Reavivados por Sua Palavra


GÊNESIS 40 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
21 de novembro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Eles responderam: Tivemos um sonho, e não há quem o possa interpretar. Disse-lhes José: Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho” (v.8).


Ainda na prisão, José recebeu dois novos companheiros de cela: o copeiro-chefe e o padeiro-chefe de Faraó. Por algum motivo, que a Bíblia não relata, ambos ofenderam a Faraó, que, indignado, os lançou “no cárcere onde José estava preso” (v.3), “e por algum tempo estiveram na prisão” (v.4). Certa noite, porém, ambos tiveram um sonho, “cada um o seu sonho” e “cada sonho com a sua própria significação” (v.5). Acreditando que não se tratavam de sonhos comuns, ficaram angustiados. Na cultura egípcia, os sonhos eram considerados como mensagens dos deuses; e, naquela prisão, onde encontrariam alguém capaz de os interpretar?

Foi quando José percebeu que seus rostos apresentavam uma tristeza fora do comum. E como quem se importava com o bem-estar dos presos que estavam sob sua responsabilidade, com sincera preocupação lhes perguntou: “Por que tendes, hoje, triste o semblante?” (v.7). Eles não imaginavam que aquele prisioneiro hebreu pudesse ajudá-los. Contudo, José não se colocou na posição de destaque que os falsos intérpretes da época mantinham. Com humildade, revelou àqueles homens quem é o Único que verdadeiramente tem o poder de interpretar sonhos.

O primeiro sonho foi o do copeiro-chefe. E após ouvir o seu relato, iluminado por Deus, José logo revelou o seu significado. Após três dias, o copeiro seria restituído à sua antiga função no palácio de Faraó. “Vendo o padeiro-chefe que a interpretação era boa” (v.16), resolveu contar o seu sonho àquele que provavelmente desdenhara. Mas quão diferente foi o seu significado! Após três dias, sua vida seria ceifada de forma cruel. As Escrituras não revelam a reação daqueles homens, mas, certamente, a do padeiro-chefe não deve ter sido das melhores. No terceiro dia, porém, tudo se cumpriu “como José havia interpretado” (v.22).

Quando José terminou de dar a interpretação do sonho do copeiro-chefe, rogou para que este se lembrasse dele e que falasse em seu favor a Faraó. Ele esperava que o seu feito causasse profunda gratidão no coração daquele servidor egípcio, de forma que pudesse beneficiá-lo. “O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu” (v.23). Ao ser encarregado de servir aqueles homens, José procurou tornar aquela prisão o lugar mais agradável possível. Dia após dia os servia com singeleza de coração e os motivava a confiar de que o sofrimento deles não duraria para sempre. Ao vê-los tristes, logo se compadeceu e procurou despertar-lhes a lembrança de sua sincera amizade.

José aprenderia na prisão outra lição importante. Nem sempre o bem que fazemos a alguém produz gratidão. Por vezes, não há retorno. Fazer o bem com sinceridade de coração deve ser simplesmente o resultado do amor de Deus em nossa vida. Pessoas decepcionam pessoas. Mas Deus jamais nos decepciona! Alguém pode até ser ingrato conosco, mas as recompensas do Senhor são infinitamente maiores e melhores do que qualquer favor humano. Aquele episódio pode ter decepcionado o coração de José, mas Deus logo provaria a Sua benignidade para com ele.

Alguém já lhe decepcionou? Você já decepcionou alguém? Creio que a nossa resposta seja unânime para ambas as perguntas: Sim. Que o Espírito Santo nos conceda a paciência em esperar no Senhor e que nos dê um coração sempre disposto a responder com gratidão àqueles que nos fazem bem, e aos que nos fazem mal também, pois através deles podemos avançar no exercício do perdão e do amor.

Bom dia, servos de Deus!

Desafio do dia: Nos próximos três dias, a partir de hoje, ore por alguém que tenha te decepcionado e, se possível, ao terceiro dia revele que estava orando por ele. “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm.12:18).

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Gênesis40 #RPSP

Comentários em áudio:
https://www.youtube.com/user/nanayuri100
https://www.youtube.com/channel/UCzzqtmGdF4UqBopc6CRiqLA


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: