Reavivados por Sua Palavra


I REIS 19 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
18 de agosto de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1066 palavras

para salvar sua vida. Pode-se supor que Elias, que teve uma evidência tão marcante da presença e da bênção divinas, jamais permitiria que sua fé vacilasse. Contudo, ele estava sofrendo a reação que com tanta frequência acompanha um êxito notável. … Ele não estava preparado para o ódio frio, calculado e determinado da rainha ímpia. … Sem pensar nas consequências, fugiu para salvar a vida. Elias não fez bem em abandonar seu posto. Ele ainda não tinha terminado sua obra. A batalha estava só começando. Se tivesse resistido valentemente e respondido com uma mensagem para a rainha relembrando-a de que Deus, que tinha lhe dado a vitória sobre os profetas de Baal, não o abandonaria naquele momento, ele teria encontrado anjos prontos para proteger sua vida. Os juízos de Deus teriam caído sobre Jezabel, e isso teria produzido tremenda impressão e uma poderosa reforma se difundiria por todo o país (ver PR, 160). Ao fugir para salvar a vida, Elias se colocou nas mãos do inimigo. A fuga para Berseba tenha muita influência em anular a vitória no Carmelo.  CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 905.

pediu para si a morte. Seu sofrimento foi resultado de uma grande tensão; é o tipo de sentimento que, às vezes, sobrevêm depois que a mente é exaltada até às alturas da glória e da vitória; [É] o que acontece depois de um grande reavivamento religioso, quando se abre caminho para o desencorajamento e a depressão resultantes das provas do dia a dia. É importante lembrar que ninguém neste mundo pode se manter para sempre no topo. Às vezes, o caminho da vida descende a um vale, onde o sofrimento e a desilusão são inevitáveis. … É então que o ser humano mais necessita se apegar a Deus, para não ceder à dúvida e ao desespero. Quando se está em baixo, deve-se olhar para cima e escalar a montanha novamente. CBASD, vol. 2, p. 905, 906.

o anjo do SENHOR. Ou, “o Mensageiro do SENHOR.” Este misterioso ser aparece algumas vezes no AT e é identificado algumas vezes como o próprio Deus (Gn 16; 22; Ex 3). Ele é provavelmente o Cristo pré-encarnado. Andrews Study Bible.

8 Elias jejuou por 40 dias e 40 noites (Dt 9:9; Mt 4:1, 2). Séculos mais tarde, Moisés, Elias e Jesus se encontrariam no topo de um monte (Lc 9:28-36). Life Application Study Bible Kingsway.

Moisés passou quarenta dias e noites no topo do Monte Sinai (Ex 24:18). Antes de iniciar Seu ministério, Jesus passou o mesmo número de dias no deserto (Mt 4:2).

Horebe é provavelmente outro nome do monte Sinai, localizado no deserto cerca de 400 quilômetros ao sul de Berseba. Bíblia de Estudo Arqueológica NVI.

Outro nome do Monte Sinai e região circundante (Ex 3:1). Significa “lugar seco”. Andrews Study Bible.

Que fazes aqui, Elias? A pergunta subentende que Elias viajara até Sinai pelos próprios motivos mal-orientados, e não porque o Senhor o enviara. Bíblia de Estudo NVI Vida.

10 Senhor dos Exércitos. Quando Deus age, Ele é acompanhado pelos exércitos do Céu. Apesar deste título divino ser geralmente utilizado em um contexto de guerra, é às vezes usado como uma fonte de encorajamento aos servos de Deus (Is 6:3). Andrews Study Bible.

Quando você estiver tentado a pensar que você é o último fiel a se manter em uma tarefa, não pare para sentir-se triste por si mesmo. A auto-piedade diluirá o bem que você está fazendo. Esteja certo que mesmo que você não conheça quem eles são, existem outros fiéis a Deus, cumprindo seu chamado. Life Application Study Bible Kingsway.

11-13 Contrariando as noções de Elias, o silêncio divino não indicava inatividade divina. Bíblia de Genebra.

Buscar a Deus somente em algo grande (grandes encontros, igrejas, conferências e líderes) pode significar perdê-Lo porque geralmente Ele é encontrado no sussurro suave na tranquilidade de um coração humilde. Você está escutando a voz de Deus? Afaste-se do barulho e da atividade da sua vida agitada e escute humilde e silenciosamente por Sua orientação. Ela pode vir quando você menos a espera. Life Application Study Bible Kingsway.

Não seria fazendo fogo descer do céu ou matando os profetas de Baal, que Elias veria seus maiores resultados no serviço a Deus, mas por meio de uma obra silenciosa e tranquila na qual o Espírito de Deus suavizaria e subjugaria o coração endurecido dos pecadores. CBASD, vol. 2, p. 907.

15 Disse o Senhor. Elias havia feito três reclamações a Deus, então Deus está respondendo a todas elas. O ponto principal que Deus estabelece é que um remanescente será preservado em Israel. Andrews Study Bible.

15-21 Elias nunca foi reintegrado totalmente à posição que ocupara antes de sua fuga fatal. … A obra de Deus deve continuar, se não for por nosso intermédio, será por outros, chamados a preencherem nosso lugar. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

Jeú. Um comandante militar de Acabe.Em resposta à oração do profeta, o novo rei em Israel punirá os responsáveis pela morte dos profetas de Deus. Andrews Study Bible.

Eliseu. O nome significa “Deus salva”. Deus responde à terceira reclamação de Elias e aponta Eliseu para tomar seu lugar. Josué, cujo nome significa “o SENHOR salva”, sucedeu Moisés. Jesus, cujo nome significa “o SENHOR salva”, veio após João Batista para completar a obra de salvação de Deus. Andrews Study Bible.

18 Beijar Baal significava beijar a algum objeto que o representasse para mostrar lealdade a ele. Life Application Study Bible Kingsway.

19 lavrando. Eliseu pertencia a uma família que tinha recursos, como indicam as 12 juntas de bois. Não se deve supor que as 12 juntas de bois estivessem unidas a um [só] arado. Eliseu tinha servos com ele no campo, cada um com seu arado, e é provável que os bois estivessem distribuídos em pares para cada arado (ver PR, 218). Eliseu foi chamado do arado para o ministério profético. CBASD, vol. 2, p. 908.  [das 12 juntas para as 12 tribos de Israel.]

19-21 Queimar os equipamentos usados no campo simbolizava total rompimento com o passado. Bíblia de Estudo Arqueológica NVI.

20 já sabes o que fiz contigo (ARA; NVI: “lembre-se do que lhe fiz”; BJ: “pois que te fiz eu?”). Neste modo incomum, Elias está dizendo a Eliseu que ele havia entendido corretamente o ato simbólico de seu chamado a ser profeta. Ele está dando uma chance para que Eliseu tome uma decisão pessoal. Se ele voltasse atrás em seguir Elias, o ato simbólico perderia seu significado. Andrews Study Bible.

21 deu ao povo. Após beijar seus parentes, Eliseu é abençoado por eles e, após patrocinar uma refeição, é abençoado pelo povo. Andrews Study Bible.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: