Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 4 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
4 de maio de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade” (v. 12).

As tribulações são momentos de nossa vida em que temos que suportar algum tipo de tristeza. Salomão denomina esses momentos de opressões. A expressão “vi a violência na mão dos opressores” (v. 1), dá a ideia de que para ser oprimido, é necessário haver pelo menos um opressor. Segundo o dicionário, opressão significa sujeitar alguém a fazer algo pelo emprego de violência. Podendo esta violência ser psicológica ou física, causando “lágrimas dos que foram oprimidos”. A vida de Jesus é um total contraste com este quadro. O Seu ministério foi uma revelação do verdadeiro caráter de Deus, cujo atributo principal se chama AMOR (I João 4:8). O Seu convite aos oprimidos foi: “Vinde a Mim” (Mateus 11:28) e a Sua promessa foi: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:4).

Logo após, o rei concluiu que em melhor condição estão os que já morreram (v. 2) e aqueles que ainda nem nasceram, pois estão livres das “más obras que se fazem debaixo do sol” (v. 3). E não bastasse este cenário humano tão triste, o verso 4 apresenta outra realidade que, além de ser vaidade, é egoísta e completamente reprovada por Deus. A Bíblia está nos dizendo que o esforço do homem por galgar degraus cada vez mais altos e a corrida por alcançar excelência no que se faz é resultado “da inveja do homem contra o seu próximo” (v. 4). O que fazemos tem sido reflexo do poder do SENHOR em nossa vida? Ou fazemos para mostrar aos outros que o nosso trabalho é superior? Qual tem sido a finalidade das suas obras? Um tolo e preguiçoso (v. 5-6) acaba passando por melhor condição do que quem procura o crescimento e a destreza para humilhar o próximo. Cristo condenou tal atitude na disputa de Seus seguidores pelos lugares de honra: “Pois todo aquele que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14:11).

A nossa vida não deve ser um espetáculo para o mundo, mas luz que indica o espetáculo da glória de Deus (Mateus 5:14-16). E este é um processo que além de gradual (Pv. 4:18), não é solitário. O famoso “cordão de três dobras” tem recebido diversas interpretações que dividem os estudiosos em discussões que não têm importância diante de Deus. A mensagem central é que “é melhor serem dois do que um” (v. 9). Isto sim faz todo sentido. E Salomão não enfatizou aqui o casamento, mas a importância dos relacionamentos. Tanto que ele usou a figura de filhos e irmãos no verso 8. A solidão nunca foi plano de Deus e a vida de Cristo foi a maior prova disto. O Salvador nunca estava sozinho. Se não estava envolto por multidões, estava cercado por Seus discípulos. Se não estava na companhia de todos os discípulos, estava com aqueles com os quais compartilhou os momentos mais difíceis e marcantes de Seu ministério. E na ausência de todos, estava em “audiência” com Seu Pai. Ou seja, ficar só não era opção. E, a certeza de Sua companhia para os que procuram cumprir a missão que requer relacionamento inclui a certeza de que jamais estaremos sozinhos: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28:20).

A inversão da opressão, do orgulho e da solidão é a vida de Cristo. Eis o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6). Eis “O cordão de três dobras que não se rebenta”! Eis o nosso único exemplo: “deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos” (I Pedro 2:21).

Bom dia, imitadores de Cristo!

Desafio do dia: Faça um nó em um pedaço de fita e coloque em sua Bíblia como marca-página para que você sempre lembre da importância de Seu relacionamento com Jesus e com o próximo.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Eclesiastes4 #RPSP

Anúncios

5 Comentários so far
Deixe um comentário

Eu nunca faço comentários ou envio emails, pois imagino que para ler seja difícil, mas hoje eu precisei fazê-lo. Acompanho o reavivados desde a 1° fase, quando comecei a descobrir o que é ter um relacionamento com Deus e de lá pra cá não consigo parar, estou em.missao na África e nem sempre tenho acesso acesso Internet, mas sempre que tenho, carrego os comentários e os coloco em dia. Porém na 2° fase nós temos os comentários da Rosana, que bênção tem sido esses comentários na minha vida! A cada dia que os leio vejo a resposta de Deus para as minhas várias perguntas no meu desequilíbrio emocional por estar em um lugar tão complicado e se escrevo essas palavras é porque realmente sou grata pela disposição dessa equipe que busca manter o povo de DEUS reavivados diariamente. Muito Obrigada!

Comentário por Bruna Queiroz

Querida Bruna, fico imensamente feliz em como você tem permitido que o SENHOR atue em sua vida! A Palavra de Deus é cura para tudo em nossa vida, inclusive para nos conceder equilíbrio emocional. Tenho muita vontade de ir para África em missão. Que Deus, em Cristo Jesus, continue lhe fortalecendo. Persevere, minha irmã!
Graça e paz!
Rosana

Comentário por Ivan Barros

Quero receber diariamente comentários sobre o RPSP

Comentário por ALEXANDRO SARAIVA DA SILVA

Boa noite Alexandro, que bom que gostou dos blog!
Para seguir receber os posts por email, por favor, clique na caixa “SEGUIR”, logo embaixo do texto “SEGUIR BLOG VIA E-MAIL”.
Ou prefere via What’s?
Abraço, Jeferson.

Comentário por jquimelli

Já repassei o seu whats pra pessoa responsável. Abraço.

Comentário por jquimelli




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: