Reavivados por Sua Palavra


I REIS 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
13 de agosto de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

496 palavras

1 Abias. Este nome vem da palavra hebraica Abijah, que significa “Deus é meu Pai”. Duvida-se que Jeroboão tivesse motivos sinceros para dar esse nome a seu filho. … É semelhante ao caso dos pais que dão ingenuamente (levianamente) o nome de “João” a seu filho recém nascido, não sabendo que esse nome significa “Deus é misericordioso”. Assim acontece com muitos nomes bíblicos. Bíblia Shedd.

3 Leva contigo dez pães. A esposa de Jeroboão devia levar consigo esses presentes, apropriados para um cidadão comum, mas não para a realeza (1Sm9.6-8; 2Rs 5.15; 8.8), a fim de parecer agradável para Aías. Bíblia de Genebra.

4 tinham escurecido. Mesmo profetas de Deus estão sujeitos às aflições humanas. CBASD – Comentário Bíblico Adventistas do Sétimo Dia, vol. 2, p. 878.

11 cães… aves. Ter o corpo comido por cães e aves impuras era um sinal da maior maldição. Andrews Study Bible.

12 o menino morrerá. A morte do menino devia ser para Jeroboão um símbolo da condenação de sua casa, que, caso continuasse a andar nos maus caminhos, seria destruída por completo. Talvez a morte desse filho tocasse fundo no coração do rei para trazê-lo de volta à razão e a Deus. CBASD, vol. 2, p. 878.

13 coisa boa. Em vista dos juízos iminentes, permitir a morte desse filho era um ato de misericórdia divina. Deus viu o que havia de bom nesse jovem e agiu com ele de acordo com essa bondade. Há algo especialmente tocante nesse anúncio da morte como a única recompensa possível, tendo em vista os juízos vindouros. Há casos em que mesmo a morte é uma bênção para o justo. CBASD, vol. 2, p. 879.

15 o espalhará para além do Eufrates. Este cativeiro, com a dispersão do povo, aconteceu no ano 721 a.C., quando os assírios invadiram a Israel (2Rs 17.3-6). Judá, com Jerusalém, foi milagrosamente preservada para subsistir mais um século e meio. Bíblia Shedd.

17 Tirza era a cidade real dos reis de Israel, até que Onri comprou e construiu Samaria para ser a capital do Reino do Norte (16.24). Bíblia de Estudo Arqueológica NVI Vida.

Ficava a 22,5 km a oeste do rio Jordão, na metade do caminho entre Jerusalém e o mar de Quinerete (Galiléia). Bíblia de Genebra.

19 Três livros são mencionados em I e II Reis – o livro dos anais dos reis de Israel (14:9), o livro dos anais dos reis de Judá (14:29) e o livro dos anais de Salomão (11:41). Este registros históricos de Israel e Judá foram as principais fontes de material que Deus orientou o autor a usar para escrever I e II Reis. Não foram encontradas cópias destes livros. Life Application Study Bible Kingsway.

23 colunas. Basicamente, eram pedras levantadas no solo. Muitas dessas pedras sagradas eram usadas pelos cananeus em sua adoração. Tais colunas eram proibidas pela lei de Israel (Êx 23.24; Lv 26.1; Dt 12.3; 16.22). Bíblia de Genebra.

24 prostitutos cultuais. Os cananeus acreditavam que a prostituição ritual [que praticavam sodomia e prostituição em rituais religiosos] ajudava a garantir a fertilidade da terra, dos rebanhos e das pessoas. Essa prática, porém, era proibida em Israel (Dt 23.17-18; 1Rs 15.12; 22.46; 2Rs 23.7; Os 4.14). Bíblia de Genebra.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: