Reavivados por Sua Palavra


JÓ 10 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
29 de setembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Vida me concedesse na Tua benevolência e o Teu cuidado a mim me guardou” (v. 12).

O salmo 23 é um dos textos bíblicos mais conhecidos e um dos mais lidos do mundo cristão. Geralmente faz parte da decoração de muitas casas, a Bíblia aberta neste salmo. Mas eu lhe convido hoje a visualizar o verso quatro do referido salmo: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo…“. Percebam que o salmista Davi usa uma figura de linguagem que lhe era peculiar. Como pastor de ovelhas, conhecia bem o labor que dantes era o seu ofício. E muitas vezes teve que pôr em risco a sua própria vida para proteger as ovelhas de seu pai, Jessé. Quanto mais Deus não faria qualquer coisa em prol de Seus filhos! Jesus, nosso Bom Pastor, enfrentou não apenas o vale da sombra da morte, mas a própria morte por amor a mim e a você.

No capítulo de hoje, Jó protesta contra o que julga ser a severidade divina. Apesar de reconhecer que foi criado e cuidado por Deus, lamenta que pela mesma mão criadora sofria os males de Sua ira (v. 17). Então, finaliza suas palavras novamente falando em morte, mas desta vez, em “sombra da morte”, por duas vezes (v. 21, 22), enfatizando a sua certeza de que não esperava nada além da morte como solução para o seu sofrimento.

Perceba que eu omiti a última parte do Salmo 23:4. Acompanhe agora a leitura da parte final deste verso: “…a Tua vara e o Teu cajado me consolam“. Ontem vimos que Jó, em seu desespero, em alguns momentos não sabia o que estava falando. Vamos rever o que ele disse no verso trinta e quatro do capítulo anterior: “Tire Ele a Sua vara de cima de mim”. Nossa! Jó definitivamente não sabia o que dizia. Ai dele se isso tivesse acontecido! Enquanto ele dizia “ai de mim!” (v. 15) temendo os juízos de Deus, ai dele se Deus não estivesse com Sua vara por sobre ele.

Interessante é que Jó inicia o seu protesto deixando bem claro que o que iria falar era fruto da amargura que estava sentindo (v. 1) e dizendo a Deus: “Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo” (v. 2). Resumindo, era como se Jó tivesse dito mais ou menos assim:

— Eu não suporto mais viver assim! Preciso falar tudo o que me aflige! Perante Deus, eu só peço que Ele não me leve a mal, só me faça entender porque está me fazendo passar por tudo isso.

A nossa incompreensão acerca de nossas tristezas e mazelas muitas vezes nos leva a nutrir as mesmas dúvidas que amarguraram a vida de Jó. Passar pelo vale da sombra da morte sem temer o mal que ele traz consigo parece uma missão impossível de ser idealizada, quanto mais realizada. A Bíblia não descarta a possibilidade de sentirmos medo, mas coloca o medo num patamar inferior à esperança que Deus promove no coração dos que nEle confiam. Infelizmente, o medo é um mal que nos acompanha durante toda a nossa vida. Tememos muitas coisas, porém, a maior delas sempre foi a morte. Mas o salmista afirma que não tem medo algum porque Deus com ele está e usa Seus instrumentos para consolá-lo. A certeza da presença constante de Deus é, portanto, o segredo para fazer cessar o medo. Jó sabia que, ainda que não pudesse ver, Deus estava com ele (v. 11), e, inconscientemente, mesmo com uma visão equivocada, reconheceu duas coisas que Davi reconheceu em forma de louvor: Deus estava com ele, e a Sua vara estava sobre ele.

Mais tarde Jó descobriria que a vara que julgava ser severa, era a que o consolava e o ajudava a suportar todas as suas dores.

Amado, Deus está aí com você neste momento em que você escolheu ser reavivado por Sua Palavra mais este dia. Ele está lhe conduzindo a verdes pastagens e a águas tranquilas. Ainda que você esteja atravessando o vale da sombra da morte, pode chorar, pode abrir o teu coração a Deus, pode extravasar a tua dor, só não pode perder a esperança, pois o SENHOR está contigo e está com a Sua vara e com o Seu cajado para te conduzir da morte para a vida, onde habitarás com Ele para todo o sempre! Creia e confie!

Bom dia, ovelhinhas do Bom Pastor!

Desafio do dia: Decore o salmo 23 e recite-o todas as vezes que estiver passando por dificuldades, crendo que Deus está contigo.

*Leiam #Jó10

Rosana Garcia Barros


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Em algumas situações, o silêncio é o melhor argumento que não pode ser rebatido.
Senhor nosso Deus ajuda-me a confiar totalmente em você, porque do pai é onde vem o meu socorro.
Amém!!!

Comentário por Samuel Alfredo Domingos

Quando passamos por pesares, muitas vezes temos a falsa impressão que somos abandonados por Deus. Eis uma grande lição que temos aprendido no livro de Jó: em toda e qualquer situação Deus está conosco e é nEle que devemos depositar nossa confiança! Hoje faz 3 anos que conheci a verdade que conduz para uma nova vida, para a esperança de um novo lar… E percebo que quanto mais aprendo algo sobre Deus e sEu caráter mais tenho a aprender.

Que sejamos confiantes no Senhor independente do que nos aconteça!

Comentário por Jéssica F.

LOUVADO SEJA DEUS POIS SEMPRE ESTA CONOSCO NOS GUARANDO E PROTEGENDO

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

Rosana, Que bom! Quando hoje abri o Reavivados pela Palavra e li seu comentário.
Eu comecei a postar seus comentários e sempre ilustrava com alguma foto relacionada ao tema. Mas percebi, que poucos curtiam. Então orei ao Senhor que me desse uma tática para atrair as pessoas para Ele. Deus me fez perceber que todas as vezes que posto uma foto minha pessoa, há mais curtidas e comentários. Então mudei a tática. No lugar de postar fotos relacionadas com o tema do Reavivados do dia. Comecei a colocar fotos da minha pessoa. Está dando certo. Já que é assim, fazer de tudo para atrair as pessoas para voltarem o olhar para o SENHOR.

Comentário por Marcia Vita




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: