Reavivados por Sua Palavra


2 REIS 4 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
25 de agosto de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

838 palavras

1 meus dois filhos para serem escravos. A lei mosaica permitia que se vendessem filhos como servos (ou escravos) durante um período limitado de tempo (Êx 21.2, 7; Lv 25.39-46; Dt 15.12-18). Infelizmente, essa disposição legal estava sujeita a abusos constantes (Ne 5.5-8; Jr 34.8-22; Am 2.6; 8.6). Bíblia de Genebra.

4 fecha a porta.O milagre não deveria ser uma sensação pública, mas um testemunho do cuidado de Deus pelo necessitado (Sl 68:5). Andrews Study Bible.

8 Suném. Uma cidade no vale de Jezreel, cerca de oito quilômetros a norte-noroeste do monte Gilboa, e talvez a 25 quilômetros ou mais do Carmelo, onde Eliseu, naquele tempo, parece ter feito sua casa (v. 25). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol 2, p. 956- 957.

Abisague, que tomou conta de Davi quando velho, veio daqui (1Rs 1:3). Andrews Study Bible.

a qual o constrangeu. A Eliseu foi estendida a hospitalidade dessa casa confortável. Homens de Deus têm as mesmas necessidades de alimento e abrigo que os outros e apreciam as bênçãos da comunhão e amizade cristãs. Muitas vezes, a vida de um servo fiel é tornada feliz e agradável mediante a gentil cortesia estendida a eles por aqueles a quem deve servir. CBASD, vol 2, p. 957.

9 santo homem de Deus. Este é o único lugar da Bíblia onde um profeta é chamado”santo”. Sendo o líder espiritual da nação, Eliseu percorria um determinado circuito visitando companheiros, como o fez Samuel (1Sm 7:15-17). Andrews Study Bible.

10 obra de pedreiro. Era um aposento permanente, e não o tipo de sala de emergência, que comumente era composta de uma tenda estendida sobre o teto ou telhado plano. A mesa com lâmpada nos dá a impressão de que os profetas da época esquadrinhavam sobre ela os Livro de Moisés, como fonte inspiradora para suas mensagens. Bíblia Shedd.

13 Habito no meio do meu povo. Era uma mulher de bens, cercada por familiares, que não precisava da intercessão de terceiros em seu favor. Bíblia Shedd.

14 ela não tem filho. Isto era considerado por toda mulher hebreia um mal evidente e uma censura (ver Gn 30:23; Dt 7:13, 14; 1Sm 1:6, 7; Sl 128:3, 4; Lc 1:25, NTLH). CBASD, vol 2, p. 957.

Grande decepção, pois significava que o nome da família cessaria e suas terras e possessões passariam a outras pessoas. Além disso, o futuro dessa jovem esposa era grandemente ameaçado porque ela se via diante da probabilidade de viver muitos anos como viúva sem provedor nem protetor – os filhos seriam a única fonte de aposentadoria para uma viúva juntar na velhice (v. 8.1-6). Bíblia de Estudo NVI Vida.

19 A minha cabeça! Provavelmente um caso de insolação. A colheita era tarefa árdua, levada a cabo na estação mais quente do ano. CBASD, vol 2, p. 958.

21 o deitou sobre a cama do homem de Deus. Ela se recusou a aceitar a morte de seu filho e ocultou o corpo do menino no dormitório de Eliseu para que o ritual das lamentações não se iniciasse (Gn 50.10; 2Cr 35.25; Jó 2.12-13; Dn 10.2; Mc 5.38; Jo 11.33). Bíblia de Genebra.

23 Por que vais a ele hoje? Não é dia de Festa da Lua Nova nem sábado. Nota-se a atitude semi-religiosa, comum naquela época: a religião do pagão era o aparecer em cerimônias religiosas, alternado por um comportamento semi-religioso até a próxima festa. Para eles, o sacerdote, o profeta e o ministro eram apenas os celebrantes da liturgia. Esse homem não podia compreender que a religião verdadeira traz soluções às situações angustiantes da vida diária; deve-se buscar a Deus em quaisquer circunstâncias (Ec 12.1; Is 53.6; Os 10.12; 2Co 6.2). Bíblia Shedd.

Não faz mal (ARA; NVI: “Não se preocupe”).

26 Tudo bem. A mulher respondeu com a simples saudação tradicional “Shalom”, que quer dizer [desejar] paz, saúde, prosperidade; ela não tinha nada a conversar com quem quer que fosse, até expor suas dúvidas diante do homem de Deus, que lhe haveria de mostrar a solução daquele problema. Bíblia Shedd.

29 não o saúdes. …seu servo está investido de uma missão de misericórdia, que não permite as longas saudações orientais. Bíblia Shedd.

38 Põe a panela grande ao lume (ARA; NVI: “Ponha o caldeirão no fogo”).

39 trepadeira silvestre. Na Palestina … é encontrada uma trepadeira conhecida como colocíntida, com pequenas folhas de cor verde-claro e frutos semelhantes a melões, cujos efeitos podem ser fatais. A LXX, a Vulgata e a Almeida chamam o que foi tirado da planta de “colocíntida”. CBASD, vol 2, p. 961.

A palavra original descreve uma planta semelhante a um melão, que contém sementes na quais existe uma substância venenosa. Andrews Study Bible.

não as conheciam. O fato de ser profeta não dá todo o conhecimento nem desobriga de exercer cuidado e precaução. CBASD, vol 2, p. 961.

40 Morte na panela. Provavelmente, o sabor amargo revelou imediatamente o fato de que o alimento era venenoso.Ele pode ter sido misturado na panela a outras eras perfeitamente saudáveis, mas as cabaças espalharam seu veneno por todo o recipiente. O pecado é o veneno da morte. Sua influência se espalha. Em milhares de formas diferentes, é colocado diariamente diante de nós para trazer sofrimento e desgraça. O único caminho seguro é eliminar o pecado e o erro de qualquer espécie, seja onde for encontrado. Caso contrário, o resultado será inevitavelmente a morte.CBASD, vol 2, p. 961.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: