Reavivados por Sua Palavra


I Reis 10 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
9 de agosto de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

695 palavras

Este capítulo continua o tema da sabedoria e riqueza de Salomão que trouxe a ele fama internacional. Esta foi a era de ouro de Israel e profetas bíblicos posteriores olharam para trás com prazer e orgulho a respeito deste período da história da nação. Andrews Study Bible.

1 a rainha de Sabá. Pesquisas arqueológicas no sul da Arábia tendem a identificar a rainha com esse território e sua capital com Marib, no Iêmen. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 856.

10 deu ela. O que a rainha de Sabá deu a Salomão em termos de bens materiais foi pouco se comparado ao que recebeu em termos espirituais. CBASD, vol. 2, p. 857.

cento e vinte talentos de ouro (ARA; NVI: “…quatro mil e duzentos quilos de ouro”.)

14 seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro (ARA; NVI: “…vinte e três mil e trezentos quilos.”)

paveses (ARA; NVI: “escudos grandes”). Escudos retangulares que ofereciam proteção máxima (em contraposição aos escudos redondos, menores). Bíblia de Estudo NVI Vida.

18 um grande trono de marfim. Salomão usou um grande influxo de tributos para sustentar um estilo de vida extravagante (vs. 18021, 23-25). Seu trono era feito, provavelmente, de madeira adornada com marfim e ouro. … O desejo de Salomão por móveis e edifícios da melhor qualidade consistia num fardo para os seus súditos (12.4). Bíblia de Genebra.

14-23 Jesus mais tarde se referiu a “Salomão em todo o seu esplendor” (Mt 6:29). Life Application Study Bible Kingsway.

23 excedeu… em riqueza e sabedoria. Por que a bíblia coloca tanta ênfase nas posses materiais de Salomão? No Velho Testamento as riquezas são consideradas evidências tangíveis de bênçãos de Deus. A prosperidade era vista como uma prova de vida correta. No livro de Eclesiastes e Jó este conceito é colocado em uma perspectiva mais ampla. Em condições ideais, as pessoas prosperam quando Deus faz parte de suas vidas, mas prosperidade não é algo garantido. A riqueza não prova que uma pessoa está vivendo corretamente diante de Deus e pobreza não indica pecado. De fato, uma evidência maior que uma pessoa está vivendo para Deus é a presença de sofrimento e perseguição (Mc 10:29-31; 13:13). O mais importante “tesouro” não é o deste mundo, mas do celestial (Mt 6:19-21; 19:21; 1Tm 6:17-19). A dádiva de maior valor não tem preço – é a dádiva da salvação gratuitamente oferecida por Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

24 sabedoria que Deus lhe pusera no coração. A mais elevada sabedoria do mundo é a de Deus, que é o fundamento de toda sabedoria; é o segredo para encontrar as maiores bênçãos e os maiores tesouros da Terra. O propósito de Deus estava sendo cumprido na exaltação de Israel. As nações que fossem até Salomão ouviriam sobre seu Deus e receberiam o convite para aceitar a religião de Yahweh. Pouco a pouco, por meio desses contatos e esforços missionários, o mundo seria evangelizado. CBASD, vol. 2, p. 859.

26 carros e cavaleiros. A reunião de carros e cavaleiros é sinal de conquista militar e extensão do império pela força. O acúmulo da cavalos era contrário ao propósito divino, que instruiu ao futuro rei de Israel “não multiplicará para si cavalos” (Dt 17:16). Ganhos obtidos por esses meios provariam ser grandes perdas. Salomão não percebeu isso e logo chegou a um ponto delicado no caminho. Diante dele estava a opção da obediência, que levaria à paz e à glória permanentes, e a da desobediência, que resultaria em dificuldades, opressão e vergonha. CBASD, vol. 2, p. 859.

27 prata como pedras e cedro em abundância. Prata e cedro eram comuns, mas a piedade era rara. Quem multiplica ouro, multiplica pesar e problemas. Quem multiplica amor verdadeiro tem riqueza de paz e contentamento que ouro algum pode comprar (Pv 16:8, 16). CBASD, vol. 2, p. 859.

28 Cilícia. A Cilícia fica onde hoje é a atual Turquia. Bíblia de Genebra.

comerciantes do rei. O comércio é uma profissão honrosa e traz muitos ganhos justos e que valem a pena. No entanto, também oferece muitas tentações e, com frequência, se torna um caminho rápido para a ruína. À medida que o povo de Israel se tornava mais interessado em lucros mundanos, mais se afastava de Deus. A ambição ocupou o lugar da misericórdia, e os interesses egoístas eram satisfeitos em vez de os interesses comuns. CBASD, vol. 2, p. 860.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.