Reavivados por Sua Palavra


I Reis 15 – Comentários selecionados by jquimelli
14 de agosto de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

825 palavras

1 Abias [filho de Roboão, rei de Judá]. O nome hebraico é Abij am, diferente do Abias que morreu [Abijah – “Meu Pai (divino) é o SENHOR”, o filho de Jeroboão, rei de Israel, 14.1]. Bíblia Shedd.

Maaca, filha de Absalão. A mãe de Absalão também se chamava Maaca (2Sm 3.3). Bíblia de Estudo NVI Vida.

não foi perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi. Embora Davi caísse em pecado grave, seu coração nunca se dividiu entre servir ao Senhor e servir às divindades cananéias da natureza. Bíblia de Estudo NVI Vida.

houve guerra entre Abias e Jeroboão. 2Cr 13 deixa claro que os relacionamentos hostis crônicos dos anos anteriores explodiram em combates pesados, nos quais Abias [rei de Judá] derrotou Jeroboão [rei de Israel] e capturou dele várias cidades, incluindo Betel (2Cr 13.19). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Asa. Asa foi um dos mais destacados reis entre os que reinaram em Judá e Israel. Seu reino foi uma época de poderosas reformas religiosas e de grande vitórias militares. … Assim como se narra a respeito de Davi, o coração de Asa foi totalmente do Senhor (14), até seus dois lapsos mencionados em 2Cr 16.10 e 12, quando confiou em alianças políticas, e em médicos, quando de sua enfermidade.. Bíblia Shedd.

12 tirou da terra os prostitutos cultuais. É evidente que ele não teve êxito completo em sua tentativa de eliminar os sodomitas da terra, pois seu filho Josafá concluiu essa tarefa (1Rs 22.46). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 883.

13 depor sua vó Maaca (NVI). 2Cr 14.1 – 15.16 indica uma progressão na reforma de Asa no decurso de um período de anos. Embora Asa tivesse destruído ídolos e altares pagãos no começo de seu reinado (2Cr 14.2, 3), foi somente depois de uma vitória sobre o rei cuxita Zerá (2Cr 14.8-15) que Asa correspondeu à mensagem do profeta Azarias, filho de Odede, conclamando uma assembléia para a renovação da aliança em Jerusalém, no ano 15 do seu reinado (2Cr 15.10). Depois desta assembléia, Asa depôs sua avó Maaca por causa da idolatria dela (2Cr 15.16). Bíblia de Estudo NVI Vida.

ela havia feito ao poste ídolo uma abominável imagem (ARA; NVI: “um poste sagrado repugnante”). Do heb. mifletseth. Esta palavra aparece apenas aqui e na passagem paralela em 2Crônicas 15:16. Ela indica algo terrível e espantoso. Talvez represente uma imagem obscena particularmente monstruosa. CBASD, vol. 2, p. 884.

Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá e edificou a Ramá. Após a grande vitória de Asa sobre Zerá [2Cr 14:9-15; 15:9], muitos estrangeiros se uniram a ele. … Para impedir que seus súditos se fossem com Asa, Baasa fortificou Ramá, uma cidade em Benjamim cerca de 9, 5 km ao norte de Jerusalém, cerca de 9,5 km ao norte de Jerusalém, próxima à fronteira entre Israel e Judá, numa tentativa de controlar a fronteira. CBASD, vol. 2, p. 884.

18 tomou toda a prata e ouro restantes. O que sobrou depois de Sisaque do Egito ter saqueado Jerusalém (v. 14.25). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ben-Hadade. Quer dizer filho de Hadade (a divindade das tempestades, segundo a mitologia síria); sabe-se de dois ou três reis com este nome, que reinaram em Damasco, capital da Síria. Bíblia Shedd.

19 Haja aliança entre mim e ti. Embora seu plano parecesse bem sucedido, foi condenado por Hanani, o profeta, como ato estulto, e uma negação da confiança no Senhor (v. 2Cr 16.7-10). O verdadeiro rei teocrático nunca deveria ter medo dos seus inimigos, mas confiar no Deus da aliança para ter segurança e proteção …Posteriormente, Acaz seguiria o mau exemplo de Asa, e buscaria a ajuda da Assíria ao ser atacado por Israel e Arã (v. 2Rs 15.5-9; Is7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

20 feriu a Ijom, a Dá, a … Naftali. As cidades que Ben-Hadade conquistou em Naftali eram de importância muito especial, porque as estradas comerciais principais de Damasco que levavam a Tiro no oeste e que iam ao sudoeste pela planície de Jezreel [norte do Monte Carmelo] até a planície litorânea e ao Egito atravessavam essa área. Bíblia de Estudo NVI Vida.

21 Baasa deixou de edificar a Ramá. O proceder de Asa, embora tenha tido êxito imediato em seu propósito de se livrar da ameaça de Baasa, não foi sábio nem correto. Asa devia ter confiado mais uma vez no Senhor como tinha feito quando Zerá, o etíope, invadiu a terra (2Cr 14:9-15). Apesar das dificuldades em que se encontrava, Asa não tinha o direito de usar os tesouros do templo do Senhor para conseguir ajuda de um rei pagão. O profeta Hanani o repreendeu por isso, mas Asa se irou e o colocou na prisão (2Cr 16:7-10). Isaías, mais tarde, repreendeu Israel por depender do Egito e não de Deus (Is 30:1-17). CBASD, vol. 2, p. 884.

Tirza. Uma capital temporária, perto de Siquém. A nova dinastia, depois da derrota do filho de Baasa, veio a edificar uma nova capital, que recebeu o nome de Samaria (16. 24, 29). Bíblia Shedd.

28 Baasa matou a Nadabe [filho de Jeroboão]. É possível que Baasa fosse um comandante no exército de Nadabe e conseguisse o apoio dos militares na sua conspiração. Bíblia de Estudo NVI Vida.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

amém

Comentário por Ev. Daniel Chavão




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: