Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 1, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
21 de setembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR” (v. 3).


Levado cativo para Babilônia, Ezequiel recebeu uma missão especial dentro do exílio. Considerando a interpretação de que o “trigésimo ano” (v. 1) relatado por Ezequiel refere-se à sua idade quando recebeu o chamado, a inauguração de seu sacerdócio foi confirmada de uma forma inquestionável e surpreendente. Perante uma visão estonteante e muito difícil de se descrever em palavras, o profeta viu uma das visões mais enigmáticas das Escrituras. As expressões “à semelhança” e “eram como se”, revelam a grandeza das cenas que passavam diante de seus olhos.

Apesar das semelhanças com a visão dada a João (Apocalipse 4:1-8), a visão dada a Ezequiel contém informações adicionais e que ainda não se tem precisão exata quanto aos significados. É claro que, como nas parábolas, o que o profeta contemplou não significa que existem aqueles seres tal qual foi relatado, mas que se tratam de símbolos com o objetivo principal de transmitir ao profeta que, apesar do exílio e dos anos de sofrimento que Seu povo teria de passar, Deus estava no controle de tudo. Assim como Jeremias bem confirmou: “Tu, SENHOR, reinas eternamente, o Teu trono subsiste de geração em geração” (Lm. 5:19), Ezequiel teve um vislumbre deste trono.

Note que toda aquela visão sobrenatural foi descrita pelo profeta com a maior riqueza de detalhes possível. Mas, no final dela, ao perceber que estava diante da “aparência da glória do SENHOR”, caiu com o rosto em terra (v. 28). O vislumbre da glória de Deus lhe provocou o sentimento de profunda reverência. Diante dele estava o SENHOR do universo.

Confuso ou não, entendendo os detalhes da visão ou não, o fato é que Ezequiel teve “visões de Deus” (v. 1) e que, com a mesma velocidade dos seres viventes “à semelhança de relâmpagos” (v. 14), e com a mesma perfeição com que acompanhavam os movimentos das quatro rodas, o SENHOR derramaria os Seus juízos sobre Israel e sobre as demais nações de forma rápida e precisa.

Sentado no trono da eternidade está o mesmo Deus que, após o dilúvio, colocou no céu o símbolo de Sua aliança eterna com o homem e com os animais (Gênesis 9:8-13). Este símbolo foi visto ao redor do trono, e não somente por Ezequiel, mas também por João (Ap. 4:3), confirmando a justiça e a fidelidade do SENHOR. E, por mais que julguemos demorado o cumprimento da última promessa, ela não tarda, mas o SENHOR “é longânimo… não querendo que ninguém pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (II Pedro 3:9).

Deus tem um chamado para cada filho Seu nestes últimos dias. Temos a sagrada missão de sermos testemunhas de Jesus e anunciar ao mundo a Sua breve volta. O povo do advento é representado por um anjo que voa “pelo meio do céu” e que prega “um evangelho eterno” “a cada nação, e tribo, e língua, e povo”,  “em grande voz” (Ap. 14:6, 7). Ou seja, a mensagem é URGENTE, é ETERNA, é MUNDIAL e deve ser PROCLAMADA COM CLAREZA! Como Ezequiel, aceite agora o chamado de Deus e “ide” (Mateus 28:19)! Prostre-se, hoje, diante do SENHOR do trono e muito em breve estarás diante da glória do trono do SENHOR!

Bom dia, testemunhas de Jesus!

Desafio do dia: Como Ezequiel foi surpreendido, surpreenda alguém hoje. Seja um instrumento de Deus na vida de alguém. Pequenos gestos podem resultar em grandes mudanças.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Ezequiel1
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: