Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 7 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
7 de maio de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (v. 29).


Você já foi a um velório ou enterro? Quais os sentimentos que geralmente se externam em um momento como esses? Tristeza, luto, muitas vezes desespero, não é mesmo? Familiares e amigos chorando a ausência do ente querido. Em contraste com este quadro, o nascimento de um bebê é um dos momentos mais felizes na vida dos pais, senão o mais feliz. Visitar um bebê é motivo de alegria e de celebração da vida. Mas parece que Salomão inverteu as coisas neste capítulo. Ele chega a afirmar que é melhor “o dia da morte… do que o dia do nascimento” (v. 1). Na verdade, o início do verso nos oferece a explicação: “Melhor é a boa fama do que o unguento precioso”. Para quem teve uma vida temente a Deus, a morte torna-se apenas um intervalo intrajornada até que Cristo volte e lhe conceda o galardão eterno. Por isso que “preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos Seus santos” (Salmo 116:15).

Entretanto, nós, os vivos, devemos tomar isto em consideração (v. 2), sabendo que ainda estamos sujeitos às vicissitudes da vida e que as nossas escolhas definirão o nosso destino final. A morte não é o fim para os que temem ao SENHOR, porque “quem teme a Deus de tudo isto sai ileso” (v. 18). Muitos têm vivido de um lado o extremismo (v. 16) e do outro, a loucura da insensatez (v. 17). Diante do fato de que “não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque” (v. 20), devemos reconhecer a nossa total e completa dependência do único Justo que já pisou sobre esta terra. Ao reconhecermos que sem Ele nada podemos fazer (João 15:5), estamos adquirindo a sabedoria que “dá vida ao seu possuidor” (v. 12). E nem a morte poderá afastar-nos do Amor que nos salvou (Romanos 8:38-39).

Apesar de ter recebido do próprio Deus o título de homem mais sábio que já pisou sobre esta Terra, Salomão confessou que por mais que buscasse a sabedoria, ainda a considerava algo muito distante de ser alcançado (v. 23). Então, ele inicia um tipo de “investigação” (v. 25) cuja conclusão dá a entender que ele excluiu qualquer possibilidade de haver alguma mulher dentro dos padrões que ele mesmo formou. A expressão “como esperava” (v. 28) deixa bem claro que a Bíblia não está excluindo as mulheres de serem sábias, mas que a própria experiência de Salomão com mulheres que quase o levaram à perdição, o fez chegar à conclusão de que desviar-se do plano original de Deus (Gênesis 2:24) para enredar-se com mulheres que não têm o temor do SENHOR, é lançar-se em um cárcere (v. 26).

Amados, diante da afirmação de que “quem teme a Deus de tudo isto sai ileso” (v. 18), precisamos dar ouvidos ao urgente clamor do Espírito Santo para nós hoje: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7). Muito em breve Jesus voltará e precisamos estar prontos. Logo, todos, homens e mulheres, estaremos diante do justo Juiz que não faz distinção entre nós (Romanos 3:22), pois TODOS pecamos e carecemos da glória de Deus (Romanos 3:23).

Que os momentos tristes e difíceis purifiquem o nosso coração (v. 3). Que aguardemos com paciência (v. 8) e que não sejamos governados pela ira (v. 9). Que deixemos as coisas que para trás ficam (v. 10) e prossigamos “para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14).

Bom dia, homens e mulheres salvos pela graça de Cristo!

Desafio do dia: Peça ao SENHOR que o ajude a fugir de tudo aquilo que tem lhe afastado de Seus propósitos.

Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Eclesiastes7 #RPSP


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Rosana, boa noite
Não lhe conheço pessoalmente, mas te admiro e te acompanho pelas redes sociais os seus belos comentários sobre o projeto #rpsp.
Obrigado e parabéns, continue e pode ter a certeza de que tem ajudado muita agente a entender melhor o Livro 📚 d de Deus.
Obrigado
Att
Rinaldo Ferreira
Caxias do Sul – RS

Comentário por Rinaldo Ferreira da Silva

Louvado seja Deus! Muito obrigada, querido irmão! Peço que, por favor, ore por toda a equipe envolvida neste ministério.
Graça e paz!
Rosana

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: