Reavivados por Sua Palavra


ESTER 2 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
11 de setembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“E Ester alcançou favor de todos quantos a viam” (v. 15).

A beleza nunca foi tão aclamada como em nossos dias. Creio que pelo desenvolvimento da mídia e da tecnologia além do surgimento das redes sociais, podemos ter acesso à vida e imagens de pessoas de todo o globo, que buscam na exposição a satisfação própria. O contexto que o mundo prega hoje acerca do que é belo é um contexto distorcido pelos valores invertidos e meramente baseado no que podemos contemplar. Nossos olhos se voltam para os mais belos rostos e os mais esculturais portes físicos, esquecendo-se da verdadeira beleza aos olhos de Deus. Ester não foi apenas uma mulher linda, mas foi a linda mulher. Será que não eram belas todas as outras virgens levadas à casa das mulheres de Assuero? O verso dois, diz: “Tragam-se moças para o rei, virgens de boa aparência e formosura”. Ou seja, eram as mulheres mais bonitas do mundo antigo dentro daquele lugar. A Pérsia e a Média tinham total domínio sobre os reinos do mundo naquela época, portanto, naquela casa tinham representantes femininas de todas as nações, inclusive Ester (judia que temia o Altíssimo – EGW PR cap 49 pág 306), representando a nação de Deus. Mas o que será que havia em Ester que não foi achado em nenhuma outra virgem? A Bíblia relata que assim que o eunuco responsável pelas virgens avistou Ester, ela “alcançou favor perante ele” (v. 9). Ela se destacou dentre as demais. E naquele lugar recebeu cuidados especiais mais do que todas as outras. Só que Ester guardava um segredo consigo. Não revelou a sua linhagem obedecendo à instrução de Mordecai (v. 10). O seu tutor, apesar de ser apenas seu primo, foi como um pai para Hadassa, e provavelmente tenha sido sua ideia a de mudar o seu nome para Ester, um nome persa, a fim de evitar que logo descobrissem a que nação ela pertencia. E ele não só a educou como uma filha, como também lhe inculcou princípios que redundaram em um caráter cujo brilho refletia em sua face. A verdadeira beleza de Ester brilhava de dentro para fora. O seu coração íntegro e fiel a Deus e ao homem que a criou, faziam com que o seu destaque fosse muito além da aparência, mas em uma presença que encantava e que conquistava a “todos quantos a viam” (v. 15). Ester, que significa “estrela”, emanava uma luz que aquele povo desconhecia. Sem proferir palavra alguma, a sua presença era notável e apreciada, manifestando a glória do Deus a quem servia. Ela confiou em Deus, e Deus a honrou e lhe concedeu o favor do rei e a coroa real.

Amados, a rainha que Assuero só desejava expor foi deposta. A rainha que não precisava de nada além de confiar nos planos de Deus e reconhecer bons conselhos (v. 15), foi coroada (v. 17). Qual é o teu conceito de beleza, hoje? É o de capas de revistas e de recordistas de seguidores e de curtidas nos “Faces” e “Instagrans” deste mundo? Ou é aquele que resplandece na face a alegria de pertencer ao SENHOR? Do maior apreciador da beleza feminina na Bíblia, Salomão, veio o provérbio que explica o verdadeiro conceito de beleza: “O coração alegre aformoseia o rosto” (Provérbios 15:13). Assuero até então só conhecia a beleza exterior. A partir do momento que ele pôde ter contato com a verdadeira beleza, ELE AMOU: “O rei amou a Ester mais do que todas as mulheres” (v. 17). Quando os olhos humanos contemplam o exterior a admiração dura até que o tempo comece a revelar que a aparência não dura para sempre. Quando os olhos humanos contemplam a glória de Deus refletida em uma vida, não há tempo que apague a luz que ali é manifestada. Quando as pessoas se reúnem em banquetes sem sentido, logo descobrem que a alegria dura pouco (capítulo 1). Quando há um banquete com propósito divino (“banquete de Ester”, v. 18), logo descobrem que a alegria do SENHOR é eterna. Ester realmente ganhou destaque na Bíblia como uma das mulheres mais bonitas que já existiram, mas o seu maior destaque não foi este. Lembremos que a Bíblia também destaca a beleza inigualável de Absalão, e infelizmente ele não passou disto: o homem mais bonito da época, porém também o mais tolo. Ester viveu o que Cristo nos pediu para viver: “Vós sois a luz do mundo… Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:14 e 16). A seu devido tempo, a verdadeira beleza de Ester seria revelada e todos reconheceriam que só o SENHOR é Deus. O desejo de Deus, hoje, é que nossa vida seja igualmente uma revelação de Seu caráter. Que assim como Assuero conheceu o amor através de Ester, que a alegria de servir a Deus em nosso coração revele aos nossos semelhantes a essência do caráter divino: O AMOR.Bom dia, formosos do SENHOR!

Desafio do dia: Promover um “banquete de Ester”. Assim como Assuero enviou presentes de forma generosa (v. 18), que tal preparar algo para seus vizinhos que você mesmo possa fazer? Use seus talentos (“vossas boas obras”) para que a luz de Deus brilhe em você (“e glorifiquem a vosso Pai”).

*Leiam #Ester2

Rosana Garcia Barros


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Prima, lindo texto! É maravilhoso ler logo pela manhã bem cedinho! Que o SENHOR continue derramando bençãos em sua vida! Você também é uma mulher formosa, tanto por dentro quanto por fora. A luz de Jesus irradia em você! Tenho certeza que muitas pessoas são iluminadas! Te amo!

Comentário por Laryssa Vasconcelos

Bom dia prima!!!!

Amém e amém. A Deus seja a glória!

Vamos juntos nessa jornada de estudo das Escrituras e conhecimento da salvação que Ele realiza a cada dia em nossa vida, agindo com fé, senso de urgência e com o coração circuncidado pelo Espírito.

Um abraço,

Ivan Barros

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: