Reavivados por Sua Palavra


Jó 2 – Comentários selecionados by jquimelli
21 de setembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

Observando Jó, os principados e potestades nas regiões celestes constataram que Deus pode levar um homem a amá-lo, não por suas dádivas, mas por Ele mesmo – Deus – (Ef 3.10). … A história é muito confortadora, porque verificamos que não somos um joguete do acaso, mas em cada detalhe d a vida a mão do nosso Pai está promovendo nosso desenvolvimento espiritual. Nossos amigos maisqueridos podem aconselhar-nos a renunciar a Deus e morrer, mas no Getsêmane o Senhor nos ensinou a aceitar a vontade do Pai seja qual for o preço – mesmo que isso possa significar a morte – certos de que ele não nos deixará na sepultura (Sl 16.10). Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

 

4 pele por pele. Satanás estava sugerindo que até a declaração de fé feita por Jó em 1.21 não passava de fingimento, e que ele sacrificaria qualquer coisa para salvar a própria vida. Se Deus estendesse a sua mão e fustigasse o corpo de Jó, então este amaldiçoaria a Deus em Seu rosto. Bíblia de Genebra.

 

O dito, evidentemente proverbial, talvez tenha tido origem na linguagem de barganha ou troca, significando que um homem renunciaria a uma coisa por outra ou a uma propriedade de menor valor para salvar outra de maior valor. … Satanás está tentando mostrar que ainda não havia imposto a Jó um teste suficientemente severo para revelar seu verdadeiro caráter. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 560.

 

7 tumores. Do heb sechin, de uma raiz que significa “estar quente”, “estar inflamado”. … Éprecário tentar diagnosticar a doença de alguém que viveu há 3.500 anos, quando a única informação consiste de umas poucas observações não técnicas registradas num livro que é em grande parte poético. … É suficiente ver Jó como um grande sofredor, sem tentar diagnosticar sua enfermidade específica. CBASD, vol. 3, p. 560.

 

8 cinzas. Símbolo de luto (v. 42.6; Et 4.3). Bíblia de Estudo NVI Vida.

 

9 Amaldiçõe a Deus. Em hebraico, a expressão, aqui e em 1.5 emprega um eufemismo (lit, “Bendiga a Deus”). Satanás está lançando mão da esposa de Jó para tentá-lo assim como levou Eva a tentar Adão. Bíblia de Estudo NVI Vida.

 

Heb bãrekh, “abençoar”. A língua hebraica nunca poderia ser empregada … para para dizer “amaldiçoe a Deus”; o contexto da passagem, porém, revela qual a tradução certa. Bíblia Shedd.

 

10 Doida. Heb nãbhãl. Estulta, na religião e na moralidade. Bíblia Shedd.

 

Não se refere a fraqueza mental, mas a insensibilidade religiosa e moral. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 561.

 

Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? Tema principal do livro: a afliçãoe o sofrimento não são meramente castigos pelo pecado; para o povo de Deus,podem servir de provação (como aqui) ou como disciplina que culmina em lucros espirituais (v. 5.17; Dt 8.5; 2Sm 7.14; Sl 94.12; Pv 3.11, 12; 1Co 11:32; Hb 12.5-11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

 

Muitas pessoas pensam que crer em Deusos protege de problemas. Então, quando as calamidades vem, eles questionam a bondade e a justiça de Deus. Mas a mensagem de Jó é que você não deve desistir de Deus porque Ele permite que você tenha más experiências. Fé em Deus não garante prosperidade pessoal e falta de fé não garante problemas em sua vida. Se fosse assim, as pessoas creriam em Deus simplesmente para ficarem ricas. Deus é capaz de nos resgatar do sofrimento, mas Ele pode permitir que os sofrimentos venham por razões que não podemos compreender. É estratégia de Satanás levar-nos a duvidar de Deus exatamente neste momento. Aqui Jó mostra uma perspectiva mais ampla do que buscar o seu próprio conforto pessoal. Se quisermos sempre saber o porquê de estarmos sofrendo, nossa fé não terá espaço para crescimento. Life Application Study Bible NVI Kingsway.

 

11 Elifaz, o principal dos três amigos de Jó, era de Temá, cidade famosa por seus sábios(Jr 49.7). Seu discurso demonstrou mais esclarecimento racional que o de seus dois amigos. … Em 42.7-9, Deus se dirige a Elifaz (confirmando que ele era o líder entre os amigos de Jó) e lhe ordena que faça um sacrifício expiatório por haver acusado Jó injustamente. Bildade era, sem dúvida, descendente de Suá(Gn 25.2), um dos filhos de Abraão com Quetura, que mais tarde se tornou o patriarca deuma tribo árabe. Bildade pronunciou três discursos (Jó 8; 18; 25), e seu caráter “tradicionalista” pode ser visto de forma clara em 8.8-10. Zofar de Naamate, era, provavelmente, de Naamá, situadano norte da Arábia(2.11; 11.1; 20:1; 42.9). Bíblia de Estudo Arqueológica NVI.

 

combinaram. As circunstâncias aqui mencionadas sugerem o lapso de um tempo considerável desde que as calamidades haviam atingido Jó. … Esse intervalo ajudaa explicar a mudança de atitude de Jó da calma resignação (Jó 2:10) para o profundo desânimo (cap. 3). CBASD, vol. 3, p. 561.

 

13 Por que os amigos chegaram e apenas ficaram quietos? De acordo com a tradição judaica, as pessoas que chegavam para consolar outras em sofrimento não deveriam falar até que o sofredor falasse. Muitas vezes, a melhor resposta ao sofrimento de outras pessoas é o silêncio. Os amigos de Jó perceberam que seu sofrimento era muito profundo para ser curado com meras palavras, então não disseram nada. (Ah, se eles ao menos tivessem continuado quietos!) Muitas vezes nós sentimos que devemos falar algo espiritual e oportuno a um amigo que sofre. Mas talvez o que ele ou ela precisa mais é de nossa presença, mostrando que nos importamos com ele/ela. Life Application Study Bible NVI Kingsway.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Mais uma vez vemos como este livro é fantástico. vejam o que diz o versículo 3: “E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.” Jó 2:3. Novamente aparece a palavra no hebraico “HINAM”, cujo significado pode ser traduzido como “DE GRAÇA”. Satanás de forma gratuita tenta destruir todo e qualquer servo fiel a Deus. Ele não tem motivos éticos ou morais, ele simplesmente quer destruir nossas vidas de graça, sem motivo. Apesar dele tentar destruir a vida de Jó sob o aspecto financeiro (sua primeira acusação a Deus da fidelidade de Jó), o Eterno mais uma vez, propositalmente, incita a continuidade da batalha espiritual de Jó contra seu algoz. Ele diz: observaste meu servo, ele ainda conserva sua integridade. Como temos nós reagido aos problemas: a morte de alguém querido; o desespero de perder um emprego; a falência de uma empresa, etc…? Conservar a fidelidade a Deus mesmo diante da adversidade é um desafio!!! Agora o foco do diabo está no corpo de Jó, na doença, e Deus consente. O debate se encerra nas regiões celestes e o todo o universo se volta a este humilde planeta, mais especificamente a vida de Jó. Imagine a perspectiva dos anjos para o desfecho desta história, o olhar dos mundos não caídos quando talvez espantados vêem a miséria em que o Diabo tenta colocar um ser humano. O vislumbre agora está na batalha do grande conflito onde todo o universo expectante aguarda ansiosamente o desfecho. E nós, assim como Jó, temos o privilégio de demonstrarmos ao universo que é possível amar a Deus mesmo perdendo tudo!!! O grande Conflito é real, muitas vezes parece que nunca venceremos, mas, lembrem-se do que diz em Efésios 6:12 em diante, essa é nossa batalha, esse é nosso destino, amar a Deus a Jesus “HINAM”, de graça, sem interesse, sem medo. Teremos dúvidas como Jó, teremos aflições, mas tendo bom ânimo. Jesus venceu o mundo, o diabo e seus anjos. Amém. Pr. Christian Abendroth.

Comentário por Christian Abendroth




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: