Reavivados por Sua Palavra


GÊNESIS 29 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
10 de novembro de 2018, 0:05
Filed under: Sem categoria

826 palavras

11 chorar bem alto. De alegria. Bíblia de Estudo NVI Vida.

13 A apressada recepção de Labão é similar a 24:29. Talvez ele esperasse encontrar outro rico representante da família de Abraão, pronto a pagar um significante preço pela noiva. Contudo, ele apenas encontrou um jovem fugitivo. Não é claro se Jacó contou ao seu tio a história completa de sua saída da casa de seus pais (Andrews Study Bible).

16 Lia […] Raquel. Os nomes significam “vaca” e “ovelha” respectivamente, o que nao distoa de uma familia que criava gado. Biblia de Estudo NVI Vida.

17 Lia tinha os olhos bacos, porem Raquel era formosa de porte e de semblante. ARA. Lia tinha olhos meigos, mas Raquel era bonita e atraente. NVI. Lia tinha olhos fracos [de weak, que também pode significar fragil, doentio, vulnerável] e personalidade apagada, enquanto Raquel tinha belas formas e personalidade vibrante. Clear Word.

olhos meigos (NVI; ARA: baços). A palavra heb. rak, traduzida [tb] como “tenros”, geralmente tem sido entendida como se significasse “fracos” ou “baços”. Desde que a LXX [Septuaginta] empregou essa traducao, muitos comentaristas e tradutores a tem seguido. A palavra rak também significa “delicados” e “meigos” (NTLH e NVI), “ternos” (BJ) e “lisonjeiros”. Assim, pode ser que os olhos dela tinham uma aparência precisamente oposta a da tradução adotada pelos comentaristas mencionados. Contudo, o fato de Jacó não se atraído por Lia tende a indicar um contraste entre as duas irmãs, o que não se evidencia com a segunda opção de tradução. Talvez os olhos de Lia, bem como sua personalidade, não tivessem o brilho e o vívido calor que o oriental admira. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 398.

18-20 O amor de Jacó por Raquel fez os sete anos passarem rapidamente. O salário de um trabalhador durante o período da Antigo Babilônia era apenas um shekel/siclo por mês, e a oferta de Jacó era de, aproximadamente, 84 shekels (12 shekels x 7 anos). Mesmo em casamentos forçados centenas de anos após, o preço da noiva para uma mulher violada era de 50 shekels (Deut. 22:29). Portanto, a oferta de Jacó era generosa (Andrews Study Bible).

Que toque de poesia, tanto do velho mundo quanto do novo, nas palavras do versículo 20! Quando o amor é soberano, o tempo é curtíssimo, o trabalho nunca é pesado, a distância nunca é longa; não há sacrifício impossível! Ah, se amássemos o Senhor assim de modo que os fardos da vida pudessem parecer leves e durar apenas um instante, tanto para um trabalho missionário que passasse longos anos no campo como para um inválido condenado a uma vida de dor! (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

23 Do mesmo modo como Jacó tinha-se passado por Esaú num momento sério, também Labão persuadiu Lia a se passar por Raquel, num instante não menos significativo (Bíblia Shedd).

quando a noite chegou […] Jacó deitou-se com ela. A escuridão ou talvez um véu (v. 24.65) pode ter ocultado a identidade de Lia. Bíblia de Estudo NVI Vida.

25 me enganou. Chegara a vez de Jacó, o enganador – como denunciavam seu nome (v. nota textual NVI em 25.26 [Jacó significa ele agarra o calcanhar ou ele age traiçoeiramente; também em 27.36]) e seu comportamento (v. 27.36) -, ser também enganado. Aquele que empregara todos os meios para granjear os benefícios do primogênito teve de receber, a contragosto, a primogênita (v. 16, 26). Bíblia de Estudo NVI Vida.

27 Decorrida a semana, refere-se ao período da festa do casamento que, usualmente, durava por sete dias (cf Jz 14.12). […] A … lei mosaica proíbe o casamento, ao mesmo tempo, com duas irmãs (Lv 18.18) (Bíblia Shedd).

28 e Labão lhe deu sua filha. Antes de Jacó trabalhar mais sete anos (cf v. 30). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O casamento de Raquel aconteceu como um anticlímax, particularmente considerando que não é mencionada nenhuma festa de casamento. A preferência de Jacó por Raquel (v. 30) é a semente de muita luta familiar. Nas descrições das dificuldades familiares nos capítulos seguintes, o autor de Gênesis demonstra os inevitáveis resultados da poligamia (Andrews Study Bible).

31-35 Lia, embora não fosse amada, veio a ser mãe dos quatro primeiros filhos de Jacó, incluindo Levi (responsável pela linha sacerdotal arônica) e Judá (ancestral de Davi, da linhagem real e, por fim, de Jesus). Bíblia de Estudo NVI Vida.

31 Desprezada. (lit “odiada”) deve ser compreendido em sentido relativo, isto é, comparando-se com a intensidade do amor que dotava a Raquel (cf Ml 1.3 e Lc 14.26). Freqüentemente se verifica o fato que, mediante a providência divina, àqueles que têm falta de certos predicados sobejam, relativamente, outros que, não raro, lhes compensam aquela falta (Bíblia Shedd).

32 Os nomes dos filhos de Jacó provêm de sentimentos que lhes ficavam associados por ocasião do nascimento. De Lia, RúbenEis um filho! “O Senhor atentou para minha aflição” (Bíblia Shedd).

33 Simeão – Ouvindo. “Soube o Senhor que eu era preterida” (heb shamai – que eu sou odiada) (Bíblia Shedd).

34 Levi – Unido. “Desta vez se unirá mais a mim meu marido” (heb hillaweh) (Bíblia Shedd).

35 Judá – Possa Deus ser louvado. “Esta vez louvarei ao Senhor” (heb ‘odeh) (Bíblia Shedd).


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: