Reavivados por Sua Palavra


NEEMIAS 12 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
8 de setembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Purificaram-se os sacerdotes e os levitas, que também purificaram o povo e as portas e o muro” (v. 30).

Imagine que você está com muita sede, tudo o que você deseja neste momento é um grande copo com água fresca. Então você prontamente vai até a cozinha e quando procura um copo descobre que todos estão sujos. O que você faz então? Lava um copo ou coloca o desejado líquido límpido em um copo sujo? Creio que a primeira opção seja a mais adequada e a mais higiênica. Por mais que a sua sede seja tão grande, tomar água limpa em um copo sujo definitivamente não seria a melhor opção. Pois bem, o povo já estava ciente a respeito da Palavra de Deus. Vimos que foram ensinados acerca da Lei do SENHOR, e que a aderiram com alegria. Porém, tudo o que por muito tempo havia sido negligenciado resultou em um povo que ainda precisava passar por um processo de limpeza espiritual, de consagração. A purificação consistia em retirar do meio do povo tudo aquilo que fosse impuro, indecente ou vergonhoso diante de Deus. A bênção do SENHOR não viria e a dedicação não poderia acontecer caso houvesse algo contaminante, que maculasse a ocasião. O povo já havia confessado os seus pecados, aceitado ser fiel ao ASSIM DIZ O SENHOR, e a etapa seguinte seria livrar-se da contaminação moral para que então pudesse VIVER na presença de Deus tudo o que aprendeu.Pureza, amados, significa “qualidade do que é puro”. E ser puro significa estar limpo perante Deus. É estar qualificado para andar em Sua presença. Uma pessoa pura é aquela que permite ser modificada ainda que isto lhe custe alimentar-se diferente, vestir-se diferente, falar diferente e andar na contramão do mundo. É uma transformação que só pode ser verdadeira e progressiva se for de dentro para fora. Primeiro acontece a limpeza do coração para que as mudanças externas aconteçam natural e gradualmente. Percebam que primeiro eles estudaram a Bíblia, foram instruídos na Palavra de Deus para depois iniciarem a purificação e a dedicação. Portanto, o que promove esta pureza requerida por Deus é justamente o encontro do pecador com a Sua Palavra. É pelas Escrituras que somos ensinados e santificados: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (João 17:17). “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (I Timóteo 3:16).

Em meio à imundície deste mundo, Deus requer de Seus filhos pureza. E somente aqueles que conservarem esta qualidade poderão ver ao SENHOR face a face: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5:8). E infelizmente são muitos os estímulos que tentam nos roubar o privilégio de muito em breve conhecer o rosto do Pai. Estamos cercados pelos agentes poluentes através, principalmente, de entretenimentos que não edificam em nada a nossa vida e ainda nos tomam o precioso tempo que deveria ser gasto no estudo da Palavra e na oração. A atitude de Neemias em cercar o lugar de cantores e instrumentos musicais fez com que o canto de louvor enchesse aquele lugar de tal maneira que a única coisa que os filhos de Israel sentissem fosse a alegria em saber que Deus estava ali com eles, “pois Deus os alegrara com grande alegria… de modo que o júbilo de Jerusalém se ouviu até de longe” (v. 43). “Judá estava alegre” (v. 44), pois foi achado limpo diante de Deus.

O dia está chegando, meus irmãos, em que estaremos cercados dos mais belos cânticos de louvor. Todo o exército de anjos virá acompanhando Jesus para resgatar os puros que experimentarão a imensurável alegria em ver face a face o seu Redentor. Eles unirão suas vozes aos seres angélicos formando o mais lindo coro de todos os tempos. Quer você fazer parte deste perfeito coral? Aleluia! Eu também! Então, sigamos a orientação do salmista e continuemos sendo reavivados e purificados:

De que maneira poderá o jovem manter PURO o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra” (Salmo 119:9).

Bom dia, purificados pela Palavra!

Desafio do dia: Faça um jejum de televisão e de conteúdos seculares na internet. Experimente investir mais tempo estudando a Bíblia, orando e lendo um bom livro cristão. Garanto que Deus vai lhe proporcionar uma alegria e bem-estar sem igual! Deixe aqui o seu testemunho.

*Leiam #Neemias12

Rosana Garcia Barros


11 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de tchellolira73

Amem!

Comentário por tchellolira73

Avatar de erasmo araujo

Amém; Deus seja louvado! Abençoe cada um de nós dia a dia, que estejamos pronto pra sua volta é que a Luz que emana dele em nós reflita nas pessoas que estejam próximas.

Comentário por erasmo araujo

Avatar de Roberto

Bom dia irmãos:
un ayuno de cosas seculares nos acercará mas a la palabra de Dios.Nuestra mente podrá concentrarse en escuchar la voz del Espiritu Santo.
bênçãos do céu !!

Comentário por Roberto

Avatar de Maria Stewart

Bom Dia! Jejum de televisao ja estou fazendo a muito tempo…Louvado seja o Senhor! Orem por mim e meus filhos pois eles amam televisao e a minha netinha esta no mesmo caminho. Obrigada

Comentário por Maria Stewart

Avatar de Maria Stewart

Bom Dia!
Jejum de televisao ja estou fazendo a muito tempo…Louvado seja o Senhor! Orem por mim e meus filhos pois eles amam televisao e a minha netinha esta no mesmo caminho.

Comentário por Maria Stewart

Avatar de ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

GLORIA DEUS E TEMPO DE BUSCAR SUA PRESENÇA

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

Avatar de Cláudia Cristina Gonçalves Ferreira

Há bastante tempo tomei a decisão de tirar a televisão de minha vida, leio a Bíblia, leio livros e testemunho que foi a melhor decisão que tomei!!!

Comentário por Cláudia Cristina Gonçalves Ferreira

Avatar de Carlos Andre da Silva

Se buscarmos a Deus principalmente nas primeiras horas do dia estaremos fortalecidos para enfrentar aos inúmeros assuntos seculares que nos deparamos ao longo do dia principalmente mídias sócias televisão e música !

Comentário por Carlos Andre da Silva

Avatar de SILVIA M SILVEIRA

Esse assunto das distrações é muito serio. Esta sendo a principal arma do inimigo contra nós e principalmente crianças jovens. Vejam que Neemias faz a reforma em todos os lados da vida dos israelitas, adoração e principalmente relacionamentos. E esse ultimo nos leva para perto dessas distrações que esta em foco, vejam como td se interliga. Então vamos tomar cuidado das nossas amizades, fedi a Deus para fazer uma varredura, pois assim sera mais fácil nos mantermos mais próximos de Deus.
Deus nos ajude e purifique nossas vidas.

Comentário por SILVIA M SILVEIRA

Avatar de Ivan Barros

Amém Sílvia!

Comentário por Ivan Barros

Avatar de Carlos Andre da Silva

AMÉM SILVIA SILVEIRA

Comentário por Carlos Andre da Silva




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.