Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 3, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
23 de setembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Mas, quando Eu falar contigo, darei que fale a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus: Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir deixe; porque são casa rebelde” (v.27).


Você já percebeu que o chamado do SENHOR não é para pessoas eloquentes e autossuficientes? Moisés era pesado de língua (Êxodo 4:10). Samuel era apenas um menino (1Samuel 2:18). Davi era muito jovem (1Samuel 17:33). Salomão não sabia o que fazer (1Reis 3:7). E o significado do nome de Ezequiel diz muito, não somente sobre o fato de Deus fortalecê-lo, mas também da sua grande necessidade em receber forças. Se Jeremias tornou-se conhecido como o “profeta chorão”, podemos chamar Ezequiel de o “profeta aflito”. O capítulo de hoje traz mais três registros em que o Espírito Santo precisou levantar Ezequiel (v. 12, 14 e 24).
 
E a visão que iniciou semelhante à visão de João em Apocalipse capítulo quatro, segue uma sequência que se assemelha à visão de Apocalipse dez. Como João, Ezequiel também come um livro e sente em seu paladar o gosto adocicado do mel. Apesar de não relatar o amargor de estômago relatado por João, o profeta é tomado pela amargura: “eu fui amargurado na excitação do meu espírito” (v.14). E, durante sete dias, assentou-se, atônito, no meio dos exilados (v.15).
 
O diferencial na vida de Ezequiel e de todos os que são chamados por Deus como Seus cooperadores, está em permitir a atuação divina. Todo aquele que abre o coração para Deus, “mete no coração todas as [Suas] palavras” (v.10) para que possa ouvi-las e segui-las. Ele não se acha especial, acima dos outros, mas um instrumento de Deus a favor do próximo. A palavra que define o seu viver diário é: ENTREGA. Então, o Espírito Santo levanta, fortalece e dá a entender os propósitos divinos.
 
A verdadeira compreensão da Palavra do SENHOR, eis a bússola que guia o povo de Deus na jornada rumo ao Lar. Já o estudo presunçoso e orgulhoso das Escrituras tem levado milhares a uma falsa adoração. Não há espaço para as revelações do Espírito Santo em corações obstinados a seguir suas próprias conclusões precipitadas. O ASSIM DIZ O SENHOR só é revelado, e só promove transformação, nos corações que estão dispostos a submeter-se à vontade do Pai, assim como fez Jesus; que reconhecem que sem a esclarecedora voz do Espírito é impossível ouvir a voz de Deus e conhecer-Lhe o caráter imaculado.
 
Durante sete dias, Ezequiel permaneceu atônito diante de tudo o que viu e ouviu. Durante sete dias, Noé e sua família ficaram dentro da arca até que viesse o dilúvio. Durante sete dias, o povo de Israel marchou em volta de Jericó. Resultado? Ezequiel: atalaia do SENHOR. Noé e sua família: salvos do dilúvio. Israel: vitoriosos pela mão do SENHOR.
 
Por vezes, os “sete dias” de angústia em nossa vida dura muito mais. Por vezes, pensamos que nunca poderemos fazer algo que faça a diferença. Porém, diante de Deus, na mais humilde alma há o mais genuíno poder: a atuação do Espírito Santo.
 
A grande prova final se aproxima. É preciso preparar-se como nunca antes para resisti-la. E os que não aproveitaram as oportunidades, com adormecida consciência da morte iminente, trocarão com facilidade a verdade pelo erro para desfrutar de uma falsa segurança que os levará a confiar no primeiro engano: “Certamente, não morrereis” (Gênesis 3:4). É nosso dever, como atalaias da igreja do Deus vivo, dizer a estes, em alto e bom som: “Certamente morrerás” (v.18). A mudez temporária de Ezequiel revela o modo como Deus prepara os Seus mensageiros, como as Suas mensagens também têm um tempo certo de cumprimento. E o tempo em que vivemos requer que falemos em tom emergencial, ainda que nem todos nos deem ouvidos (v.27).
 
Portanto, amado:
Que o Espírito te levante e te faça ouvir (v.12).
Que o Espírito te levante e te leve para onde deves ir (v.14).
Que o Espírito te levante e te instrua acerca do que você deve fazer (v.24).
 
“Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30:21).
 
Feliz sábado, guiados pelo Espírito!
 
Desafio do dia: Experimente falar menos e ouvir mais. Desfrute do santo sábado do SENHOR ouvindo melhor a Sua voz.
 
Rosana Garcia Barros
 
#PrimeiroDeus #Ezequiel3 #RPSP
 
Deixe seu comentário:

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: