedecemos porque já fomos salvos. Porque amamos a Deus!
Resumindo: O Criador tanto nos amou que nos deu o Seu único Filho, para que todo o que nEle crê, ou seja, que é fiel aos Seus mandamentos, não durma o sono da morte para sempre, mas receba a vida eterna (João 3:16).
Bom dia, libertos pela verdade!
Desafio do dia: Escreva ou imprima os dez mandamentos (Êxodo 20:3-17) e coloque em um lugar visível de sua casa. Lembre-se: obedecê-los é seu DEVER!
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus
#Eclesiastes12
#RPSP

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: