Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 3 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
3 de maio de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (v. 1).


Há um tempo atrás, um banco privado criou um slogan que prometia aos seus clientes um atendimento de 30 horas por dia. Apesar da impossibilidade literal de tal propaganda, a estratégia foi a de somar as 6 horas de funcionamento diário das agências mais as 24h de atendimento via telefone. A ideia era de transmitir aos clientes a segurança de que poderiam ter acesso à sua conta e negócios a qualquer tempo. E em uma época em que “tempo é dinheiro”, as estratégias têm sido cada vez mais ousadas e criativas.
 
O tempo pode ser imprevisível ou pode ser influenciado por nossas próprias escolhas. Ninguém escolhe o tempo em que vai nascer, mas as escolhas podem influenciar no tempo de morrer. Ninguém, em sã consciência, escolhe o momento de chorar, mas pode escolher sorrir. Não perdemos algo porque programamos a perda, mas temos a escolha de procurar até encontrar. Não compramos nada pensando no dia em que jogaremos fora. Não acordamos decididos: “Hoje vou me aborrecer com Fulano!” (Ou pelo menos, como cristãos, não deveríamos), mas podemos escolher amar. E, diante de tudo isso, percebam que o tempo não é naturalmente previsível. Na verdade o tempo de cada ser humano nesta Terra foi designado por Deus antes mesmo de nascer: “Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Salmo 139:16).
 
Deus é o dono do tempo, mas Ele não interfere no livre arbítrio que concedeu a cada um de nós. Usamos a liberdade de forma errada e acabamos maculando os perfeitos propósitos de Deus com nossas más escolhas. Mas aqueles que não se cansam de fazer o bem, no devido tempo colherão os resultados do que plantaram (Gálatas 6:9).
 
Nós nascemos e já começamos a morrer. O nosso tempo aqui é limitado e escasso. “… todos procedem do pó e ao pó tornarão” (v. 20). E nesta corrida contra o tempo começamos a tentar preencher o nosso coração com tudo aquilo que o mundo afirma ser felicidade, mas, que como vimos nos capítulos anteriores, não passa de vaidade.
 
Então, o verso 11 nos diz uma verdade que se todos pudessem ter conhecimento, certamente entenderiam o porquê ainda sentem um grande vazio na vida mesmo tendo alcançado tudo aquilo que aos olhos humanos trazem felicidade. Atentem bem para a parte destacada do verso: “Tudo fez Deus formoso no Seu devido tempo; TAMBÉM PÔS A ETERNIDADE NO CORAÇÃO DO HOMEM”. O lugar que multidões têm tentado preencher com coisas corruptíveis, tem um espaço do tamanho da eternidade!
 
Portanto, o segredo da verdadeira felicidade, amados, não está em ganhar mais dinheiro; nem em ter um trabalho de destaque; nem em diversões e entretenimentos; nem em relacionamentos. Nada disso é eterno. Tudo isso é perecível. A verdadeira felicidade está em Deus, o único que é eterno e o único que tem o poder de renovar “o que se passou” (v. 15). Quer ganhar mais tempo? Invista o seu tempo no SENHOR. Ore mais, estude mais a Bíblia, louve mais, seja mais assíduo nos cultos da igreja “tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10:25). Que a sua comunhão com o Céu reflita a luz de Cristo em sua vida e que o seu tempo não se resuma a este mundo, pois Deus te fez para que você tenha vida em abundância, pois “sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente” (v. 14).
 
Bom dia, herdeiros do tempo eterno!
 
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus  #Eclesiastes3  #RPSP
Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Excelente texto!

Comentário por Celio

Excelentes todos as mensagens de hoje! Tirar de textos difíceis mensagens maravilhosas!
Que bênção!
Muito obrigado, equipe! Deus os abençoe sempre!

Comentário por Silvio Fernandes




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: