Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 10 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
10 de maio de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“O coração do sábio se inclina para o lado direito, mas o do estulto para o da esquerda” (v. 2).


Na cidade em que moro há um hotel à beira-mar cuja arquitetura frontal dá a ideia de que parte do prédio é inclinado para a esquerda. É claro que é só uma faixada criativa e que tudo lá dentro segue os padrões de uma construção normal. Mas, em meus pensamentos de criança, ficava imaginando que tudo lá dentro também deveria ser inclinado. O texto de hoje também se refere a uma inclinação, na verdade, duas: uma natural e ainda outra, adquirida.
 
Somos naturalmente inclinados, ou seja, tendenciosos, para o mal. E por mais insignificante que seja considerado o pecado cometido, ele pode colocar tudo a perder (v. 1). Nossa natureza pecaminosa nos torna inevitavelmente culpados. Contudo, recebemos, mediante a graça de Jesus Cristo, a oportunidade ímpar de, apesar desta inclinação, permitir que Ele construa em nosso interior os padrões celestiais. Ao recusar que o grande Arquiteto e Edificador promova a reforma necessária em nossa vida, inclinamos cada vez mais para o lado errado, e a jornada da vida vai revelando isso (v. 3). Paulo escreveu: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2:14).
 
Por outro lado, aquele que permite que a obra do Espírito Santo seja realizada em sua vida, inicia uma jornada cujo fruto vai sendo revelado em suas palavras e atitudes. O “ânimo sereno” (v. 4) ou mansidão faz parte do fruto do Espírito (Gálatas 5:23) e é indispensável na vida de todos os que desejam herdar o Reino eterno: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5); além de ser uma das características que Cristo nos convidou a adquirir: “Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, porque sou MANSO e humilde de coração…” (Mateus 11:29). A mansidão, aliada ao domínio próprio, nos torna aptos a discernir melhor como reagir em determinadas situações e nos livra de ações tolas e constrangimentos desnecessários.
 
A excelência da sabedoria está na vida e obra do Deus que Se fez homem. Suas palavras ecoavam vida. Suas ações manifestavam amor. Seus pensamentos eram de paz. Tudo nEle revelava uma sabedoria excelente e inquestionável. O Rei dos reis não almejou tronos ou posições terrenas. O Príncipe da Paz andou “a pé como” servo “sobre a terra” (v. 7) e nos deixou traçado, em solo enegrecido pelo pecado, o Caminho que DEVEMOS seguir. Apesar de nossa natural inclinação, não estamos fadados à queda, se tão-somente permitirmos que Cristo entre em nosso coração e nos torne coparticipantes com Ele de Seu banquete que nos refaz as forças (v. 17).
 
Que o meu e o seu coração esteja até o fim inclinado para o lado direito. Pois, não tarda a hora em que Cristo dirá aos que estiverem à Sua direita: “Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).
 
Bom dia, salvos por Cristo!
 
Desafio do dia: Por mais que a sua natureza seja acostumada a reagir de modo contrário, escolha ser manso. Não revide. Não responda ao insulto. Se não for para falar com mansidão, prefira o silêncio. Que hoje seja o início de uma reforma em sua vida.
 
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Eclesiastes10 #RPSP

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Olá, tudo bem? O desafio de hoje, me fez lembrar o filme ATÉ O ÚLTIMO HOMEM.
Que sejamos serenos em todos aspectos da vida, em nome de JESUS.

Comentário por Elias Nascimento Rodrgues Rodrigues




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: