Reavivados por Sua Palavra


I REIS 21 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
20 de agosto de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1014 palavras

No capítulo anterior, o rei falhou em executar seu mais amargo inimigo enquanto aqui é indiferente à execução de um israelita inocente. Andrews Study Bible.

1 rei de Samaria. Todo o Reino do Norte é representado aqui pela sua capital. Biblia de Estudo NVI Vida.

em Jezreel. Capital de inverno do Reino do Norte, onde Acabe tinha um palácio. Andrews Study Bible.

3 A recusa de Nabote em desfazer-se de suas terras baseava-se na convicção de que a terra pertencia ao Senhor, e que o Senhor tinha concedido um arrendamento perpétuo a cada família israelita, e que esse arrendamento devia ser zelosamente preservado como herança perpétua na terra prometida. Biblia de Estudo NVI Vida.

7 Governas tu? O velho apelo ao despotismo oriental, no qual Davi caíra uma vez (2Sm 11.1-27), e que lhe custara várias tragédias na família real e no governo, causando-lhe a perda de toda autoridade moral sobre os filhos e sobre o seu general Joabe. Bíblia Shedd.

9 Apregoai um jejum. Jezabel está dizendo que um desastre ocorrerá para a cidade a não ser que Nabote seja punido. Andrews Study Bible.

10 Blasfemaste contra Deus. Esta rainha fenícia não tinha respeito algum pela lei de Deus. Sua hipocrisia é revelada quando acusa a Nabote do pecado que ela, mais do que ninguém, cometia continuamente. Bíblia Shedd.

Corrupção do sistema legal de Israel pelo uso de testemunhas falsas (Dt 17:6; 19:15). O modo como se estabeleceu este cenário nos lembra o que foi estabelecido para o julgamento e sentença de Jesus (Mc 14:57). … Os filhos de Nabote também foram apedrejados para que não houvessem herdeiros legítimos (2Rs 9:26). Andrews Study Bible.

13 Todos os que hoje distorcem a lei e os procedimentos legais podem ser mais sofisticados em seus procedimentos, mais ainda são culpados do mesmo pecado. Life Application Study Bible Kingsway.

16 Esta história bíblica quase que sobrepuja a qualquer outra narrativa sobre a maldade humana pela sua quantidade de malícia, de hipocrisia, de traição e de covardia. Vemos, aqui, três tipos de pessoas malignas: 1) Acabe, que era maligno e fraco; 2) Jezabel, que era maligna e forte; 3) os anciãos, que eram malignos e subservientes. A responsabilidade na observância ao mando da consciência e da justiça é maior do que a que se tem por um mandato do rei. Bíblia Shedd.

Acabe sabia, e muito bem, que Jezabel não podia dar-lhe a propriedade de outrem a não ser que usasse de meios torpes, mas não se preocupou em investigar. Embora a ordem direta para que Nabote fosse morto não tivesse partido dele, todavia por seu silêncio ele se tornou cúmplice e associado; e a justiça divina penetra em todas as desculpas assim forjadas. Deus nos considera responsáveis por erros que não impedimos, podendo fazê-lo. Comentário Bíblico Devocional, F. B. Meyer.

19 Mataste e… tomaste a herança. Jezabel não transgrediu apenas o sexto, mas também o terceiro, o nono e o décimo mandamentos (Êx 10; Dt 5). Andrews Study Bible.

cães. Animais considerados impuros em Israel. O cumprimento desta predição se encontra em 22:38. Ter o sangue lambido ou o cadáver comido por cães era um sinal de grande maldição. Andrews Study Bible.

O subsequente arrependimento de Acabe (v. 29) ocasionou o adiamento de certos aspectos dessa profecia até os dias de seu filho Jorão, cujo cadáver foi lançado no campo de Nabote (2Rs 9.25, 26) [ver tb 22.38]. Biblia de Estudo NVI Vida.

20 Já me achaste, inimigo meu? Elias não era inimigo de Acabe, e sim seu amigo. O pior inimigo de Acabe era ele mesmo, e Elias estava tentando salvá-lo de si próprio. A mensagem de Deus, embora condenatória, ainda estava mesclada com misericórdia. Acabe pôde ver o terrível fruto da semente que estava semeando, mas a oportunidade de arrependimento não foi tirada. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 920.

Embora o rei não soubesse, Elias era seu melhor amigo, enquanto Jezabel era sua mais terrível inimiga. O pecado deturpa tudo. Comentário Bíblico Devocional, F. B. Meyer.

te vendeste. Acabe, longe de ganhar uma vinha, tinha vendido sua própria alma, seu futuro e sua vida (cf Mc 8.36). Bíblia Shedd.

26 amorreus. Designação geral ao povo que habitava em Canaã antes da conquista israelita. Andrews Study Bible.

segundo tudo o que fizeram os amorreus. Apenas atualmente, por meio dos resultados de pesquisas arqueológicas, é que se compreendem quão abomináveis eram as práticas relacionadas à antiga idolatria. Havia vício e imoralidade nas formas mais vis, crueldade e derramamento de sangue e cultos a demônios com ritos repugnantes e degradantes. Por tudo isso, os amorreus e outros povos de Canaã deviam ser eliminados da face da Terra. Contudo, Acabe tinha se entregado às mesmas práticas. CBASD, vol. 2, p. 921.

27 rasgou suas vestes, cobriu de pano saco o seu corpo. O ato de rasgar vestes e de usar pano de saco eram sinais de profunda lamentação e arrependimento (Gn 37.34; 2Sm 3.31; 2Rs 6.30; Lm 2.10; Jl 1.13). Bíblia de Genebra.

27-29 A reação de Acabe continha mais medo do que arrependimento duradouro; talvez o mesmo medo que o tornara um instrumento nas mãos perversas de Jezabel, visto não possuir a hombridade de resistir à sua influência pecaminosa. Talvez um casamento com uma mulher virtuosa tivesse sido a sua salvação. Bíblia Shedd.

29 Acabe se humilha. Acabe não se vestiu de pano de saco apenas para ser visto pelos homens, mas por Deus. Isso teria uma grande influência para o povo se tão somente o rei tivesse se voltado para o Senhor mais cedo em seu reinado. Poderia ter havido um grande reavivamento em todo o país. O arrependimento ocorreu tarde demais e pode ter sido motivado pelo temor. Porém, não importa qual tenha sido sua intenção, Deus ouviu a aflição da consciência, por mais fraca que tenha sido, e não fez ouvidos surdos ao remorso e pesar do rei. Deus observou as vestes e o jejum de Acabe, como o fez, mais tarde, no caso do rei e do povo de Nínive (Jn 3:5-10). CBASD, vol. 2, p. 921.

nos dias de seu filho. O castigo foi adiado, mas não cancelado. Biblia de Estudo NVI Vida.

Não importa quão mau você tenha sido, nunca é tarde para que você se humilhe, retorne a Deus e peça por perdão. Life Application Study Bible Kingsway.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: