Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 9 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
9 de maio de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“… se é amor ou se é ódio que está à sua espera, não o sabe o homem. Tudo lhe está oculto” (v. 1).


A meteorologia é a ciência que estuda os fenômenos climáticos, dando-nos a possibilidade de saber a previsão do tempo e a proximidade de possíveis desastres naturais. Porém, esta mesma previsibilidade, infelizmente, não podemos ter com relação ao que fazemos neste mundo. Ainda que sejamos, aos olhos de Deus, justos e sábios, nunca saberemos ao certo o que nos espera no futuro. Nossas ações, por melhores e bem intencionadas que sejam, nem sempre são respondidas de maneira positiva. Mas existe algo completamente previsível: “Tudo igualmente sucede a todos” (v. 2). E, só para não restar dúvidas, “a todos sucede o mesmo” (v. 3).

Ninguém conhece o dia da morte, mas sabe que, enquanto estivermos neste mundo cujo “salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23), estamos todos sujeitos à mesma “remuneração”. Temos dentro de nós algo que pode decretar a nossa sentença de morte antes mesmo dela chegar de fato: o nosso coração. Pois “o coração dos homens está cheio de maldade” (v. 3). “Enganoso é o coração…” (Jeremias 17:9), lembram? Porém, enquanto há vida, há esperança (v. 4)!

Existem várias doutrinas sobre o estado dos mortos, mas a verdade sobre a morte é apenas UMA, e o sábio (como toda a Bíblia) deixa isto bem claro: “… mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque A SUA MEMÓRIA JAZ NO ESQUECIMENTO” (v. 5). Os sentimentos que dantes os governavam, já não existem (v. 6), nem tampouco qualquer obra ou conhecimento (v. 10). Portanto, precisamos realizar, EM VIDA, o que nos vier às mãos para fazer, conforme às nossas forças (v. 10), “pois o homem não sabe a sua hora” (v. 12).

De forma sábia e prudente, o SENHOR nos convida a procurar viver aqui um prenúncio do que viveremos na eternidade. O prazer de desfrutar com alegria das dádivas que Deus nos dá não é pecado, amados. O pecado está em permitir que os prazeres da vida ultrapassem os limites estipulados por Ele nas Escrituras. Mas se o nosso gozo não macular as alvas vestes que Jesus nos concede e nem esgotar o óleo do Espírito de nossa mente (v. 8), então devemos louvar a Deus pela porção de regozijo que Ele nos oferece “todos os dias” (v. 9). Este mundo já tornou-se triste o suficiente para que a nossa vida seja regida por “ódio ou inveja” (v. 6), ou qualquer outro tipo de sentimento que nos roube a esperança da vida eterna em Cristo Jesus.

A ilustração a respeito do pobre sábio descreve com exatidão esta verdade. Ainda que a sua sabedoria seja desprezada e suas palavras negligenciadas, “melhor é a sabedoria do que a força” (v. 16). Porque a sabedoria “dá vida ao seu possuidor” (Ec. 7:12), “mas um só pecador destrói muitas coisas boas” (v. 18). Não pense que você tem o poder de prever suas intenções. Fuja do mal enquanto há esperança (v. 4). “Vai” (v. 7) e desfruta da porção que Deus lhe confiou na companhia do cônjuge “que amas” (v. 9). “Em TODO TEMPO sejam alvas as tuas vestes e JAMAIS falte o óleo sobre a tua cabeça” (v. 8). Tudo o que Deus lhe confiar para fazer, não faça motivado por motivos egoístas, mas “conforme as tuas forças” (v. 10), “para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16). E lembre-se:
Mais vale ouvir “as palavras dos sábios” em silêncio do que “os gritos de quem governa entre tolos” (v. 17). E a previsão do teu tempo porvir será a chegada da chuva serôdia, culminando no raiar do Sol da Justiça!

Bom dia, sábios do SENHOR (v. 4)!

Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Eclesiastes9 #RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: