Reavivados por Sua Palavra


JÓ 8 – COMENTÁRIO ROSANA BARROS  by Ivan Barros
27 de setembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Ele te encherá a boca de riso e os teus lábios, de júbilo” (v. 21).

O segundo amigo de Jó inicia o seu primeiro discurso. Apesar de usar de poucas palavras, Bildade traz argumentos pesados e uma visão farisaica, a qual já vimos que o próprio Jesus condenou: “Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas FOI PARA QUE SE MANIFESTEM NELE AS OBRAS DE DEUS” (João 9:3). Daí aparece Bildade e diz que os filhos de Jó morreram daquela forma por terem pecado contra Deus. Quando vamos avançando no estudo deste livro, percebemos o quão deficiente era o entendimento dos amigos de Jó com relação a justiça divina. Era uma percepção equivocada e humana. Não podemos jamais comparar o nosso senso de justiça com a justiça de Deus. A justiça do homem é rápida para acusar, rápida para punir; enquanto a justiça do SENHOR é rápida para perdoar, rápida para salvar. Cada ser humano neste mundo, desde o princípio, é uma criação particular e exclusiva. Assim como as mais belas obras de arte, que não podem ser copiadas, você e eu somos vasos únicos e especiais nas mãos do Oleiro. Nunca houve e nunca haverá alguém igual a você ou a mim. E sendo assim, o Autor da vida sabe muito bem como conduzir cada uma de Suas obras exclusivas. Jó não pediria para morrer se não soubesse que a morte trata-se apenas de um descanso. A morte de seus filhos não foi o fim, mas foi um repouso até o começo da eternidade.

Nem todos os servos de Deus experimentam o alívio que Jó experimentou antes de sua morte (O que veremos no capítulo 42). Já estudamos a vida de alguns heróis da fé que não tiveram o mesmo desfecho. E a lição da escola sabatina desta semana aborda um pouco sobre alguns deles, como Abel, que foi morto por seu irmão (Gênesis 4:8) e Estêvão (cuja história veremos em nosso estudo do livro de Atos) que foi morto, apedrejado por seus patrícios. Percebam que tanto na vida destes, quanto na vida de Jó, a injustiça partiu daqueles que deveriam amá-los.

O nosso maior sofrimento não acontece quando somos atingidos pelo mal de quem não conhecemos, mas por aqueles que se dizem nossos amigos e que afirmam nos amar. Jó foi esquecido por seus próprios irmãos, e os amigos que ali estavam como “consoladores”, só aumentavam a sua dor com palavras de reprovação e não de conforto. O que Jó pronunciou no capítulo de ontem foi o desespero em pensar que havia sido abandonado também por Deus. Não escondeu suas palavras e nem a sua angústia que o agredia até a morte. E a sua exposição tão cheia de terror não agradou a visão de seus amigos, assim como Eli um dia não se agradou ao avistar Ana pranteando de uma forma tão contrita a ponto de ser confundida com uma ébria (I Samuel 1:14). Como disse o próprio Bildade, “nós somos de ontem e nada sabemos” (v. 9). Como, pois, julgar conhecer os propósitos divinos debaixo de nossa visão míope? O sol nasce para bons e maus, justos e ímpios; a chuva cai sobre bons e maus, justos e ímpios; mais um dia termina, para bons e maus, justos e ímpios. O mundo em que vivemos não é nada justo e a cruz foi o grande palco desta realidade.

A nossa vida é limitada ao AGORA. Se “a esperança do ímpio perecerá” (v. 13) hoje, amanhã ou daqui a cinquenta anos não cabe a mim e nem a você estabelecer e nem condená-lo a morrer em sua impiedade, dizendo: “Eis em que deu a sua vida!” (v. 19), ou seja: “Eu bem que sabia que ele acabaria mal!”. Bildade afirmou a maldição na vida dos “aborrecedores” (v. 22) de Jó e não sabia ele que estava incluso neste grupo.

Amados do SENHOR, somos chamados para, como disse o padre Zezinho, andar como Jesus andou, sonhar como Ele sonhou, sentir o que Ele sentiu, viver como Ele viveu, AMAR como Ele nos amou! Só assim, APESAR das provações, APESAR de nossas tristezas, APESAR das injustiças, APESAR DE NÓS MESMOS, Deus encherá a nossa boca de riso e os nossos lábios, de júbilo (v. 21). O nosso “primeiro estado” (v. 7) passará, porque Deus “enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque AS PRIMEIRAS COISAS PASSARAM” (Apocalipse 21:4). Basta apenas crer nAquele que é “Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça” (Apocalipse 19:11).

Bom dia, servos do Deus Fiel e Verdadeiro!

Desafio do dia: Pais, assim como Jó, reúnam seus filhos e orem com eles e por eles, consagrando-os ao SENHOR.

*Leiam #Jó8

Rosana Garcia Barros


8 Comentários so far
Deixe um comentário

Um pouco antes de ler esta palavra de hoje, meu filho mandou-me uma mensagem inesperada para eu orar por ele. Pura providencia. Grato

Comentário por Geraldo Ivamar Fonseca

Amém! Louvado seja Deus! Que as mais ricas bençãos de nosso Pai Celeste possam coroar a sua vida e de sua família, guiando-os à Cidade de Deus!
Graça e paz!
Rosana Garcia Barros

Comentário por nanalipe

GLORIA A DEUS TU ES TREMENDO

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

Rosana, seus comentários são muito bem postos e sempre inspiradores. Concordo com você plenamente, mas, se me permite acrescento ainda um pouco mais. Como existem pessoas insensíveis em todos os cantos da terra. Dentro da igreja ou fora dela, vemos pessoas assim. Mas o pior disso tudo é que muitas pessoas se dizem cristãs mas não conhecem O CRISTO. Dizem amar, mas não conhecem o Deus do amor, e ainda, ao pregarem desse Deus que dizem conhecer falam um monte de bobagens. Espero que minha vida reflita o AMOR DELE, e que eu não seja encontrado em falta. Mas pior ainda, com tristeza em minhas palavras, vemos hoje muitas Igrejas que pregam esse Deus de Bildade. – Se você for fiel (dizem muitos pregadores), Deus está obrigado a te abençoar; e com essas facetas equivocadas do evangelho, com essa teologia da prosperidade o verdadeiro evangelho fica manchado e o caráter de nosso Senhor também. Oxalá que os verdadeiros cristãos ao estudarem esse livro fantástico entendam que muitas vezes sofremos somente por amá-lo, por querer seguir seus preceitos, e como você disse, esse privilégio o próprio Filho de Deus passou na cruz, morrendo por nós sendo nós ainda pecadores (Is. 53). Que possamos conhecer mais o Deus de Jó, sua graça misericórdia e bondade, e que ele nos guie na certeza de que um dia o veremos face a face como Jó o viu. Abraços. a todos do reavivados..

Comentário por Christian Abendroth

Amém! Louvado seja Deus! Obrigada pelo apreço e pela contribuição, querido irmão Christian. Infelizmente, a esmagadora maioria não tem estudado a Bíblia, e por isso tem perecido, como diz as Escrituras, por falta de conhecimento. Que Deus continue nos reavivando e q façamos a nossa parte, mantendo um relacionamento diário com Ele e sendo testemunhas de Cristo. Compartilhemos com os outros as ricas e salvíficas verdades da Palavra de Deus.
Graça e paz!
Rosana Garcia Barros

Comentário por nanalipe

Rosana, seus comentários são iluminados pelo Espirito Santo. Todos os dias para incentivar as pessoas a lerem a Bíblia, eu posto seus comentários na página do meu face. As pessoas amam. Sentem falta quando por um algum motivo, não posto naquele dia. Continue minha irmã, a se permitir ser usada pelo Senhor.
Eu passei por uma Experiência muito forte. Tive um filho assassinado em minha porta com três tiros. Eu não conhecia o jovem que tinha feito isso. Depois de uma ano e pouco, eu fui a cidade de Salvador -Ba para conhecê-lo e o adotei com meu filho. No primeiro momento que o vi, Deus derramou um AMOR tão forte e profundo em meu coração por ele. Um AMOR sobrenatural. Deus me fez um chamado através de um sonho para começar uma obra no PRESÍDIO daqui de Itabuna-Ba e nas bocas de fumo. Deus tem derramado Seu poder de maneira tremenda na vida desses jovens. Itabuna, tem sido uma das cidades mais violentas do País. Em meio a tanta violência temos visto a manifestação da GRAÇA DIVINA, Eu conheço o Deus que transforma DESGRAÇA EM GRAÇA.
Tenho dado esse testemunho em várias cidades no Brasil e estou concluindo um livro sobre essa História. Não sou escritora, mas a pedido e sob a inspiração do Espirito Santo estou escrevendo, para ajudar a vários jovens ,famílias sobre a GRAÇA(favor imerecido, perdão)

Comentário por Marcia Vita

Louvado seja o nosso Deus Todo-Poderoso!!! Que testemunho lindo e poderoso, querida irmã Márcia! Fico emocionada com o que o SENHOR pode fazer com o nosso corrupto coração. Realmente, a palavra sobrenatural é a que mais cabe numa situação como esta. Amar o assassino de um filho não pode e nunca poderá ser uma decisão movida pelo coração humano, mas movida pelo Deus que ali é permitido habitar. Vc escancarou a porta do seu coração ao Único que é capaz de realizar um milagre assim. Agora sou eu quem digo: que o Espírito Santo continue iluminando a sua vida e lhe fortalecendo cada dia mais na certeza de que este ministério não é seu, é do SENHOR, e vc, como instrumento, continuará recebendo poder do Alto para a sua salvação, de sua casa e de muitas outras pessoas. A GRAÇA de Deus realmente é inexplicável, só vivendo-a para saber o que é de fato. Vc e o ministério q o SENHOR lhe deu estarão em minhas orações a partir de hj. E peço q ore por este ministério q Deus colocou em minhas mãos e pelo projeto q tenho de também divulgar o testemunho do q Deus tem feito em mim, por mim e através de mim.
Que as mais ricas bençãos de Deus possam coroá-la, guiando os seus passos para a Cidade de Deus e q muitos possam enxergar Cristo em ti e seguir pelo mesmo caminho!
Graça e paz!
Rosana Garcia Barros

Comentário por nanalipe

Excelente e clara a explicação, muito Obrigado foi de grande ajuda em meus estudos.

Comentário por FELIPE CARDOSO DE ALBUQUERQUE OLIVEIRA




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: